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02 Junho 2023 | Cobertura: Renata Vomero | Texto: Yuri Codogno

O2 Play destaca dois filmes e reforça que parceria com streamings visa levar público aos cinemas

Distribuidora também apresentou números da MUBI que podem auxiliar exibidores na curadoria e programação

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(Foto: Divulgação)

A O2 Play subiu ao palco ontem (1), segundo e último dia da 14ª edição do Show de Inverno, e seu diferencial foi focar em apenas dois filmes: um nacional e outro internacional. Além disso, ela também apresentou números da MUBI que podem auxiliar exibidores na formação de público.

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Igor Kupstas, diretor da O2 Play, abriu celebrando os dez anos da distribuidora e destacou a parceria com os exibidores e também com Netflix e MUBI, dizendo que, junto aos streamings, o objetivo é sempre trazer às telonas ótimos filmes internacionais. Além disso, reforçou que tem o cinema como principal janela de exibição: “É muito legal fazer parte desse ecossistema e é um ecossistema que depende da diversidade de títulos".

O primeiro filme apresentado foi Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, documentário nacional que estreia no dia 21 de setembro e que conta com material inédito da gravação do disco homônimo, lançado há 50 anos.

Produzido, roteirizado e dirigido por Roberto de Oliveira, responsável por reunir materiais desconhecidos pelo público, o filme é comparado com Get Back, sobre as gravações do álbum Let it Be dos Beatles. Elis & Tom é um clássico nacional reconhecido no mundo inteiro que reuniu os compositores Elis Regina e Tom Jobim e atualmente possui 279 milhões de plays no Spotify e 30 milhões no YouTube.

O filme é a grande aposta da O2 Play para 2023 e há a expectativa de ser lançado entre 20 e 25 cidades e mais de 100 salas, com possibilidade de transformar algumas sessões em cinema-evento aos moldes que são transmitidos os shows de algumas bandas, como a sul-coreana BTS e o Metallica. Inclusive, foi realizada uma exibição com as famílias de Tom e Elis na Cinemateca Brasileira e o filme foi aprovado por Nelson Motta, jornalista, compositor e parceiro de longa data de diversos músicos nacionais.  

Para a campanha, a O2 Play conta com uma parceria com o Grupo Bandeirantes, que já garantiu, até o momento, mais de 250 inserções nas mídias do conglomerado. Por ser uma produção com um público qualificado que gosta de música, a distribuidora crê que o filme possui um apelo forte nas salas vips e, assim, pretende abrir negociações com os exibidores para pré-venda. 

Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você foi premiado no Festival do Rio e levado para Cannes. O filme, segundo Igor, é sobre colaboração e com a forte campanha que estão fazendo as expectativas estão bastante elevadas.

Em relação ao filme internacional, a aposta da vez é Passagens. Antes, entretanto, Igor aproveitou para enaltecer novamente a parceria com a MUBI, com quem irá distribuir o longa, e para esclarecer que a O2 Play adquire e investe nesses filmes pensando no sucesso deles nos cinemas, nos resultados dos exibidores e respeita sempre uma janela de pelo menos 42 dias. 

Kupstas exemplificou com o sucesso de Aftersun que, mesmo após entrar no catálogo da MUBI durante a sexta semana de exibição nas telonas, o filme continuou em cartaz e até teve seu melhor público nos cinemas nesta mesma sexta semana. Desta forma, a entrada do filme no streaming não significa que as arrecadações irão cair. No total, Aftersun ficou 20 semanas nas telonas. 

Sobre Passagens, o filme estreia no dia 17 de agosto e sua trama gira em torno de dois homens homossexuais que têm a relação abalada quando um deles se apaixona por uma mulher. Apesar de possuir uma temática mais adulta, o longa trata das relações fluidas, amor, paixão e desejo, de modo que irá agradar um público mais jovem, como a geração Z, especialmente por não trazer um olhar moralista ao assunto. 

Passagens rodou por alguns festivais, sendo muito bem aceito em Berlim e em Sundance. O elenco conta com a atriz Adele Exarchopoulos, de Azul é a Cor Mais Quente.  

Antes de encerrar, Igor aproveitou para trazer alguns números exclusivos da MUBI para os espectadores da apresentação. A plataforma possui muito público jovem que gosta de cinema autoral, algo crescente no Brasil. 75% dos assinantes da MUBI, por exemplo, possuem entre 18 e 40 anos.

Um segundo recorte interessante é que, desse público entre 18 e 40 anos, cerca de 70% são frequentadores de cinema, enquanto os outros 30% vão às salas escuras a cada dois meses. “Não é à toa que nossa parceria funciona. A nova geração Z que é muito fã de cinema de arte”, disse Igor. 

Desta forma, os exibidores podem usar esses dados para entender melhor como funciona esse público interessado no cinema independente.

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