Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

07 Fevereiro 2025 | Redação | Entrevista: Renata Vomero

Kinoplex projeta crescimento para 2025 e celebra resultados de 2024: "Conquistamos maior renda e público por sala"

Exibidora foi responsável por aproximadamente 10% do público brasileiro nos cinemas no último ano

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O último ano, sem dúvidas, consolidou uma retomada da exibição brasileira e aproximou o mercado dos números pré-pandemia. O setor, como um todo, registrou um aumento de 10% no público e renda em 2024 em relação ao ano anterior. O Kinoplex, especificamente, foi a rede exibidora que conquistou a maior renda e público por sala no país e, em entrevista ao Portal Exibidor, Patrícia Cotta, Head Nacional de Marketing do Kinoplex, comemorou os resultados e projetou o futuro da empresa.

Publicidade fechar X

No total, os cinemas brasileiros receberam aproximadamente 120 milhões de espectadores no último ano e, com 11,5 milhões de ingressos, o Kinoplex foi responsável por quase 10% do total. No mês de novembro, especificamente, as exibidoras brasileiras obtiveram um aumento de 6% no público em relação ao mesmo período em 2019, último ano antes da pandemia. Quando comparado a 2023, o crescimento foi bastante expressivo: 62%.

"Foi um ano marcado por conquistas expressivas, especialmente com a superação dos números de 2023. Para o Kinoplex, o ano também termina com uma sensação de dever cumprido. Dentre os três maiores exibidores do país, nós conquistamos a maior renda e o maior público por sala, com uma política de preços ajustada cirurgicamente, cinema a cinema, semana após semana", destacou Cotta.

Os ajustes "cinema a cinema" citados pela executiva oferecem uma política de preço muito ajustada e promoções bastante atrativas, além de experiências inclusivas e diferenciadas como o Kinoplex Azul e o Cinematerma, além de algumas sessões especiais com a presença de alguns artistas.

Em relação a políticas de preços, o Kinoplex busca se aproximar do espectador e aprimorar a experiência através de promoções como o Kinopass, uma oferta especial em que o cliente pode adquirir cinco ingressos por um preço reduzido, incentivando visitas frequentes ou uma compra em grupo, e a Dobradinha Kinoplex, que permite ao espectador comprar um ingresso e levar outro gratuitamente. Além disso, a empresa está em constante busca de modernização com poltronas modernas e confortáveis, e recentemente implantou a tecnologia de projeção laser em diversas salas pelo país.

"Essas iniciativas tornam a ida ao cinema mais acessível e criam um incentivo para compartilhar a experiência da telona com outras pessoas. Também temos o compromisso de cuidar de cada detalhe para garantir que o cinéfilo tenha uma experiência memorável do início ao fim. Por isso, investimos em um atendimento acolhedor e na diversificação de serviços e produtos, para que a experiência seja positiva desde antes do filme começar", explicou Cotta.

Por fim, a Head de Marketing falou sobre o futuro, destacando que o Kinoplex seguirá investindo na modernização das salas de cinema, e ampliando a oferta de conteúdos diversos e sessões exclusivas. "A expectativa para este ano é bastante positiva. Nosso objetivo é continuar crescendo e consolidando o cinema como uma experiência mágica e atemporal, que nenhuma outra forma de entretenimento consegue reproduzir", finalizou.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM PATRÍCIA COTTA:

Como avaliam o ano de 2024 para o Kinoplex? Quais foram os principais destaques do ano para a empresa?

Foi um ano marcado por conquistas expressivas, especialmente com a superação dos números de 2023. Para o setor, como um todo, destacamos um aumento de 10% no público e renda em 2024 em relação ao ano anterior. Os cinemas receberam mais de 11,5 milhões de pessoas e, em alguns meses,

superamos até 2019, que foi histórico para o mercado. Para o Kinoplex, o ano também termina com uma sensação de dever cumprido. Dentre os três maiores exibidores do país, nós conquistamos a maior renda e o maior público por sala, com uma política de preços ajustada cirurgicamente, cinema a cinema, semana após semana.

Como analisam o comportamento do público hoje e como o Kinoplex vem atuando para se aproximar do espectador?

Logo após a pandemia, as pessoas criaram o hábito de ficar mais tempo dentro de casa, deixando muitas vezes de ir ao cinema, teatros e restaurantes. Por isso, nos últimos anos, tivemos que realizar um forte trabalho no intuito de reconquistar esse público. Para enfrentar esse problema, apostamos em uma política de preço muito ajustada e promoções bastante atrativas, tornando a ida ao cinema mais acessível para todos. Também focamos diariamente em oferecer experiências ainda mais inclusivas e diferenciadas, como sessões especiais com presença de artistas, novos conteúdos e sessões adaptadas para diferentes perfis, como por exemplo o Kinoplex Azul e o Cinematerna.

Muitas vezes, somos questionados quanto a uma possível concorrência com o streaming, mas não enxergamos a tecnologia como concorrência, uma vez que são experiências absolutamente diferentes, e até mesmo, complementares. Já é fato que os filmes que são exibidos no cinema obtêm mais sucesso quando chegam ao streaming. Ou seja, o sucesso de um é o sucesso do outro.

No Kinoplex, seguimos acreditando no poder da experiência da telona na sala escura. O futuro do cinema, ao meu ver, está em mantermos a mente sempre aberta e antenada nas mudanças do consumidor, trabalhando num processo criativo de evolução contínua. O que é verdade hoje, amanhã já não funciona mais.

Entende-se que preço e experiência são dois atributos muito considerados pelos consumidores hoje, como o Kinoplex aprimora seus serviços nessas duas frentes?

Entendemos que deve haver um equilíbrio entre preço competitivo e uma experiência diferenciada. Para atender as expectativas dos nossos consumidores, temos investido em soluções que entreguem valor em ambas as frentes. Do ponto de vista do preço, desenvolvemos promoções atrativas, como o Kinopass, uma oferta especial em que o cliente pode adquirir cinco ingressos por um preço reduzido, incentivando visitas frequentes ou uma compra em grupo; e a Dobradinha Kinoplex, que permite ao espectador comprar um ingresso e levar outro gratuitamente. Essas iniciativas tornam a ida ao cinema mais acessível e criam um incentivo para compartilhar a experiência da telona com outras pessoas.

Também temos o compromisso de cuidar de cada detalhe para garantir que o cinéfilo tenha uma experiência memorável do início ao fim. Por isso, investimos em um atendimento acolhedor e na diversificação de serviços e produtos, para que a experiência seja positiva desde antes do filme começar. Além disso, nas salas, contamos com poltronas modernas e confortáveis, e continuamos a aprimorar tecnologias de som e imagem de última geração, para que cada visita ao cinema se torne um momento inesquecível para o público. Recentemente, implementamos a tecnologia de projeção laser em diversas salas pelo país, lançamos o Kinobox, onde o público pode levar a nossa pipoca para festas e eventos numa embalagem que mantém a crocância e o sabor por até 24h, e estamos refazendo todo o nosso cardápio, com ajuda de um grande Chef, para atender as diferenças regionais e climáticas.

Quais as expectativas para 2025 e quais as apostas do Kinoplex para os cinemas?

A expectativa para este ano é bastante positiva. Nosso objetivo é continuar crescendo e consolidando o cinema como uma experiência mágica e atemporal, que nenhuma outra forma de entretenimento consegue reproduzir.

Também iremos seguir investindo na modernização dos nossos cinemas, com foco em tecnologia de ponta e conforto. Além disso, continuaremos a oferecer diversidade de conteúdo e sessões exclusivas, ampliando cada vez mais o nosso compromisso de sermos o cinema para todos. Acreditamos que sempre haverá espaço para evolução, inovação e criação de experiências cinematográficas ainda mais envolventes e memoráveis para todos os nossos espectadores.

Compartilhe:

  • 0 medalha