Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / América Latina

29 Setembro 2023 | Renata Vomero

Expocine23 será palco da renovação do acordo de distribuição latino-americano

Iniciativa é encabeçada pela rede Latinópolis e objetiva o intercâmbio entre os países da região

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Esta edição da Expocine será palco para um marco importante para o audiovisual: a renovação do acordo latino-americano de distribuição. Criado em 2008 para promover a integração e intercâmbio de programação das salas de cinema comerciais e de cinema arte de América Latina com o nome de FELCINE, a partir de 2012 a rede passou a se chamar Latinópolis.

Publicidade fechar X

Em 2017 teve a primeira renovação, no marco do Festival de cinema de Viña del Mar, tendo participação presencial de 27 representantes de salas do continente, ate hoje o maior encontro de salas feito.

Diante dos desafios da pandemia e a transformação da indústria, a rede têm se integrado cada vez mais para potencializar o cinema e profissionais latinos da indústria como um todo, tornando este novo encontro uma urgência para estabelecer estratégias para o futuro.

Além da renovação do acordo, na Expocine23 será feita uma reunião privada geral das salas e  entidades que fazem parte desta rede de distribuição, que até hoje já programou mais de 100 filmes desde seu inicio. Um encontro para renovar votos, eleger nova diretoria e estabelecer novas possibilidades de trabalhar e programar em conjunto neste atual contexto de mercado.

Um painel especial marcará este momento simbólico. O encontro “Como internacionalizar filmes em territórios latino-americanos?” acontecerá na sexta-feira (6) às 11h na Sala Spcine e contará com Fabíola Cavalcanti, do MIS-SP; Leonardo Torres, presidente da Red de Salas (Chile), Yuli Rodriguez, produtora da Red de Documentalistas (México) e Juan Zapata, diretor e roteirista da Zapata Filmes e um dos fundadores da Latinópolis.

Compartilhe:

  • 1 medalha