31 Maio 2023 | Cobertura: Renata Vomero | Texto: Yuri Codogno
Show de Inverno apresenta números de 2023 e Warner celebra centenário com grande line-up
Distribuidora foi a primeira se apresentar no evento que teve início hoje (31)
Compartilhe:
O 14º Show de Inverno teve início hoje (31) em Campos do Jordão e, durante sua apresentação de abertura, realizada pelo Filme B, destacou os números do cinema nacional em 2023. Depois foi a vez da Warner abrir as apresentações das distribuidoras e mostrar ao público o seu line-up para este ano.
Publicidade fechar X
Começando pelo Panorama do Mercado com os números deste ano que os cinemas nacionais tiveram até o dia 23 de maio. O cineasta Paulo Sérgio Almeida foi o responsável por introduzir o assunto, seguido por Rodrigo Saturnino Braga, que recentemente se tornou sócio do Filme B.
Atualmente o Brasil conta com 803 complexos de cinema, número superior aos 782 de 2019, mas a quantidade de salas caiu para 3.350. Em relação aos lançamentos, tivemos 162 até o momento. Foram filmes 64 nacionais e 103 internacionais, sendo que este último está 18% menor do que em 2019.
Ainda comparando com o último ano pré-pandêmico, vale ressaltar que o Brasil já contabiliza 45 milhões de espectadores nesses cinco primeiros meses do ano. Destes, apenas 500 mil são de filmes nacionais, o que representa pouco mais de 1% do público total.
Agora, se formos comparar o público médio dos últimos cinco anos, as notícias são excelentes: entre 2018 e 2022, a média ficou em 80 milhões e, em menos da metade do ano, 2023 já está consideravelmente acima de 50% da média. Novamente o destaque negativo fica com o cinema nacional, visto que, no período citado, é de 11 milhões e, com nossos 500 mil atuais, nada indica que em 2023 chegaremos perto desse número.
Indo para as principais aberturas do ano, nenhuma grande surpresa, visto que os principais blockbusters ocupam o pódio: Velozes e Furioso 10 (Universal) (1,9 milhão), Super Mario (Universal) (1,4 milhão) e Guardiões da Galáxia 3 (Disney) (1,3 milhão). Um dado negativo é que, entre as 100 maiores aberturas, se considerarmos a metade de baixo da tabela, nenhum filme estreou com mais de duas sessões por dia. Isso aponta uma incrível desigualdade entre os lançamentos.
Em relação à taxa de ocupação durante essas aberturas, aí sim tivemos uma grande surpresa: o topo está com Enaldinho e o Mistério da Lagoa (Imagem Filmes), com 40,7%. Em seguida, Velozes e Furiosos, com 36,8%, e Coração de Pai (Kolbi Artes), com 35,7%.
Entre todos os lançamentos do ano, os dez filmes mais vistos até o momento representam 75% de todos os bilhetes comercializados. Mas o número deve baixar como aconteceu ano passado, que finalizou em 60%.
O Filme B também citou Cinemark, Cinépolis, UCI, Kinoplex e Cine Araújo como os exibidores com mais público até agora em 2023. E depois encerrou dizendo que a Universal é distribuidora que, no momento, possui o maior market share nacional: 39,5% dos ingressos vendidos foram para longa-metragens dela.
Warner
A Warner foi a primeira de mais de dez distribuidoras que se apresentaram entre hoje (31) e darão as caras amanhã (01) no Show de Inverno. O seu mote para a atual edição é seu centenário e, para comemorar, um quarteto de cordas tocou importantes temas das maiores trilhas da história da Warner, combinando com o que estava sendo mostrado ao público.
A apresentação foi introduzida por Hernán Viviano, diretor-geral da Warner no Brasil, que reforçou a celebração de 100 anos de história da empresa: “2023 marca nosso centenário. Durante décadas apresentamos filmes que marcaram época e sempre tivemos a missão de contar grandes histórias com vocês”.
E o que se viu a seguir foi um impressionante line-up de lançamentos, começando por The Flash que, segundo Renato Oliveira, gerente de trade marketing da Warner, “é um filme que veio para quebrar recordes. Com certeza estará entre as maiores bilheterias do ano, senão a maior”.
O Portal Exibidor teve a oportunidade de assistir ao filme completo em sessão exclusiva para exibidores, mas não podemos entrar em detalhes. Entretanto, é possível afirmar que The Flash é um dos grandes filmes de herói de todos os tempos. A estreia será no dia 15 de junho.
Ainda na DC, Besouro Azul, que marca o primeiro filme de Bruna Marquezine no cinema internacional, entra em cartaz no dia 17 de agosto. E, segundo a Warner, a atriz está bastante participativa na divulgação. E tem também Aquaman 2: O Reino Perdido, que será lançado quase no natal, no dia 20 de dezembro. Até o momento, o primeiro longa do herói protagonizado por Jason Momoa é a maior receita do DCU no Brasil, com oito milhões de espectadores.
Três filmes nacionais também tiveram destaque, sendo o primeiro deles Os Aventureiros - A Origem, filme que conta com o web-fenômeno Luccas Neto, que tem 50 milhões de inscritos no YouTube e é grande aposta da Warner pelo seu apelo infantil. O filme entra em cartaz no dia 6 de julho.
Os outros dois longas são As Aventuras de Poliana: O Filme, inspirado na novela do SBT e que estreia em 30 de novembro, e Evidências do Amor, programado apenas para 2024 e que tem Sandy e Fábio Porchat no elenco.
Voltando aos blockbusters, Megatubarão 2, novamente protagonizado por Jason Stathan, estreia dia 3 de agosto e promete atrair muito público, visto que seu antecessor fez três milhões de espectadores. Há também a estreia de A Freira 2 e aqui vai uma curiosidade: o antecessor teve mais de cinco milhões de público, sendo considerado o maior filme de terror da história do Brasil em termos de bilheteria. A Freira vai estrear no feriado de 7 de setembro e já conta com várias trends, com milhares de vídeos de crianças vestidas de freira.
Duna: Parte 2, programado para 2 de novembro, é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Com seu antecessor vencendo seis óscares, as expectativas estão elevadíssimas. Timothée Chalamet é o protagonista do filme, assim como também é o principal ator de Wonka, que contará a história de Willy Wonka e como ele se tornou o maior vendedor de chocolate de todos os tempos. A estreia é em 14 de dezembro.
E como o esperado, o melhor ficou para o final: Barbie continua com estreia prevista para 20 de julho e promete abalar as estruturas do mercado. “O filme é um fenômeno cultural que estamos prestes a testemunhar. Será um grande marco. Nesses 100 anos, trouxemos projetos que mudaram a história e Barbie estará ao lado de Casablanca, Matrix e Senhor dos Anéis”, disse Denise Novais, diretora de marketing da Warner no Brasil.
Como diz o trailer do filme: “se você gosta de Barbie, esse filme é para você. Se não gosta, também é para você”.
Confira a cobertura completa das apresentações das distribuidoras no Show de Inverno:
Paris Filmes e Downtown Filmes
Compartilhe:
- 0 medalha