27 Janeiro 2023 | Renata Vomero
Letterboxd e Tiktok: Redes sociais celebram o público cinéfilo e são abraçadas pelas marcas
Plataformas criam espaço para criação de comunidades de fãs de cinema
Compartilhe:
Não é de hoje que as redes sociais são um espaço para criação de comunidades que unem os fãs dos mais diversos temas e atividades, incluindo o cinema. No entanto, desde a pandemia, com a imersão do público no digital, duas plataformas se fortaleceram e criaram espaços de celebração e contato entre os cinéfilos.
Publicidade fechar X
A primeira delas é o Letterboxd, criado no início da década passada por Matthew Buchanan e Karl von Randow, dois web designers da Nova Zelândia que queriam dar vida a um projeto pessoal que envolvesse cinema, no estilo do Last.Fm. Com isso, eles fundaram a rede social para que o público postasse suas impressões e notas sobre os filmes, além de listas temáticas, tudo isso conectando essas pessoas para que pudessem compartilhar entre si o que estavam assistindo.
A rede ficou por bastante tempo mais exclusiva ao nicho de cinéfilos, mas em 2020, com a pandemia, ela estourou a bolha e viu a movimentação duplicar de um ano para o outro, saindo de 1,7 milhão de usuários em 2020 para 3 milhões em 2021 e crescendo ano a ano.
Atualmente, o Letterboxd pauta as conversas nas redes e até nos veículos. Neste fim de ano criaram a funcionalidade retrospectiva, semelhante a apresentada no spotify, para que os usuários pudessem ver quais foram seus atores e diretores mais assistidos e analisassem seu comportamento cinéfilo.
A rede também apresentou a lista dos filmes mais queridos pelo público do ano, com a vitória de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Inclusive, Marte Um ficou em quarto lugar entre os títulos mais bem avaliados do ano.
Com esse buzz todo em torno do Letterboxd, a Academia do Oscar anunciou uma parceria inédita com a rede. A colaboração será para a criação de conteúdo digital sobre a premiação, a começar por uma conta própria da Academia na plataforma, em que ela gerará diversas informações para o público, com listas completas sobre os indicados desta 95ª edição, entre outros. As informações são da Variety.
Fora do ambiente digital, a parceria ganhará vida em 12 de fevereiro, no Nominees Luncheon, um encontro anual entre todos os indicados. Lá, eles lerão as melhores críticas e resenhas sobre os filmes que lhe renderam tais indicações.
Além disso, os nomeados participarão do podcast da casa o The Letterboxd Show e a própria cerimônia contará com conteúdos e menções à plataforma. Para a Variety, o cofundador Matthew Buchanan comentou:
“Os filmes indicados ao Oscar formam a espinha dorsal de tantas listas do Letterboxd e a cerimônia anual costuma ser o ponto de partida para a jornada de muitos cinéfilos, então, parece completamente natural dar as boas-vindas à Academia. É momento emocionante para toda a equipe do Letterboxd.”
Outra rede que ganhou força na pandemia e tem também uma relação especial com o público fã de filmes é o TikTok, tendo como natureza própria vídeos rápidos e informativos. Com a força desta audiência específica, há inclusive um nicho exclusivo com conteúdos voltados para produções cinematográficas, que podem ser acessados pelas hashtags #movietok ou #filmtok. Por ali os interessados acessam tais vídeos, que já somam mais de 25 bilhões de visualizações, segundo a própria diretora de parcerias estratégicas do ByteDance, empresa proprietária da rede, Grace Li. As informações são do The Hollywood Reporter.
O sucesso é tanto neste nicho, que, no início do mês, a rede anunciou o licenciamento para importação das informações do IMDb, reconhecido banco de dados de cinema. Com isso os criadores poderão criar links para o público conferir as informações sobre os filmes citados nos vídeos, além de tornar a busca por títulos específicos mais eficaz dentro da rede social, tudo isso por meio de uma página exclusiva no app. Por enquanto, a solução está disponível apenas nos Estados Unidos e Reino Unido.
“À medida que continuamos a encontrar novas maneiras de enriquecer a experiência do TikTok, esse novo recurso, desenvolvido em colaboração com o IMDb, oferece à nossa comunidade mais oportunidades de descobrir, criar e compartilhar o conteúdo que adoram”, comentou a executiva da plataforma ao veículo estadunidense.
Essa não é a primeira iniciativa do TikTok no sentido de abraçar os cinéfilos. No ano passado, a plataforma lançou uma funcionalidade que permite o público ser direcionado para uma página de venda de ingressos, escolhida pelos estúdios e criadores, após assistirem a determinado trailer de filme completo.
Não é à toa, inclusive, que a maior parte das marcas, sejam os estúdios e distribuidoras, sejam as próprias redes exibidores, estejam com forte presença na rede social, impulsionando seus conteúdos e campanhas dentro da rede.
No início de 2022, entrevistamos a Cinemark quando ela lançou seu próprio perfil nesta rede, na ocasião, sendo a primeira rede do Brasil a fazer isso.
Independente de números e hype, fica claro o quanto a comunidade cinéfila está conectada e aberta para os conteúdos – criativos – e facilidades que chegam para demonstrarem o quanto são apaixonados pela sétima arte ou para facilitarem sua relação com a tela grande.
Compartilhe:
- 0 medalha