10 Outubro 2024 | Ana Paula Pappa
Modelo de Cinema Rental é solução para ajudar na sustentação financeira das salas de exibição, apontam especialistas
O modelo de negócio proporciona previsibilidade, manutenção de qualidade e expansão do cinema no Brasil
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O mercado de exibição cinematográfica no Brasil tem passado por transformações nos últimos anos, especialmente com a introdução do Cinema Rental, um modelo de locação de projetores que está mudando a dinâmica do setor. Durante um debate mediado por Marcos Oliveira, sócio-diretor da Leverá Conteúdo e Negócios, especialistas e executivos discutiram os desafios e vantagens dessa modalidade inovadora que tem ajudado a fortalecer a indústria e expandir o acesso ao cinema no país.
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Participaram do painel Cinema Rental: locação de projetores revoluciona o mercado e impulsiona exibidores: Marcos Araújo, diretor do Cine Araújo; Luis Ciocler, CEO da Centauro Cinema; Michael Gilliam, CEO da OrionPC; Ricardo Laporta, representante de vendas e marketing da Christie; e Rogério Silveira Jr., CMO da OrionPC.
Marcos Araújo, que já está há quase 50 anos no mercado com um dos maiores parques exibidores do país, comentou que aguardava há muito tempo por esse modelo de negócio. Segundo ele, a locação de projetores trouxe uma solução prática para equilibrar qualidade e custos. “Segurar o público nas salas e, ao mesmo tempo, fechar as contas no fim do mês é um dos maiores desafios da nossa indústria. Com esse modelo, conseguimos manter a excelência”, afirmou.
Ricardo Laporta destacou que a implementação do Cinema Rental foi uma sorte em um momento em que o mercado ainda não havia se recuperado totalmente. “Sabemos que a qualidade da imagem é um fator determinante para garantir uma boa experiência de cinema. A parceria com a OrionPC foi fundamental para oferecer equipamentos de altíssima qualidade, proporcionando uma experiência superior para todas as telas”, disse.
A manutenção desses equipamentos é outro ponto crucial. Luis Ciocler, responsável pela instalação e manutenção dos projetores, ressaltou a importância de um serviço preventivo capaz de manter o funcionamento das salas com o máximo de eficiência: “Contamos com uma plataforma interligada aos sensores dos projetores, que nos permite identificar e solucionar problemas rapidamente, sempre com transparência junto à Christie”. A Centauro ainda oferece suporte completo aos exibidores, garantindo a melhor experiência possível para o público.
Rogério Silveira Jr., da OrionPC, mencionou o benefício financeiro que o modelo de locação traz para os exibidores. Ao alugar um projetor, as empresas podem destinar recursos a outras frentes e, ao mesmo tempo, comunicar ao público a melhoria na qualidade das projeções. Ele destacou que o Cinema Rental também facilita a capilaridade do mercado, permitindo que pequenos exibidores se digitalizem sem os altos custos de compra de novos equipamentos e tendo total suporte de manutenção.
Michael Giliam, por sua vez, acrescentou que, após um ano e meio de operação, o modelo já atende os maiores exibidores do país. Segundo ele, o aluguel de projetores se mostra mais vantajoso do que a compra, não apenas pelo custo menor, mas pela previsibilidade oferecida. “A locação não é só uma solução financeira, mas uma aquisição inteligente, já que o cliente pode adquirir o projetor ao final do contrato de 96 meses”, explicou. Ele comparou os custos, mostrando que a compra financiada de um projetor pode custar até R$ 608 mil, enquanto a locação totaliza R$ 516 mil ao longo do contrato, além de possibilitar abatimentos fiscais.
A previsibilidade é um dos pilares do modelo. O contrato de locação é fixado em dólar, sem variação cambial, sendo ajustado apenas pelo IPCA, conforme prática do mercado. Giliam ainda mencionou que a OrionPC se encarrega de obter isenções fiscais por meio do RECINE, acelerando a ativação dos equipamentos para os exibidores.
Um dos desafios do mercado, no geral, segundo Marcos Araújo, é expandir o acesso a cidades menores. Ele ressaltou que projetores mais antigos, agora disponíveis a preços mais baixos, podem ser uma solução para exibidores iniciantes em cidades menores. “O modelo ajuda a indústria como um todo, oferecendo condições viáveis para quem está começando, contribuindo para o crescimento do número de salas de cinema no Brasil”, disse.
Por fim, Michael Gilliam destacou que o maior desafio do Cinema Rental no Brasil foi a mudança de mentalidade. “Nós, brasileiros, temos o costume de querer possuir um bem. Foi preciso mostrar, com números, que alugar um projetor pode ser mais vantajoso. Aos poucos, essa visão está mudando e os resultados têm sido muito positivos”, concluiu.
O Cinema Rental, ainda recente no mercado brasileiro, está se consolidando como uma solução eficiente e estratégica, trazendo benefícios tanto para grandes exibidores quanto para os pequenos, com potencial de expandir o cinema a novas regiões do país e fortalecer a indústria como um todo.
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