Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Expocine23

03 Outubro 2023 | Gabryella Garcia

Expocine23 dá o pontapé inicial em encontro que visa pensar no futuro do mercado audiovisual; confira nossa cobertura completa

O maior encontro do mercado de cinema da América Latina acontece até o dia 6 de outubro e irá reunir todos os elos do setor audiovisual para discutir caminhos para o futuro

Compartilhe:

(Foto: Mariana Pekin)

No início da noite desta terça-feira (3), aconteceu a cerimônia de abertura da 10ª edição da Expocine, o maior encontro do mercado de cinema da América Latina. Reunindo produtores, distribuidores e exibidores, a convenção acontece exclusivamente no formato presencial e busca pavimentar os caminhos para o futuro do audiovisual. Além das apresentações das distribuidoras, exibições de filmes, painéis com as novidades do mercado e oficinas, que acontecem no Cine Marquise, também haverá a tradicional feira de negócios no Hotel Renaissance.

Publicidade fechar X

O evento irá acontecer até o dia 6 de outubro e seu conteúdo irá passar por todos os elos do setor, discutindo os temas mais pertinentes da indústria, trazendo as apostas dos estúdios para os cinemas e as maiores novidades em produtos e serviços para o desenvolvimento do mercado.

Nesta edição, serão mais de 60 marcas em estandes e mesas, além de 17 painéis e palestras, seis oficinas como temas de relevância para o setor, nove palestrantes de países da América Latina, Europa e Estados Unidos e a participação de 11 distribuidoras nacionais e internacionais.

A cerimônia de abertura foi apresentada pela atriz, locutora e cerimonialista Patrícia Ferrer, que deu justamente o tom do que se pretende nesta edição: discutir os caminhos da indústria para o futuro do audiovisual em um momento em que se busca uma retomada e valorização do cinema através de conexão, trocas de ideias e aprendizados sobre o mercado para que o futuro do audiovisual seja pensado.

"A Expocine começou como um evento para expositores, exibidores e distribuidoras, mas com o passar dos anos foi agregando outros atores envolvidos nesta indústria gigante que é o audiovisual e hoje estamos estabelecidos e reconhecidos no mercado. Chegamos na 10ª edição, na nossa adolescência, com o desafio de elevar cada vez mais nosso patamar. Estamos reunidos de hoje até sexta-feira para trocarmos ideias e aprendermos mais sobre as novidades do mercado e pensarmos no futuro do nosso setor", destacou a atriz.

A cerimônia também contou com a presenças e falas de grandes lideranças do setor, como Juan Zapata, fundador da Zapata Filmes. A Expocine 2023, inclusive, será palco da renovação do acordo de distribuição latino-americano, que objetiva o intercâmbio entre os países da região. Zapata destacou a importância dessa troca em sua fala.

"Acho muito importante esse espaço porque dá foco para a distribuição e não temos cinema se ele não é compartilhado com as pessoas. O cinema acontece quando toca as pessoas, e os governos latino-americanos precisam se conectar com isso. Esse acordo deve se adaptar a um novo momento do mercado de exibição latino-americano, pois mudaram muitas normativas e precisamos encontrar novos caminhos e criar um ecossistema economicamente viável para a exibição latino-americana e dialogar juntos nesse espaço", disse o executivo.

Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine, também esteve presente e destacou a importância dos painéis da Expocine para que sejam refletidos novos caminhos para o audiovisual e políticas de atração de investimentos. "Nesse espaço de encontro e troca entre agentes do setor, podemos manter reflexões sobre políticas de internacionalização, investimentos e atração de investimentos para a cidade de São Paulo. A Spcine olha estrategicamente para esses fatores para a ampliação de emprego e renda na cidade, além de um aquecimento da atividade audiovisual para cada vez mais consolidar nosso setor", apontou Ferreira.

A cerimônia de abertura da 10ª edição da Expocine ainda contou com a participação de Joelma Gonzaga, secretária de audiovisual do Ministério da Cultura. Ela destacou a importância de que todos os setores da cadeia se mantenham interligados para que o setor possa crescer cada vez mais. Além disso, também fez uma reflexão sobre o atual momento do setor, dizendo ser um momento de reconstrução.

"Durante 2023, é impossível não citar o desafio de reconstrução do nosso país. Precisamos falar sobre o parque exibidor brasileiro e a condição de distribuição dos filmes nacionais. Temos que refletir sobre a importância da construção de políticas públicas sólidas que tenham como componentes dessa metodologia a revisitação de políticas implementadas anteriormente e que possam se atualizar e criar novos mecanismos de exibição e distribuição no Brasil", disse a secretária.

Fechando a cerimônia de abertura, Marcelo Lima, CEO do Grupo Tonks e idealizador da Expocine, celebrou a oportunidade de reunir todos os elos da indústria audiovisual em um evento que busque os melhores caminhos para o futuro, além de destacar que serão quatro dias repletos de conteúdos e oportunidades de pensar os desafios e fechar negócios.

"Temos que pensar no futuro e fico muito contente com a quantidade de filmes e conteúdos nacionais, falados em português, das distribuidoras nacionais e internacionais aqui no evento. Também é uma grande surpresa a quantidade de estudantes aqui querendo aprender e isso mostra o potencial que temos na nossa juventude em trazer mais profissionais em todas as áreas, exibição, distribuição e produção. Teremos aqui grandes mentes para discutir nosso mercado nos painéis, então aproveitem os próximos três dias, que terão grandes conteúdos", celebrou o executivo.

Vale ressaltar também que neste primeiro dia de Expocine, alguma horas antes da cerimônia de abertura, houve a primeira edição do Expocine Decupa, em que players do mercado apresentaram o passo-a-passo do desenvolvimento do filme O Sequestro do Voo 375 (Disney) para estudantes e pessoas interessadas em entender um pouco mais sobre o assunto. Após isso, o longa-metragem foi exibido na íntegra na Sala Cinionic. 

A Expocine acontece entre os dias 3 e 6 de outubro com programação dividida entre o Cine Marquise e o Hotel Renaissance, em São Paulo. Essa matéria continuará em atualização até o final do evento, com links para as reportagens sobre cada um dos painéis e apresentação das distribuidoras.

Dia 2: Início do conteúdo dos painelistas e apresentações das distribuidoras

O segundo dia da Expocine marcou a estreia dos painéis e também o início das apresentações das distribuidoras. Enquanto os especialistas debateram arte e economia no audiovisual, políticas públicas para o setor na América Latina, formas de atrair produções estrangeiras para o Brasil e incentivos para as produções, as distribuidoras apresentaram seus line-ups para os próximos meses e também para 2024. Vitrine Filmes e Manequim Filmes, Disney, O2 Play e Sony, além da Downtown Filmes que exibiu Mussum, o Filmis na íntegra, foram as participantes do dia. 

Distribuidoras:

Painéis: 

Dia 3: Terceiro dia da Expocine traz painel com Ancine, exibição de filmes e muito mais

Mais um dia cheio de Expocine! Seis painéis agitaram o dia e debateram temas de extrema relevância para o atual momento da indústria audiovisual. O uso da inteligência artificial, os caminhos do desenvolvimento da indústria, produções de True Crime, diversidade, Importância da legendagem e dublagem e o chamado “burnout do entretenimento” levaram o público presente a importantes reflexões acerca do atual momento. As distribuidoras H2O Films, Kolbe Artes e Diamond Films também apresentaram seus line-ups para o biênio de 2023 e 2024, com destaque para a Diamond, que apresentou 15 lançamentos. Além disso, a Paramount também exibiu o aguardado Assassinos da Lua das Flores e a Diamond exibiu Hypnotic - Ameaça Invisível.

Distribuidoras: 

Painéis: 

Dia 4 - Encerramento da Expocine, últimas apresentações, discussões relevantes e muito mais!

A Expocine 2023 chegou ao fim, mas não antes de prestigiar os credenciados com mais painéis, oficinas e apresentações das distribuidoras Warner e Universal, sendo que a última exibiu na íntegra a animação Trolls 3. Temas como ESG, supervisão musical, internacionalização, tecnologias e finanças foram debatidos por especialistas. E, no fim do dia, houve a cerimônia de encerramento e a entrega dos troféus para os homenageados em produção, distribuição e exibição.

A cobertura completa da cerimônia de encerramento você confere aqui!

Distribuidoras:

Painéis

Compartilhe:

  • 0 medalha