08 Outubro 2024 | Yuri Codogno e Gabryella Garcia
Com o tema "conectando o cinema ao futuro", Expocine 2024 dá início às suas atividades; confira a cobertura na íntegra
"Declaro aberto às negociações da Expocine neste ano de 2024", comemorou Marcelo Lima, CEO do maior evento cinematográfico da América Latina
Compartilhe:
A Expocine 2024 deu seu pontapé inicial hoje (8), com a cerimônia de abertura enaltecendo o tema deste ano: “Conectando o cinema ao futuro”. A 11ª edição do maior evento cinematográfico da América Latina reunirá importantes profissionais de diversos elos do setor para a apreciação de painéis, line-ups de distribuidoras e oficinas, além da realização da tradicional feira de negócios.
Enquanto a apresentação das distribuidoras e as oficinas serão no Cine Marquise, a feira e os painéis acontecem no Hotel Renaissance, ambos no centro expandido da cidade de São Paulo e separados por apenas um quarteirão. O evento irá até a próxima sexta-feira (11), com a cerimônia de encerramento entregando os troféus aos homenageados de produção (Filmes de Plásticos), distribuição (Downtown Filmes e Paris FIlmes) e de exibição (Cine Roxy).
Antes da abertura oficial do evento, porém, aconteceu a segunda edição do Expocine Decupa. A atividade consiste em apresentar os detalhes e rotina da atuação profissional em diversos segmentos do audiovisual, esclarecendo e ampliando os campos de possibilidades dentro do setor. Para esse ano, o filme escolhido foi Arca de Noé (Imagem Filmes), que teve seu desenvolvimento destrinchado para que estudantes e profissionais pudessem entender um pouco mais sobre o assunto. Após isso, o longa foi exibido na íntegra no Cine Marquise.
Para a atual edição da Expocine, foram confirmados mais de 50 painelistas, 30+ horas de conteúdos, a feira de negócios com mais de 60 marcas, desta vez ocupando dois pisos no Hotel Renaissance, a apresentação de 14 distribuidoras e a exibição na íntegra de quatro filmes inéditos. Todas as distribuidoras se apresentarão na Sala Barco, no Cine Marquise, e são: H2O Films, Kolbe Arte, Paris Filmes, Elo Studios, Imagem FIlmes, O2 Play, Sony, Clube Filmes, Diamond Films, Disney, Vitrine Filmes & Manequim Filmes, Warner e Universal.
As exibições dos longa-metragens, por sua vez, acontecerão logo após a apresentação de suas respectivas distribuidoras: Caindo na Real (Elo Studios), Arca de Noé (Imagem Filmes), MMA - Meu Melhor Amigo (Disney) e O Aprendiz (Diamond Films).
Parceiros importantes da Expocine, a Ancine e a Spcine também terão importantes participações durante todo o evento, com cada uma comandando um dos painéis, espaço próprio no Hotel Renaissance com foco no estreitamento de relações e também batizando duas das salas em que ocorrem as atividades. Enquanto a Sala Ancine é no Cine Marquise e sediará as oficinas, a Sala Spcine é no Hotel Renaissance e hospeda todos os painéis do evento.
A Spcine, aliás, foi representada pelo superintendente de inovação e políticas do audiovisual, Leandro Pardi, que ressaltou: “A Spcine é a empresa que rege e fomenta o setor audiovisual na cidade de São Paulo. Existe desde 2016 e, desde o primeiro ano, apoia a Expocine, justamente por entender que espaços de troca são fundamentais para nossa existência como setor. Quero agradecer a presença de todos e a Expocine pela possibilidade dessas trocas e dizer que estamos a cada ano apoiando mais de 60 eventos. E a ideia é sempre crescer mais e apoiar mais”.
Para fechar a cerimônia de abertura, Marcelo Lima, CEO da Tonks, empresa responsável pela Expocine, disse que a atual edição do evento bateu recorde de patrocinadores, de expositores e do número de distribuidoras interessadas em se apresentar na Expocine. Além disso, ressaltou a força do cinema nacional na Expocine 2024, com uma presença massiva de lançamentos brasileiros que chegarão às telonas nos próximos meses.
“Esse ano não medimos esforços, começamos nosso trabalho desde a primeira segunda-feira após o término da Expocine 2023. A feira de negócios está com diversas opções. Conseguimos trazer grandes empresas de alimentos e bebidas e logicamente todas nossas opções da área de tecnologia, programa de aluguel, sistema de som, telas e todas outras empresas que atendem seus cinemas”, disse o CEO.
O executivo aproveitou para lembrar que a Expocine é um evento de negócios, não de entretenimento. Por essa razão, todos os conteúdos apresentados na Sala Barco são estritamente confidenciais. Desta forma, é proibido tecer qualquer tipo de comentário ou crítica em redes sociais, blogs ou afins sobre os filmes apresentados, visto que tais declarações atrapalham a distribuição dos filmes que, por sua vez, afeta diretamente as vendas futuras que os cinemas farão.
Veículos como o próprio Portal Exibidor, Filme B e Variety, que esse ano está levando os conteúdos da Expocine para o exterior, também entram nesse crivo, podendo somente citar o nome do filme, a data de estreia (quando disponível) e elementos da campanha que não apresentam nenhuma informação sobre o conteúdo de cada filme.
Por fim, Marcelo encerrou a cerimônia de abertura recitando um mantra da Expocine: “E é isso gente.. acabou. Quer dizer.. está começando. E declaro aberto às negociações da Expocine neste ano de 2024”.
A programação completa da Expocine você confere aqui.
Essa matéria ficará em constante atualização até o fim do evento, com links para as reportagens sobre cada um dos painéis e apresentação das distribuidoras.
Dia 1
Distribuidora
Dia 2: Início do conteúdo dos painelistas e mais apresentações das distribuidoras
O segundo dia da Expocine marcou a estreia dos painéis e também a continuidade da apresentação das distribuidoras. Enquantos os especialistas debateram propriedades intelectuais, formação do público na infância, digitalização do parque exibidor, benefícios de coproduções internacionais, o futuro do audiovisual no Brasil e a importância de políticas públicas para todos os elos do setor, as distribuidoras apresentaram seus line-ups para os próximos meses e também para 2025. Kolbe Arte, Paris Filmes, Elo Studios, além da Imagem Filmes que exibiu Arca de Noé na íntegra, foram as participantes do dia.
Distribuidoras
Painéis:
- - Conectando o cinema ao futuro
- - Ancine: Perspectivas e desafios da produção, distribuição e exibição cinematográfica
- - Bravi: Fronteiras Cinematográficas
- - Formação de público desde a infância
- - 10 anos da digitalização do parque exibidor
- - Propriedade intelectual
Dia 3: Terceiro dia da Expocine traz painel com secretária do MinC, exibição de filmes e muito mais
Mais um dia cheio de Expocine! Seis painéis agitaram o dia e debateram temas de extrema relevância para o atual momento da indústria audiovisual. Cinema sustentável, a força de cinebiografias, Circuito Spcine, incentivo federal às produções audiovisuais, locação de projetores e particularidades do gênero true crime levaram o público presente a importantes reflexões acerca do atual momento. As distribuidoras O2 Play, Sony, Clube Filmes, Diamond Films e Disney também apresentaram seus line-ups para o biênio de 2024 e 2025 e, além disso, a Disney exibiu em primeira mão o filme nacional MMA - Meu Melhor Amigo, protagonizado por Marcos Mion.
Distribuidoras
- - O2 Play
- - Sony
- - Disney
Painéis
Dia 4: Encerramento da Expocine, últimas apresentações, discussões relevantes e muito mais!
A Expocine 2024 chegou ao fim, mas não antes de prestigiar os credenciados com os últimos painéis desta edição e apresentações das distribuidoras Vitrine Filmes, Manequim Filmes, Universal e Warner. Os dois últimos painéis falaram sobre redes sociais e a experiência do público cinéfilo nas salas escuras. Na parte da manhã a Diamond exibiu o longa O Aprendiz e, no fim do dia, houve a cerimônia de encerramento e a entrega dos troféus para os homenageados em produção, distribuição e exibição.
Distribuidoras
Painéis
Cerimônia de encerramento
Compartilhe: