04 Abril 2025 | Redação
Cinema nacional, análises e novidades do mercado foram os assuntos que mais movimentaram o Portal Exibidor em março
Mês foi marcado por novidades na indústria brasileira e análises de bilheteria
Compartilhe:

Você piscou e o mês de março chegou ao fim, e assuntos dos mais variados tiveram destaque no Portal Exibidor durante o último mês. O ranking das dez notícias mais lidas contou com as tradicionais análises de bilheterias, além de novidades do cinema nacional, que incluem a chegada de uma nova distribuidora e de uma produtora ao mercado. O grande fenômeno Ainda Estou Aqui (Sony) é claro que também não ficou de fora e seu desempenho histórico continua reverberando após a inédita vitória no Oscar.
Publicidade fechar X

Entre os destaques, estão a entrada no mercado da Omelete Unlimited, braço de distribuição de filmes da Omelete Company, e também da Heaven Content, a mais nova produtora e distribuidora de filmes cristãos. Um outro assunto que cada vez mais ganha relevância entre os leitores do Portal Exibidor é a campanha de marketing feita pelas distribuidoras para seus grandes lançamentos e, em março, o mercado mostrou bastante interesse na estratégia utilizada pela Disney para o lançamento de Branca de Neve. Aliás, falando em estratégia de lançamentos, uma inédita utilizada pelo filme nacional A Batalha da Rua Maria Antônia (Imagem Filmes) foi a notícia mais lida do mês.
As análises de bilheteria, como já é de praxe, tiveram bastante destaque, assim como a inédita vitória de Ainda Estou Aqui no Oscar e seu impacto na indústria brasileira. Por fim, um edital lançado pelo Ministério da Cultura para levar 30 profissionais do audiovisual para integrar os programas especiais do Marché du Film, no Festival de Cannes, também chamou a atenção após o Brasil ser anunciado como país de honra do Marché du Film 2025.
(Re)leia o que esteve em destaque no Portal Exibidor em março:
A Batalha da Rua Maria Antônia (Imagem Filmes) chegou aos cinemas no dia 27 após adotar uma estratégia bastante diferenciada de divulgação. Além da participação em diversos festivais, o filme também foi apresentado em encontro com estudantes, como o Congresso da UNE, que aconteceu no mês de janeiro em Recife. A produção mostra uma verdadeira batalha de estudantes e professores do Movimento Estudantil brasileiro contra a ditadura, em 1968. Confira a entrevista com o produtor do filme, Manoel Rangel.
Os cinemas brasileiros registraram um público total de 1,07 milhão de espectadores durante o penúltimo final de semana de março e, mesmo abaixo das expectativas, Branca de Neve (Disney) levou 605,93 mil pessoas aos cinemas em sua abertura, 56,6% do público total. Outro destaque ficou por conta de Ainda Estou Aqui (Sony), que, de acordo com o Collider, se tornou a terceira maior bilheteria global de um filme brasileiro na história.
Fernanda Torres pediu para não ter clima de Copa do Mundo na torcida pelo Oscar, mas, em pleno Carnaval, seria praticamente impossível segurar a euforia brasileira. A torcida, aliás, deu certo. Ainda Estou Aqui (Sony) conquistou o primeiro Oscar do Brasil ao ser premiado como Melhor Filme Internacional. Além disso, Anora (Universal) foi o principal destaque da noite ao conquistar cinco estatuetas, incluindo Melhor Filme.
4 - "Capitão América" mantém liderança no Brasil e "Mickey 17" estreia no topo nos demais cenários
Após o carnaval, o público voltou a crescer nos cinemas brasileiros e, neste final de semana específico, ficou muito próximo da marca de 1 milhão de espectadores. Enquanto Mickey 17 (Warner) fez sua estreia e conquistou o topo das bilheterias nos principais cenários, Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney) continuou seu domínio e, mais uma vez, liderou no Brasil.
5 - Mesmo concorrendo contra os bloquinhos, cinemas recebem 1,6 milhão de pessoas durante o Carnaval
Que o brasileiro gosta de uma folia não é segredo para ninguém, mas os cinemas não ficam atrás quando falamos de atividades favoritas fora de casa. Enquanto milhões de pessoas tomaram às ruas para festejar o Carnaval, os cinemas também obtiveram um resultado satisfatório, vendendo 1,6 milhão de ingressos entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, apontando que na pluralidade cultural chamada Brasil há espaço para diferentes meios de entretenimento.
6 - Ministério da Cultura levará profissionais do audiovisual ao Marché du Film 2025
Após o anúncio do Brasil como país de honra do Marché du Film 2025, considerado o maior mercado internacional de cinema do mundo e que acontece durante o Festival de Cannes, este ano entre 13 e 21 de maio, o Ministério da Cultura lançou o Edital de Circulação – Brasil País de Honra – Marché du Film 2025 para levar 30 profissionais do audiovisual para integrar os programas especiais do Marché du Film.
7 - Omelete Company inaugura distribuidora e seu primeiro filme estreia essa semana
A Omelete Company anunciou no dia 25 de março sua entrada no mercado de distribuição de filmes com o lançamento da Omelete Unlimited. A proposta é ser um hub estratégico para produtores e coprodutores, conectando talentos, marcas e plataformas para viabilizar projetos.
8 - Nova produtora e distribuidora de filmes cristãos é lançada no mercado brasileiro
A Heaven Content foi anunciada como a mais nova produtora e distribuidora de filmes cristãos. A empresa chega ao mercado como iniciativa de Ygor Siqueira, CEO da 360 WayUp, companhia irmã da Heaven Content, e terá como foco a consolidação e estruturação dos conteúdos de entretenimento cristão no Brasil.
9 - Ancine divulga análise dos dados de "Ainda Estou Aqui" e seu impacto na indústria
Após a vitória histórica do Brasil no Oscar, com Ainda Estou Aqui (Sony) vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional, a Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, Ainda Estou Aqui se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de Nada a Perder (2018) e Minha Mãe é uma Peça 3 (2019).
10 - Disney apresenta "Branca de Neve" para exibidores e projeta 5 milhões de espectadores no Brasil
A Disney reuniu diversos exibidores no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, no dia 12 de março, para apresentar Branca de Neve e também detalhar algumas ações de marketing para a estreia do filme. Além disso, a distribuidora exibiu trailers inéditos de dois de seus próximos lançamentos, Elio e Lilo & Stitch, garantindo que serão sucessos de público e de crítica. Sobre Branca de Neve, especificamente, a expectativa é que sejam vendidos cerca de 5 milhões de ingressos no Brasil.
Compartilhe:
- 0 medalha