Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine 2024

10 Outubro 2024 | Gabryella Garcia

Vivendo um 2024 espetacular, Disney apresenta suas principais apostas para 2024-25

"Moana 2", "Branca de Neve" e "Mufasa: O Rei Leão" são algumas das principais apostas da Disney para os próximos meses

Compartilhe:

(Foto: Fabiano Battaglin)

A Disney foi a distribuidora que encerrou o terceiro dia de apresentações da Expocine 2024 e, sem dúvidas, não faltam motivos para sorrir. A empresa é responsável pela maior bilheteria da história do cinema brasileiro, com Divertida Mente 2, e também possui três dos cinco maiores públicos do Brasil neste ano. Mas, mesmo com os excelentes resultados, a distribuidora quer mais e apresentou um line-up de peso com filmes que prometem fazer bastante sucesso.

Publicidade fechar X

A abertura da apresentação foi feita por Thiago Pelli, gerente de distribuição da Disney no Brasil, que enalteceu os excelentes resultados. "Esse já é o 2º maior ano da história de uma distribuidora e 2024 ainda nem acabou. Até o momento fica atrás apenas do desempenho da própria Disney em 2019. A gente não previa isso e no começo do ano não esperava que chegaríamos em outubro com esses números", destacou.

Algumas outras produções que ajudaram a Disney alcançar esse resultado surpreendente foram citadas pelo executivo. Wish: O Poder dos Desejos, por exemplo, se tornou a maior animação de janeiro em todos os tempos e no Brasil, especificamente, o longa teve o 5º melhor desempenho entre todos os mercados do mundo. Nosso Lar 2: Os Mensageiros se tornou a maior bilheteria nacional da história da Disney com seus 1,61 milhão de ingressos vendidos, enquanto Deadpool & Wolverine também fez bonito ao se tornar a maior arrecadação de todos os tempos para um filme R-Rated/18+ e a 4ª maior arrecadação da Marvel na história.

A cereja do bolo, é claro, foi Divertida Mente 2. O filme que vendeu mais de 22 milhões de ingressos no Brasil e conseguiu uma renda de R$ 439 milhões definitivamente fez história. "Isso mostra que através de um trabalho bem feito e com esforços podemos ir além. Com ‘Divertida Mente’, nós construímos o impossível ao superar ‘Vingadores: Ultimato’, e o Brasil foi o 2º maior mercado internacional do filme, algo que também era impossível. Mas o melhor ainda está por vir e o mercado nos mostra isso", afirmou Pelli.

Na sequência, Renato Sica, diretor de marketing , seguiu com a apresentação para mostrar os novos títulos ao público. Os primeiros filmes foram possivelmente algumas das maiores apostas dos próprios estúdios da Disney, como a Walt Disney Animation Studios (com foco em animações) e Walt Disney Pictures (live-actions). O primeiro a chegar aos cinemas é Moana 2, em 28 de novembro. "O filme está maravilhoso e, quando chegar aos cinemas, se preparem porque vai ser uma bomba. Também temos o apoio de diversas marcas do varejo para ajudar na divulgação", disse o executivo.

Apenas algumas semanas depois é a vez de Mufasa: O Rei Leão fazer sua estreia em 19 de dezembro. O live-action que conta a história de como o pai de Simba se tornou rei também é uma grande aposta e, nas palavras de Sica, "esse filme vai ser incrível". Os últimos filmes dos estúdios Disney a serem apresentados foram Branca de Neve, que tem Rachel Zegler no papel principal e será lançado em 20 de março, e Lilo & Stitch, que ainda não tem data definida.

A parte seguinte da apresentação foi dedicada a dois lançamentos da Marvel. Thunderbolts* chega aos cinemas no dia 1º de maio de 2025, enquanto Capitão América: Admirável Mundo Novo fará sua estreia um pouco mais cedo, em 13 de fevereiro.

Fazendo uma divisão por estúdios, Sica ainda apresentou Operação Vingança, da 20th Century Fox, que está programado para entrar em cartaz no dia 10 de abril, e duas produções da Searchlight Pictures, que comemora 30 anos em 2025. A primeira é A Verdadeira Dor, que recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival Sundance de Cinema e estreia em 23 de janeiro, e a outra é Um Completo Desconhecido, que tem Timothée Chalamet dando vida a Bob Dylan no filme que chegará aos cinemas em fevereiro.

Por fim, foram apresentadas três produções nacionais da Star Original Productions. Nas próximas semanas, A Vilã das Nove fará sua estreia, em 31 de outubro, e a Disney ainda mostrou outras duas apostas para o público presente. A primeira foi 100 dias, que é dirigido por Carlos Saldanha e conta a história de quando o navegador brasileiro Amyr Klink se tornou a primeira pessoa a atravessar o oceano Atlântico em um barco a remo, e outra produção foi MMA - Meu Melhor Amigo, que tem estreia marcada para 16 de janeiro.

O protagonista Marcos Mion, inclusive, esteve presente na apresentação e pediu colaboração dos exibidores para colocarem o filme em cartaz, e também revelou que pretende fazer ao menos mais um filme por ano a partir de agora. MMA, vale destacar, foi o primeiro longa do ator e apresentador. "Isso não é uma aventura, é o início de uma sequência e já estou com mais dois projetos engatilhados. Eu sabia que quando fizesse meu primeiro filme não ia mais parar", disse Mion.

Antes da apresentação da Disney, aliás, a Dolby também fez uma breve apresentação para destacar alguns de seus produtos. Eduardo Stefanini, coordenador comercial da Dolby, destacou que o amplificador digital da empresa consegue uma economia de 85% em relação a um amplificador analógico, e também revelou que desde a última Expocine a Dolby atendeu mais de 150 salas no Brasil para a instalação de seu servidor acoplado com projetor de cinema.

Na sequência, e para encerrar, Luciano Taffetani, gerente de vendas sênior e parcerias para cinema da Dolby América Latina afirmou que Dolby Vision e Dolby Atmos "revolucionaram a experiência do cinema", e também revelou que a partir de 2025 o Cine Araújo será o primeiro complexo brasileiro onde todas as salas contarão com a tecnologia Atmos.

Compartilhe:

  • 0 medalha