05 Março 2025 | Yuri Codogno
Mesmo concorrendo contra os bloquinhos, cinemas recebem 1,6 milhão de pessoas durante o Carnaval
Feriado prolongado demonstra força do cinema e aponta que há espaço para diversos entretenimentos fora de casa
Compartilhe:

Que o brasileiro gosta de uma folia não é segredo para ninguém, mas os cinemas não ficam atrás quando falamos de atividades favoritas fora de casa. No último fim de semana, milhões de pessoas tomaram às ruas para festejar o Carnaval, enquanto os cinemas também obtiveram um resultado satisfatório, vendendo 1,6 milhão de ingressos entre os dias 27 de fevereiro e ontem (4), apontando que na pluralidade cultural chamada Brasil há espaço para diferentes meios de entretenimento. As informações são da Comscore.
Foi um Carnaval diferente, que misturou o que há de melhor em nossas festividades com o mais importante evento do cinema ocidental, o Oscar. No dia 2 de março, o Brasil fez história ao levar sua primeira estatueta para casa, com Ainda Estou Aqui (Sony) vencendo na categoria Melhor Filme Internacional. Durante o feriado prolongado, o longa de Walter Salles voltou a crescer nos cinemas, assim como outros vencedores da premiação.
Aliás, os 1,6 milhão de ingressos vendidos no período foram basicamente parecidos aos 1,64 milhão de ingressos vendidos no Carnaval do ano passado, apontando uma tendência do brasileiro aproveitar suas festividades de diferentes maneiras.
Capitão América: Admirável Mundo Novo (Disney), apesar de tudo, foi quem mais vendeu ingressos, com quase 500 mil espectadores no período. Ainda Estou Aqui, por sua vez, mais que triplicou o público em relação ao fim de semana anterior e, em sua 17ª semana em cartaz, foi visto por 245,4 mil pessoas, chegando a 5,49 milhões no acumulado e agora está muito próximo de entrar no ranking dos dez filmes nacionais com mais ingressos vendidos na história.
Entre as estreias, destaque para a animação infantil O Homem-Cão (Universal), que abriu com mais de 150 mil espectadores. Entre os vencedores do Oscar, Flow (Mares Filmes) conseguiu uma boa sustentação, com mais ingressos vendidos do que em sua abertura. Outros vencedores que apareceram no ranking foram Conclave (Diamond Films) e O Brutalista (Universal).
Na América do Norte, por outro lado, o cenário é negativo. Considerando os dez filmes mais vistos, foram US$ 44,9 milhões, o pior fim de semana do ano e o pior fim de semana do Oscar desde 2010. O destaque foi Capitão América 4 (o único que arrecadou mais de US$ 10 milhões) e também a presença, novamente, do chinês Na Zha 2 na lista.
E falando na China, a animação Na Zha 2 ultrapassou ontem (4) a marca de US$ 2 bilhões arrecadados globalmente. Esse é o primeiro filme oriental a alcançar tal feito e agora é 7º longa com melhor arrecadação na história, atrás somente de Avatar (US$ 2,9 bilhões, de 2009), Vingadores: Ultimato (US$ 2,7 bilhões, de 2019), Avatar 2: O Caminho da Água (US$ 2,3 bilhões, de 2022), Titanic (US$ 2,2 bilhões, de 1997), Star Wars: O Despertar da Força (US$ 2,07 bilhões, de 2015) e Vingadores: Guerra Infinita (US$ 2,05 bilhões, de 2018).
Brasil
Em meio às festividades do Carnaval, tem quem preferiu ir aos cinemas. Esse foi o caso das 490 mil pessoas que foram ver Capitão América: Admirável Mundo Novo, que já soma 2,2 milhões de espectadores, e das 245,4 mil que optaram por assistir Ainda Estou Aqui.
O Homem-Cão abriu com 164,3 mil, seguido por Flow (107,4 mil), e pela estreia de Um Completo Desconhecido (Disney), que foi visto por 81 mil pessoas.
O nacional Fé para o Impossível (Galeria) conseguiu uma boa sustentação ao levar mais 75,2 mil pessoas aos cinemas, chegando ao acumulado de 207,2 mil espectadores. Conclave fez parecido (70,7 mil), seguido por Mufasa: O Rei Leão (Disney), que vendeu 64,2 mil e agora soma 6,4 milhões.
Completam o ranking a estreia de Último Alvo (Imagem Filmes), que abriu com 50,2 mil espectadores, e O Brutalista, visto por mais 46,4 mil pessoas.
América do Norte
Sem grandes novidades, o ranking ficou:
- - Capitão América | US$ 15 milhões e acumulado de US$ 163,6 milhões
- - Last Breath | abriu com US$ 7,8 milhões
- - O Macaco (Paris FIlmes) | US$ 6,3 milhões e US$ 24,6 milhões
- - Paddington: Uma Aventura na Floresta (Sony) | US$ 4,5 milhões e US$ 31,3 milhões
- - O Homem-Cão | US$ 4,2 milhões e US$ 84 milhões
- - Mufasa | US$ 1,9 milhão e US$ 247,9 milhões
- - Na Zha 2 (China) | US$ 1,7 milhão e US$ 17,9 milhões
- - Heart Eyes | US$ 1,3 milhão e US$ 28,8 milhões
- - Invencível (Paris Filmes) | US$ 1,2 milhão e US$ 4,5 milhões
- - Um Dia Daqueles (Sony) | US$ 0,925 milhão e US$ 47,4 milhões
Global
O início de 2025 não deixa sombra de dúvidas: até o momento, é o ano da China. Na Zha 2 arrecadou mais US$ 67,8 milhões e já superou a barreira dos US$ 2 bilhões arrecadados - e com potencial para ir além, visto que a animação está em cartaz em somente cinco países.
Capitão América 4 arrecadou mais US$ 33,8 milhões e chegou ao acumulado de US$ 341,7 milhões. Bridget Jones: Louca pelo Garoto (Universal) continua em ótima campanha e, ao fazer mais US$ 15,6 milhões, está muito próximo de chegar aos US$ 100 milhões. O terror O Macaco vem a seguir, com US$ 11,5 milhões, seguido por Paddington 3, que arrecadou mais US$ 9,7 milhões.
Mikey 17 (Warner) estreou na Coreia do Sul com US$ 9 milhões, mas entra em cartaz nos demais territórios nesta semana.
O restante do ranking ficou: Last Breath (abriu com US$ 7,8 milhões), o chinês Detective Chinatown 1900 (US$ 6,6 milhões), O Homem-Cão (US$ 6,2 milhões) e o anime Attack on Titan: O Último Ataque (Sony) (US$ 4,4 milhões).
Compartilhe:
- 0 medalha