06 Outubro 2023 | Ana Paula Pappa
Spcine lança sua agenda de prioridades para o audiovisual e exibe números das ações de 2022
O sucesso da film commission e o lançamento de “Medida Provisória” foram alguns dos destaques
Compartilhe:
No 4º e último dia da Expocine 2023, a diretora-presidente Viviane Ferreira e o coordenador Victor Hugo Pires, ambos da Spcine, apresentaram a Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual, além do balanço das ações da Spcine no ano passado. O painel teve o objetivo de mostrar resultados de investimentos e iniciativas do órgão em 2022 em primeira mão para o público, já que os números ainda serão divulgados nos próximos dias.
Publicidade fechar X
Um dos cases de sucesso foi o filme Medida Provisória (Elo Studios), que alcançou números excepcionais. “Este exemplo mostra que quando temos parcerias com as plataformas para trabalharmos em conjunto, conseguimos fazer um ótimo trabalho”, contou Viviane.
Outro destaque foi o lançamento da Spcine Play, plataforma de streaming que somou mais de 610 mil visualizações e que foi lançada com conteúdos da Mostra Internacional. A instituição está trabalhando para fechar novos parceiros e deve lançar um chamamento inédito para que novos conteúdos integrem sua grade em breve.
Em 2022, também houve a retomada dos cineclubes, que mostraram crescimento e expansão na ocupação de equipamentos públicos, aumentando a difusão cultural na cidade.
A área de formação recebeu bastante investimento e lançou um curso de inglês específico para profissionais do audiovisual. “A área de formação começou pequena e vem crescendo justamente pela própria demanda do setor. Neste ano vamos replicar esta parceria ampliando o número de bolsas do curso”, afirma a Diretora da Spcine.
Ao longo do ano, a entidade patrocinou mais de 30 eventos na cidade de São Paulo, além de perpetuar a atuação da Film Commission, carro-chefe que gerencia todas as gravações que acontecem na capital. A Spcine está o tempo todo conectada com produtoras e emissoras de TV como facilitadora dos processos de filmagens. “Ao mesmo tempo, a nossa atuação ainda serve como termômetro de como o setor audiovisual está avançando. Em 2022, vimos este retorno e já batemos recorde de atendimento”, completa Viviane.
Além do trabalho em São Paulo, a film commission também presta consultoria para outras cidades que queiram se desenvolver neste âmbito, o que mostra o grande potencial desta área e seu desenvolvimento.
O Observatório Spcine é um órgão de inteligência que atua em três frentes: análise de dados internos, análise de dados externos ampliando para o cenário Estadual, Federal e mundial e nas relações institucionais que podem ser estabelecidas para fortalecer as políticas públicas.
Para Victor Hugo, “é importante que tenhamos dados, então estamos cuidando, ampliando e investindo para conseguir acompanhar os próprios dados da Spcine, além de colher dados do setor. O Observatório organiza os fóruns e analisa de perto estes números”, diz.
Durante o painel, foi divulgada a agenda de prioridades da entidade e dentre os principais tópicos estão a criação de um CNAE para a área de games, o curso de inglês para profissionais do audiovisual e a garantia de emprego no Brasil para que estes talentos possam atuar em território nacional e a questão da diversidade trazendo mais indígenas nas obras.
Compartilhe:
- 1 medalha