06 Outubro 2023 | Yuri Codogno
Expocine encerra sua 10ª edição homenageando todos os elos da cadeia audiovisual
A Expocine volta para sua próxima edição entre os dias 8 e 11 de outubro de 2024.
Compartilhe:
A Expocine 2023 teve sua cerimônia de encerramento na noite de hoje (6), quando todos os homenageados em produção, distribuição e exibição receberam seus prêmios. Antes, porém, vale ressaltar o sucesso de todos os quatro dias do evento, em que 11 distribuidoras apresentaram seus conteúdos, 17 painéis debateram importantes temas do setor audiovisual e seis oficinas ofereceram conhecimento para os credenciados.
Publicidade fechar X
Lyara Oliveira, diretora-executiva da Spcine, esteve presente na cerimônia de encerramento: “Quero agradecer à organização do evento. É uma alegria mais uma vez estar junto a Expocine e estar aqui junto com tantos parceiros da Spcine. Para nós, é sempre um evento muito especial”.
A primeira homenageada da noite foi Ana Luiza Azevedo, uma das sócias-fundadoras da Casa de Cinema de Porto Alegre, que recebeu o troféu das mãos da Sabrina Wagon, CEO da Elo Studios: “Queria fazer essa homenagem a essa grande mulher que faz cinema”.
Ana agradeceu a homenagem e ressaltou que a Casa de Cinema de Porto Alegre é uma produtora de autores que acredita no trabalho em equipe. “Nossos filmes são todos feitos para serem assistidos, por isso estivemos juntos na luta pela Cota de Tela e regulação do VoD. Respeitamos e preservamos nossa relação com os exibidores, que são nosso principal canal com o público. Em um país que foi feito para receber filmes estrangeiros, é uma honra estar aqui e receber a homenagem da Expocine 2023”, concluiu a gaúcha.
Na sequência, os três distribuidores que completam dez anos em 2023 receberam as homenagens, começando pela Diamond Filmes. Quem entregou o troféu foi Marcos Oliveira, gestor do Consórcio de Exibidores Brasileiros Independentes (Conebi): “Queria ressaltar que a Diamond é uma empresa respeitada e formada por profissionais de grande qualidade”.
Vinícius Pagin, diretor-geral da Diamond, aproveitou o momento para destacar a história da distribuidora: “É muito legal estar aqui nessa posição. Nesse ano também completei dez anos de mercado de cinema. A Diamond tem no seu DNA, desde sua fundação na Argentina, o foco em filmes de qualidade. E de lá para cá foram muitos prêmios e muitos festivais. Estamos muito felizes pelos dez anos e abrindo a porta para os próximos dez anos”.
A H2O Films - através do CEO Sandro Rodrigues - foi outra homenageada e Sérgio Sá Leitão, presidente da LIDE Cultura, entregou o troféu: “De um lado, é um profissional do audiovisual brasileiro que eu tenho uma grande admiração. De outro, é um grande amigo também, então é uma dupla satisfação estar aqui fazendo essa homenagem”.
“Estou muito honrado e extremamente feliz. Quero dar os parabéns para a Expocine pelos dez anos… um marco, todo o time foi incrível. E estou muito otimista com o futuro da H2O, estamos saindo da pandemia e o desafio é levar o cinema brasileiro de novo para o lugar que ele merece”, agradeceu Sandro.
A última homenageada em distribuição foi a O2 Play, que foi representada pelo diretor Igor Kupstas. Entretanto, quem entregou o troféu foi Marcelo Lima, CEO da Tonks, empresa idealizadora da Expocine: “Fiz questão de entregar esse prêmio ao Igor. Eu estava lá na primeira pré-estreia no Espaço Itaú Augusta, com o filme Cidade Cinza, estava super animado e vi o quanto o Igor cresceu. Você merece!”.
Igor subiu ao palco e agradeceu a todos que ajudaram a O2 Play nessa caminhada. “Começando pela Casa de Cultura de Porto Alegre, porque eu vi Ilhas das Flores na escola e mudou a minha vida. E o Sandro e o Vinicius, com esse networking, essa troca de trabalhos. E não existiria a O2 Play sem toda a equipe. Os nossos melhores dias estão por vir”.
E na exibição, o homenageado foi o Cine Casarão de Manaus, representado pelo seu diretor João Fernandes. Marcelo Lima também realizou a entrega desse troféu: “Fiz questão de também entregar esse. Queria entregar esse prêmio para um exibidor que representasse os dez anos da Expocine. E conhecemos o Cine Casarão e toda a imagem dele - toda a luta - representa a Expocine. João, você é um lutador como muitos exibidores e merece esse prêmio”.
Emocionado, João subiu ao palco e aproveitou o momento para agradecer, mas também chamar atenção para o audiovisual na região Norte do país. “Quero agradecer muito ao Marcelo. Talvez eu seja o único do Norte nesse evento. A [inauguração da] sala do Cine Casarão foi bem difícil e que as novas salas de cinema não tenham um caminho árido e tão solitário como o meu. Desde o início, a ideia da sala é promover o cinema nacional e eu decidi resgatar isso. Para que o Norte possa ter políticas públicas, para que todos os dias possamos ver histórias como a minha e de outras pessoas que estão por ai”, concluiu João, que foi ovacionado pela plateia.
Lembrando que que o Portal Exibidor realizou uma entrevista com cada um dos homenageados e você pode conferir aqui:
Por fim, Marcelo Lima retornou ao palco: “Antes de qualquer outro agradecimento, a gente tem que agradecer à equipe Tonks. Sem eles a Expocine não seria possível”. A cobertura completa você confere aqui.
A Expocine volta para sua próxima edição entre os dias 8 e 11 de outubro de 2024.
Compartilhe:
- 0 medalha