Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura Show de Inverno

31 Maio 2023 | Cobertura: Renata Vomero | Texto: Yuri Codogno

Disney anuncia inédita parceria com a Globo e revela grande line-up nacional

Distribuidora se apresentou no primeiro dia do Show de Inverno

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Disney foi a segunda distribuidora a se apresentar no primeiro dia da 14ª edição do Show de Inverno, que começou hoje (31) em Campos de Jordão. Só que diferentemente do esperado, o destaque não foi para seus grandiosos blockbusters, mas sim para as produções nacionais e para a parceria inédita que estão começando a Globo. 

Publicidade fechar X

Thiago Pelli, Gerente de Distribuição da Disney no Brasil, subiu ao palco e falou sobre o selo Star Original Productions, que são produções da Disney em território nacional. “Vamos nos consolidar como a maior distribuidora nacional, com lançamentos cada vez maiores e melhores”, disse Thiago. 

Mas foi Bruno Bluwol, gerente de produções locais, que deu a grande novidade da parceria com a Globo, que acontecerá tanto na produção quanto na distribuição. Segundo o executivo, nunca antes dois grandes players se juntaram para isso no Brasil e, com isso, diversos filmes frutos dessa união serão lançados exclusivamente nos cinemas. Posteriormente, respeitando a janela da Globo e da Disney, as produções entrarão simultaneamente nos catálogo da Globoplay e do Disney+ ou Star+, dependendo do filme. 

Desta forma, a distribuição cinematográfica ficará a cargo da Disney, enquanto todo apoio de mídia, divulgação e marketing será da Globo. Vale ressaltar que essa parceria é com a Globo e não com a Globo Filmes

Depois, a apresentação da Disney focou nos demais lançamentos nacionais. Considerando tudo, são cerca de 60 projetos no Brasil em diversas fases de produção, incluindo filmes independentes. Assim, fica evidente que a estratégia da gigante Disney é diversificar seu público.

O primeiro abordado foi Perdida (que inclusive conta com trailer oficial lançado recentemente). Programado para entrar em cartaz no dia 13 de julho e inspirado nos livros de Carina Rissi, Perdida é o primeiro de uma série de seis filmes. A atriz e protagonista Giovanna Grigio ressaltou: "Emocionada em fazer parte desse projeto. É o retorno do cinema nacional e é um conto de fadas nacional”. 

Não Tem Volta, que estreia em 21 de setembro, é uma comédia de ação com Rafael Infante e Manu Gavassi. “Sou apaixonada por cinema e fiquei muito feliz em saber que esse filme ia estrear exclusivamente nos cinemas. Quando recebi o roteiro, falei que queria ver esse filme. Então se eu queria ver, eu queria fazer”, disse a atriz.  

Filme que também teve destaque foi Nosso Lar 2 - Os Mensageiros, que foi adiado para 25 de janeiro. Entretanto, antes, os cinemas terão a reexibição de seu antecessor, no dia 28 de setembro. O diretor Wagner de Assis esteve presente e declarou: “Foi a primeira vez que dois filmes nacionais tiveram 50% do market share da bilheteria”, lembrando Nosso Lar de 2010 e citando também Tropa de Elite 2, que entrou em cartaz em período próximo. 

"Depois de tudo que passamos, me dá muita alegria voltar. Estou aqui porque acredito no filme e no cinema nacional”, disse Edson Celulari, que será protagonista em Nosso Lar 2.  

O Sequestro do Voo 375 também recebeu atenção especial da Disney e do Estúdio Escarlate, que estão trabalhando juntos nessa produção. Joanna Henning, CEO da Escarlate, ressaltou os desafios da produção deste filme, como a consultoria da FAB, da utilização de caças de verdade e do gigante set para que toda essa estrutura fosse real. O foco era manter a verossimilhança com a aviação, visto que é um público que costuma ser bastante exigente.

Com estreia prevista para 19 de outubro, a trama do filme é sobre o sequestro do voo da VASP, que aconteceu em 1988. O Filme une ação, drama e política e promete agradar diferentes públicos.  

Por fim, a Disney também citou, sem maiores detalhes, a comédia Vai Ter Troco, que estreia em 17 de agosto.

Outros lançamentos

Como o destaque foi o cinema nacional, os blockbusters ficaram em segundo plano na apresentação da Disney. No caso, quem recebeu mais atenção foi Elementos, que é tido como “a grande volta da Pixar”, como ressaltou Anna Comninos, gerente de Trade Marketing da Disney no Brasil. Uma boa parte do filme foi exibido e é a principal aposta desse meio do ano para as famílias. Sua estreia acontece em 22 de junho. 

Uma semana depois, no dia 29 de junho, quem estreia é Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que segue a fórmula de sucesso desses revivals: grandes plot twists e muita nostalgia. Entretanto há um diferencial, visto que o filme é tratado como o "Despertar da Força”, da franquia de Star Wars, só que aplicado ao Indiana Jones. Isso significa que estão usando os nomes antigos, como Harrison Ford, para abrir caminho para os novos e a grande novidade é a atriz Phoebe Waller Bridge, que tem potencial para rejuvenescer o público da franquia. 

Mansão Mal Assombrada, com estreia prevista para 27 de julho, é mais uma aposta de fantasia para o público infantil. Com elenco encabeçado por Owen Wilson, o filme trabalha em cima das próprias atrações da Disney. No caso, é do seu parque temático sobre a mansão mal assombrada. 

Indo por outro lado, temos mais um filme que dá sequência às adaptações de Agatha Christie: Noite das Bruxas entra em cartaz no dia 14 de setembro e dessa vez terá um pé no terror. Finalizando as produções internacionais, temos um filme da 20th Century, Resistência, que tem estreia prevista para 28 de setembro. 

E o MCU? Pois é, inesperadamente não foi abordado pela Disney.

Compartilhe:

  • 0 medalha