07 Março 2025 | Renata Vomero
Entrevistas, eventos, análises e Oscar foram os favoritos dos leitores do Portal Exibidor em fevereiro
Mês foi marcado por boas novidades e excelente momento da indústria brasileira
Compartilhe:

A gente não parou de destacar o quanto a indústria brasileira e o cinema nacional estão vivendo um bom momento neste início de 2025. E isso ficou refletido entre as dez matérias mais lidas de fevereiro, que, diferente de outros meses, contou com um ranking formado por entrevistas com personalidades da indústria, análises de mercado e de Oscar, além de boas novidades do setor.
Publicidade fechar X

Entre os destaques estão entrevista com Patrícia Cotta, Head Nacional de Marketing do Kinoplex, que não só fez balanço da empresa, como também analisou o mercado de exibição e trouxe suas perspectivas para 2025. Ainda falando em 2025, a campanha de marketing de Mickey 17 (Warner) e O Homem-Cão (Universal) também foi bastante acessada, mostrando o quanto o mercado quer ficar por dentro do que as distribuidoras estão preparando para estes lançamentos.
Impossível não enfatizar o Oscar sem relacioná-lo com o cinema nacional. O Portal Exibidor fez uma análise sobre o prêmio e o quanto ele está sendo importante para nossa indústria, o que chamou atenção dos leitores, bem como nossa análise do desempenho dos nossos filmes no market share de início de ano.
(Re)leia o que esteve em destaque no Portal Exibidor em fevereiro:
2024 consolidou uma retomada da exibição brasileira e aproximou o mercado dos números pré-pandemia. O setor registrou um aumento de 10% no público e renda em relação ao ano anterior. O Kinoplex, especificamente, foi responsável por aproximadamente 10% do público total e, em entrevista ao Portal Exibidor, Patrícia Cotta, Head Nacional de Marketing do Kinoplex, comemorou os resultados e projetou o futuro da empresa.
A Warner e a Universal realizaram um roadshow exclusivo para exibidores, em São Paulo, para apresentarem as campanhas de marketing de Mickey 17 (Warner) e O Homem-Cão (Universal). No primeiro evento do tipo realizado pelas distribuidoras em 2025, a sensação foi de animação e otimismo para os próximos lançamentos.
Em evento voltado à imprensa, Universal e Warner apresentam vasto line-up para 2025
As distribuidoras Warner e Universal realizaram um evento conjunto para apresentar seus line-ups de 2025 para a imprensa, algo que acontece pela primeira vez desde a pandemia. Somados, foram mais de 20 filmes que tiveram algum tipo de detalhe revelado, como público-alvo ou até mesmo algumas imagens inéditas.
1ª edição do prêmio "Dolby Inovadores" no Brasil reconhece players da indústria do país
A Dolby está trazendo para a América Latina o Dolby Inovadores (ou, no original, Dolby Innovadores), prêmio que nasceu na Espanha há dez anos e que reconhece os principais players e parceiros da indústria de entretenimento. A edição brasileira foi realizada em São Paulo e premiou empresas em doze categorias. O Cine Marquise foi honrado com o Prêmio Exibidor.
O Rio2C, principal evento latino-americano de economia criativa, abriu as inscrições de mercado, espaço voltado para quem deseja apresentar seus projetos aos players da indústria. Com seis dias de atividades, serão 21 palcos e são esperadas as participações de 50 mil pessoas, 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. Este ano, o evento será novamente na Cidade das Artes, na capital fluminense, e acontecerá entre os dias 27 de maio e 1 de junho. A data limite para se inscrever era até 21 de fevereiro, no próprio site do Rio2C 2025.
Análise Oscar: As chances do Brasil na maior premiação do cinema e os favoritos à estatueta
Só se fala em uma coisa, o Oscar, que aconteceu domingo (2). O maior responsável por toda essa excitação, sem dúvida, é Ainda Estou Aqui (Sony), indicado em três categorias. Além disso, polêmicas aqui e acolá, outras premiações da temporada e uma salada de possibilidades também adicionaram camadas a essa exaltação. Conversamos com especialistas da indústria sobre o panorama desta edição do prêmio.
FLIX Channel cria promoção especial para vencedores de bolão do Oscar
A Flix Media, empresa de comercialização de publicidade em cinema, lançou uma promoção especial para os cinéfilos. Parte da campanha “Melhor Roteiro Internacional”, que promove a nova identidade do FLIX Channel, foi realizado um bolão do Oscar, até o dia 27 de fevereiro, em que os participantes concorreram a uma viagem para Orlando.
Maxillusion inaugura maior cabine de pintura de telas da América Latina
A Maxillusion inaugurou a maior cabine de pintura de telas da América Latina, marcando um significativo avanço na capacidade produtiva da empresa. Com dimensões internas de 25m x 13m, esta nova instalação permitirá a criação de telas para cinema com sofisticadas coberturas ópticas, nas cores branca, prata e perolizada.
O mês de janeiro sem dúvidas deixou uma mensagem de otimismo para o que a indústria cinematográfica reserva para 2025. Mesmo sem o lançamento de nenhum grande blockbuster, o setor comemorou um ótimo resultado na exibição. Em uma comparação com janeiro de 2024, as vendas de ingresso registraram um crescimento de 29,2% e, considerando apenas produções brasileiras, o aumento foi de 29,6%.
Responsável por clássicos nacionais das últimas duas décadas, Wagner de Assis - junto à sua produtora, Cinética -, teve um importante ano de 2024, com fortes filmes em desenvolvimento e também o lançamento de Nosso Lar 2 - Os Mensageiros. Mas esse é apenas o início de um brilhante futuro que começa em 2025, quando estrearão mais filmes e darão sequência a outros projetos.
Compartilhe:
- 0 medalha