Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura Show de Inverno

31 Maio 2023 | Cobertura: Renata Vomero | Texto: Yuri Codogno

Vitrine Filmes aposta em produções que fizeram sucesso em Cannes

Distribuidora independente foi a primeira brasileira a se apresentar no Show de Inverno

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Vitrine Filmes foi a primeira distribuidora independente que se apresentou na 14ª edição do Show de Inverno, que teve início hoje (31) em Campos de Jordão. E foram bons os destaques da empresa, especialmente levando em consideração que dois deles foram levados para Cannes este ano.

Publicidade fechar X

Silvia Cruz, diretora e fundadora da Vitrine Filmes, começou falando um pouco sobre o selo Vitrine Filmes Espanha, um braço de produção e distribuição na Europa. Além disso, a executiva ressaltou que a Sessão Vitrine está voltando: “[É um projeto que] nasceu com a Vitrine e foi uma ideia de impulsionar o cinema independente”. O grupo anunciará em breve um novo patrocinador, mostrando como a Sessão está voltando com força. 

Entre os principais lançamentos para 2023, o grande destaque ficou com Retratos Fantasmas, documentário de Kleber Mendonça Filho. Aliás, todos os filmes do cineasta que entraram em cartaz com distribuição da Vitrine renderam mais de 1,5 milhão de ingressos vendidos, de modo que o diretor é tido como um “super-herói” pela distribuidora. O  filme é uma carta de amor ao cinema e saiu de Cannes com várias vendas, inclusive com distribuição garantida nos Estados Unidos. No Brasil, entra em cartaz no dia 24 de agosto.

Clube das Mulheres de Negócios é o próximo longa-metragem de Anna Muylaert (Que Horas ela Volta?) e está previsto para o começo de 2024. O filme também foi levado para Cannes e é uma grande aposta da Vitrine. 

Levante, uma coprodução Brasil/Uruguai/França, é o primeiro longa-metragem de Lillah Halla, e fez uma boa estreia em Cannes, onde levou o Prêmio Internacional da Crítica (FIPRESCI) de melhor longa de estreia em mostras paralelas. Ainda sem data definida para estrear no país, a produção é uma grande aposta da Vitrine por ter um tema tão urgente e atual, como é o aborto.

Ainda para este ano, tem também o documentário Corpolítica, que estreia na semana que vem, dia 8 de junho. Produzido por Marco Pigossi, o filme retrata a ausência de representatividade LGBT na política, assim como aponta para os maiores desafios existentes para a causa. A Vitrine está realizando campanhas online e offline online e fará marketing na parada LGBTQIA+, no dia 11 de junho. A direção é de Pedro Henrique França.

Falando agora sobre o selo Manequim Filmes, voltado para uma distribuição mais comercial, uma forte aposta está em Derrapada, uma adaptação da obra de Nick Hornby, mesmo autor de Alta Fidelidade. A trama traz personagens no início da vida adulta e a campanha de divulgação está voltada para TV aberta e fechada. A estreia é em 22 de junho. 

Em 12 de outubro Nosso Sonho, cinebiografia de Claudinho e Buchecha, estará em cartaz. Com uma proposta de apresentar um recorte da carreira de uma das duplas mais famosas da história da música brasileira, a distribuidora está apostando bastante alto, com muita divulgação em diferentes meios. Por essa razão, as expectativas são de altas bilheterias. 

E por último e que estreará em breve é O Fenômeno eSports, documentário sobre a indústria dos esportes eletrônicos. Dirigido pelo Fabrício Bittar, também há expectativas de ótimo público, levando em consideração que no Brasil são cerca de 67 milhões de gamers. “O que a gente está notando e aprofundando no documentário é que é um fenômeno e tem chance de crescer ainda mais. Estamos acompanhando uma geração que ainda é muito jovem, mas vai ficar mais velho e vai dominar as iniciativas em torno disso, com o debate do eSports entrando nas Olimpíadas, sendo exibido na TV Aberta, por exemplo, como a Copa do Mundo”, disse Fabrício em entrevista recente ao Portal Exibidor.

Compartilhe:

  • 0 medalha