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05 Março 2025 | Renata Vomero

Ancine divulga análise dos dados de "Ainda Estou Aqui" e seu impacto na indústria

Longa trouxe Oscar inédito e histórico para o Brasil

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(Foto: Divulgação)

Após a vitória histórica do Brasil no Oscar, com Ainda Estou Aqui (Sony) vencendo a categoria de Melhor Filme Internacional, a Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, Ainda Estou Aqui se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de Nada a Perder (2018) e Minha Mãe é uma Peça 3 (2019). As informações são da própria Ancine.



O sucesso nas bilheteiras também se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo. Apenas em 2025, o filme foi responsável por 32% do público de filmes nacionais, contribuindo para um market share de 30,1% do cinema brasileiro no período. Sem a sua presença, a participação cairia para 22,1%.

Desde sua estreia, em novembro de 2024, o filme vem figurando entre os mais vistos no Brasil, inclusive, garantindo excelente sustentação nas primeiras semanas. Durante o primeiro mês em cartaz, o longa conquistou o acumulado de 2,5 milhões de ingressos. A partir de janeiro, com as premiações, o longa passou por alguns picos.

Com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o longa registrou um crescimento expressivo de público, com um aumento de 57% na semana seguinte e um impressionante salto de 122% na semana subsequente.

A indicação ao Oscar, anunciada em 23 de janeiro, foi outro ponto de virada, gerando um novo aumento de 89% no público semanal. A Semana do Cinema, em fevereiro, impulsionou ainda mais os números, com um crescimento de 174%, marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde a estreia.

Abaixo, a Ancine preparou, com dados do Sistema de Controle de Bilheteria - SCB, a cronologia do filme e seu desempenho de bilheteria, alavancado pelas sucessivas premiações.

CRONOLOGIA - LANÇAMENTO E PREMIAÇÕES:

  • - 07/09/2024 - Festival de Veneza (2024): Prêmio de Melhor Roteiro.
  • - 19/09/2024 - Lançamento inicial no Brasil – em apenas 1 sala (Salvador/BA).
  • - 23/09/2024 - Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
  • - 14/10/2024 - Festival Internacional de Cinema de Vancouver: Prêmio do Público.
  • - 14/11/2024 – Lançamento nacional em 765 salas de cinema. Público de 578.153 na 1ª semana.
  • - 21/11/2024 – Segunda semana de exibição com ampliação do circuito para 893 salas e aumento de 38% de público: 796.776 espectadores.
  • - 17/12/2024: Incluído na Shortlist (Pré-seleção) do OSCAR. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, incluindo "Ainda Estou Aqui".
  • - 05/01/2025 - Globo de Ouro (2025): Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
  • - 02 a 08/01/2025 (9ª semana) – O filme encerra sua 9ª semana com aumento de 57% do público (121.909), impulsionado pela premiação no Globo de Ouro no domingo. A segunda-feira após o prêmio registrou aumento de público em relação ao final de semana, atingindo público de 16.000, trajetória que seguiu em alta até o final de semana seguinte.
  • - 09 a 15/01/2025 (10ª semana) – Em sua décima semana novo aumento de público em 122% (271.110) já fortemente relacionado à premiação no Globo de Ouro.
  • - 16 a 22/01/2025 (11ª semana) – O filme tem uma queda de 34% de público (177.931).
  • - 23 de janeiro de 2025 – Foram anunciados os indicados oficiais ao Oscar 2025; "Ainda Estou Aqui" recebeu três indicações: Filme, Filme Internacional e Atriz.
  • - 26/01/2025 - Satellite Awards – Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
  • - 23 a 29/01/2025 (11ª semana) – Com a indicação ao Oscar ocorre nova alta expressiva de 89% atingindo 336.059 espectadores, melhor público desde a quarta semana. Com a renda desta semana o filme se tornou a TERCEIRA MAIOR BILHETERIA NACIONAL DESDE 2018.
  • - 30/01 a 05/02/2025 (12ª semana) – Queda de 26%, ainda com público expressivo de 247.757.
  • - 06 a 12/02/2025 (14ª semana) – “Semana do Cinema”:

    Salto de público de 174% (De 248.883 para 682.202);

    Segundo maior público semanal desde a estreia.

    Maior nº de sessões (9.552) desde 05/12/2024.

    Terceiro maior nº de salas desde a estreia (896).

  • - 08/02/2025 - Prêmio Goya: Melhor Filme Ibero-Americano e Festival de Cinema de Roterdã (2025): Prêmio do Público.
  • - 10/02/2025 - Gold Derby Film Awards: Venceu em quatro categorias (Melhor Filme, Filme Internacional, Roteiro e Atriz).
  • - 20 a 26/02/2025 (16ª semana) – Filme ultrapassa 5 milhões de espectadores e passa a figurar entre as 15 maiores bilheterias nacionais de todos os tempos.
  • - 2 de março de 2025 – “Ainda estou aqui” ganha o Oscar de Melhor Filme Internacional. 

Ao fim da análise, a Ancine reforçou a importância deste reconhecimento do filme para toda a indústria, destacando o quanto pode dar maior visibilidade ao nosso cinema e à nossa cultura. Outro ponto enfatizado é como o filme foi substancial para a retomada do público brasileiro para ver o próprio cinema. Por fim, a análise traz uma mensagem da agência:

“‘Ainda Estou Aqui’ é um filme de cinema para cinema, de brasileiros para brasileiros, do Brasil para o mundo. O filme representa o talento e a maestria do cinema brasileiro, e consagra esse grandioso momento do nosso cinema. 

A Ancine parabeniza Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e toda a equipe técnica de ‘Ainda Estou Aqui’ por toda a trajetória de sucesso do filme e pela premiação inédita em nossa cinematografia. 

Viva o cinema brasileiro!”.

Repercussão

Foi imensurável a repercussão do Oscar para o Brasil e, para além da Ancine, também se posicionaram integrantes Margareth Menezes, Ministra da Cultura, e Márcio Tavares, Secretário Executivo do MinC. 

“Merecido demais! Parabenizo Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e toda a equipe desse projeto que, de forma muito sensível, consegue homenagear a luta da família Paiva durante esse período tenebroso que vivemos na ditadura. A obra é um reconhecimento à memória do país. Além disso, o longa contribui para que o Brasil seja visto como o país que realiza produções cinematográficas da mais alta qualidade. Nosso cinema é potente, diverso e merece todo destaque nesse momento”, comemorou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“O Brasil está em festa. O cinema nacional merece muito essa conquista. Nós, do Ministério da Cultura, estamos muito felizes, pois a premiação do Oscar repercute internacionalmente a grandiosidade dos nossos artistas, o talento de quem produz cinema e de todos que acreditam no poder transformador da cultura”, celebrou o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares.

O Ministério da Cultura e o Ministérios das Relações Exteriores também divulgaram uma nota conjunta parabenizando a conquista:

“O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Cultura cumprimentam o diretor Walter Salles e toda a equipe do filme ‘Ainda Estou Aqui’ pela premiação como Melhor Filme Internacional na 97ª edição dos Prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Felicitam, ainda, Fernanda Torres pela histórica indicação na categoria de Melhor Atriz.

Primeiro filme indicado pelo Brasil a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional, ‘Ainda Estou Aqui’ retrata a vida da advogada e ativista Eunice Paiva, reconhecida líder na defesa dos direitos humanos, dos direitos dos povos indígenas, da democracia e do direito à memória, à verdade e à justiça. O filme resgata sua história de resistência e de luta por justiça para crimes cometidos durante a ditadura militar.

A premiação reflete a excelência do cinema brasileiro, ampliando sua projeção no cenário internacional. Além disso, reforça o indispensável papel da cultura como instrumento de memória e de reflexão, destacando a importância da proteção e da promoção dos direitos humanos e da democracia como valores inegociáveis da sociedade brasileira”.

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