03 Fevereiro 2023 | Yuri Codogno
"Há muito espaço para filmes de arte nos cinemas": Igor Kupstas fala sobre o sucesso de "Aftersun" no Brasil
Filme ultrapassou os 50 mil espectadores e o R$ 1 milhão em bilheteria
Compartilhe:
Aftersun tem sido uma grata surpresa ao público e à crítica, conseguindo se sustentar no Brasil durante dez semanas seguidas, mesmo já estando disponível no streaming. Para termos ideia, no momento o filme possui uma média de 4,3/5 no Letterboxd, rede social voltada para os cinéfilos, e está com pontuação de 95% no Rotten Tomatoes, um dos principais sites voltados à crítica especializada.
Publicidade fechar X
Distribuído nos cinemas pela O2 Play, em parceria firmada com a MUBI, Aftersun começou sua campanha há mais de dois meses, no dia 1 de dezembro do ano passado. E com a indicação de Melhor Ator no Oscar 2023, o filme consegue ganhar uma sobrevida ainda maior nas telonas. “Fizemos um reforço na campanha nos principais parceiros exibidores, online e na Piauí. Paul Mescal [protagonista do longa] é o cara da vez”, ressaltou Igor Kupstas, diretor da O2 Play, em entrevista ao Portal Exibidor.
Mas não é apenas no Oscar que Aftersun recebeu reconhecimento. O filme fez sua estreia mundial em Cannes, onde foi consagrado; na Premiação Britânica de Filmes Independentes, foram sete vitórias em 16 nomeações; e no Critics Choice Awards, três indicações. Além disso, ainda está concorrendo em quatro categorias do BAFTA e em cinco no Independent Films Awards.
Entretanto, Igor destaca que a O2 Play se interessou pelo filme muito antes da aclamação: “Ficamos impressionados com a qualidade do filme e sabíamos da repercussão nas redes sociais. Já havia uma expectativa pelo produto, mas não tínhamos como imaginar tamanha sustentação. Ele entrou em um boca a boca nos cinemas que é lindo de ver, raro. Para ter uma ideia, o filme cresceu e teve sua melhor performance na sexta semana em cartaz - que, por sinal, foi na mesma data em que a MUBI lançou o filme na sua plataforma”.
Com o encerramento de sua nona semana em exibição no Brasil, Aftersun já tem acumulado 57 mil ingressos vendidos e uma arrecadação superior a R$ 1,062 milhão, números considerados extremamente positivos para um filme de arte. Em termos de comparação, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, com 11 indicações do Oscar e favorito para levar como Melhor Filme, atraiu 188 mil pessoas às salas escuras, pouco acima do triplo de Aftersun, que possui campanha bem mais discreta.
O segredo do sucesso de Aftersun, além da qualidade do filme, está na estratégia da O2 Play, que há anos vem conseguindo trazer ótimos filmes de arte para as telonas. “Nossa primeira experiência foi em 2019 e quem nos ajudou foi o Fernando Meirelles, sócio aqui da casa, que trouxe o ‘Dois Papas’ que ele dirigiu para trabalharmos a programação com a Netflix. Levamos no pacote ‘O Irlandês’, do Scorsese, e começou daí. Ficamos muito felizes e honrados em ter filmes tão relevantes, de qualidade, nestas parcerias”, disse Igor.
Desde então, e em parceria com algumas plataformas de streaming, alguns filmes de arte foram distribuídos para os cinemas pela O2 Play, como: Mank, Ataque dos Cães, Mães Paralelas, Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades, Pinóquio e Ruído Branco, todos esses pela Netflix, e Drive My Car, Crimes of the Future, Holy Spider, Close (que estreia em março), além do próprio Aftersun, em parceria com a MUBI.
"O sucesso de Aftersun na sexta semana me faz crer que há muito espaço ainda para filmes de arte e cinéfilos nos cinemas, mesmo eles estando disponíveis em outras plataformas. Queremos crescer nestas parcerias, unindo o streaming às telonas. Somos o play de todas as telas", completou Igor.
Por fim, para o futuro, o executivo ressalta que a O2 Play está trabalhando a todo vapor na campanha de Close, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional pela Bélgica, mas que também tem mais coisa por vir: “Em março vamos encerrar o verão com Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você, filme-evento que é uma delícia de ver, relembrando o talento do Brasil que tanto impactou o mundo e a nossa cultura”.
Compartilhe:
- 5 medalha