21 Fevereiro 2025 | Gabryella Garcia
Warner e Universal apresentam campanhas de "Mickey 17" e "O Homem-Cão" e agradam exibidores em São Paulo
Distribuidoras mostram marketing robusto para filmes que estreiam em 6 de março e 27 de fevereiro, respectivamente
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A Warner e a Universal realizaram um roadshow exclusivo para exibidores na quarta-feira (19), em São Paulo, para apresentarem as campanhas de marketing de Mickey 17 (Warner) e O Homem-Cão (Universal). No primeiro evento do tipo realizado pelas distribuidoras em 2025, a sensação foi de animação e otimismo para os próximos lançamentos.
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O Homem-Cão, inclusive, já está em cartaz há três semanas em alguns territórios e atualmente é o segundo maior lançamento do ano com uma bilheteria de US$ 90 milhões, enquanto Mickey 17 fará sua estreia global simultaneamente ao nosso país, em 6 de março.
Vale lembrar que o evento foi realizado em conjunto pois, após a Universal Pictures fechar seu escritório no Brasil, o direito de distribuição de seus filmes foi cedido para a Warner. No início do evento realizado no Cinesystem Bourbon Shopping, Leandro Kaiser, gerente sênior de marketing da Warner, destacou que os três principais pilares trabalhados na campanha de marketing de Mickey 17 são os atores Robert Pattinson, o hype do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, que também é responsável pelo grande sucesso Parasita, e o elemento do humor, que caminha lado a lado com o gênero sci-fi do filme.
"Os pilares que vamos trabalhar são Robert Pattinson 17 vezes na tela, porque ele está incrível e fez um trabalho sensacional, o diretor Bong Joon-ho que tem uma base de fãs enormes e é um diretor super conhecido e que tem um estilo super peculiar e aclamado, e o humor. Obviamente o filme tem vários elementos de sci-fi, mas sabemos que é um gênero difícil no Brasil e que o público não é tão fã do gênero, dependendo de como o filme é trabalhado. Não vamos esconder que ele existe, mas obviamente vamos trabalhar muito mais o humor nos trailers e materiais de marketing. É um filme muito engraçado e tem várias cenas que vocês não esperam que vão dar risada, mas acontece", destacou.
O filme, inclusive, é sucesso de crítica até o momento com 86% de aprovação no Rotten Tomatoes e Danielly Almeida, gerente de planejamento de mídia da Warner, destacou o trabalho realizado para transformar todo o potencial do filme em audiência. O público-alvo está dividido em pessoas interessadas em cinema, em jogos online, em esportes, e também em premiações de cinema. Esse último segmento, impactado pela proximidade do Oscar, terá a nuance do hype diretor do filme trabalhado para aumentar o alcance.
Mas, além disso, o objetivo é expandir o sucesso da produção para além do público-alvo, com uma estratégia forte de divulgação na TV aberta através da Globo. A partir de uma análise dos programas de interesse do público serão feitas inserções de spots de 15 segundos nos programas Globo Esporte, Auto Esporte e Esporte Espetacular, além de inserções de 30 segundos no Big Brother Brasil.
"Temos um elenco muito reconhecível e o filme tem um potencial de ser muito amplo. A questão do humor também atrai muito mais público do que a gente imagina, então para a TV nossa estratégia é amplificar o público utilizando esse elenco reconhecível. Vamos estar na maior rede de TV aberta do país em programas de grande audiência para esportes e entretenimento. Quando falamos em Big Brother, por exemplo, temos uma audiência muito mais massiva e vamos com spots de 30 segundos para entregar uma mensagem muito maior do filme para dar uma maior dimensão ao público sobre o que é esse produto", completou Danielly.
Além disso, um dos grandes diferenciais de Mickey 17 é o conceito de "múltiplos", que é uma espécie de clone do ator Robert Pattinson. Nesse contexto, em parceria com o site Omelete, a Warner irá realizar um concurso de sósias para premiar as duplas mais criativas, mais parecidas e mais engraçadas. Os vencedores do concurso, inclusive, serão levados para a pré-estreia do filme.
Na sequência, Giulianna Gaspareto, que é gerente de imprensa da Warner, destacou que foram negociadas entrevistas e pautas especiais com alguns dos principais veículos do país, como UOL e Folha de São Paulo. Além disso, considerando a grande base de fãs do ator Robert Pattinson, a Warner também irá promover ações em veículos como MTV e Capricho, além de explorar o potencial sci-fi do filme com as revistas Galileu e Super Interessante.
Outra ação de divulgação acontece em parceria com a FAAP, uma das principais faculdades de cinema do Brasil, e contará com a participação de Barbara Demerov e Roberto Sadovski, alguns dos principais críticos de cinema do país. "Bárbara e Sadovski irão ministrar uma aula super especial para os estudantes da FAAP e também alguns veículos e influenciadores de entretenimento. A ideia é que todo mundo vá assistir o filme e depois os especialistas vão ministrar uma aula e debate com os participantes. Vamos ter uma cobertura super legal nas redes da Warner e da FAAP e assim vamos aumentar nosso potencial de alcance com a participação desses influenciadores", explicou Giulliana.
Patrícia Cajado, gerente de parcerias e promoções da distribuidora, também destacou parcerias estratégicas através do target do filme, com ações voltadas para públicos interessados em tecnologia, academia e shoppings. Além disso, também falou sobre uma parceria com a rede social de empregabilidade LinkedIn, uma vez que o filme traz no enredo aquele que pode ser visto como "o pior trabalho do mundo".
"Temos uma parceria com o LinkedIn para trazer o tema do trabalho e unimos 20 creators da plataforma que vão fazer conteúdos na pré-estreia e postar em suas redes e no próprio LinkedIn. Os conteúdos serão sobre trabalho e também críticas que vão entender assistindo o filme", disse.
A campanha também será massiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Recife, consideradas capitais estratégicas, com uma projeção de mais de 78 milhões de impactos com mídias OOH, além de ações com os influenciadores Gusta e Vittor Fernando, além das páginas Sensacionalista, Soldado Ferido e Faria Lima Elevator, que somam um alcance de quase 30 milhões de seguidores. Ao final da apresentação, e antes da exibição do filme, Osvaldo Menezes, analista de trade marketing da Warner, reforçou o pedido para que os exibidores aproveitem os materiais de divulgação do filme que estão sendo oferecidos.
Após um intervalo para almoço, o período da tarde foi reservado para a apresentação de O Homem-Cão e da campanha de marketing feita pela Universal. Rodrigo Fante, gerente sênior de vendas das distribuidoras, deu o pontapé inicial destacando que a nova animação da Dreamworks é um programa perfeito para famílias e para o carnaval. "Fizemos questão de trazer a estreia para o carnaval e, olhando para o calendário, temos muitas opções de filmes para as famílias. É uma animação super divertida, perfeita para crianças e eu ri bastante. Acho que podemos algo bem interessante no carnaval, ainda mais suportado por uma campanha muito boa que vamos apresentar aqui", disse.
Daphne Maraucci, que é analista de programação, também destacou que o pôster teaser do filme já está disponível desde outubro, para pegar o Dia das Crianças e início do período de férias escolares, e que agora é o momento dos exibidores darem um boost nas divulgações da produção que estreia em 27 de fevereiro.
Roberta Hickson, diretora de marketing da Universal, também destacou o forte apelo da DreamWorks com o público infantil, além do sucesso literário do livro “O Homem-Cão” no Brasil, que foi utilizado para embasar o filme. "Essa animação da Dreamworks é um filme muito importante para a gente. É um label do estúdio muito forte no gênero de animação e baseado em uma obra literária de muito sucesso no Brasil, da franquia do Capitão Cueca. Acreditamos que as crianças vão gostar muito desse filme e os pais vão levar, então tem um potencial muito bacana para ser trabalhado. Também vamos fazer sessões de pré-estreia do filme nas principais capitais do Brasil e levar influenciadores e mães do público infantil para tentar capitalizar nisso. Entendemos que o boca a boca e mostrar o filme são as melhores ferramentas que temos, então vamos ter sessões de pré-estreia em várias praças consideradas chaves. Por fim, posso dizer que o trabalho de dublagem também está espetacular", disse.
Somando TV, digital e mídias OOH, o filme tem um alcance de 124 milhões de impactos e, além disso, no domingo (23) a Universal irá realizar uma campanha na Avenida Paulista, em São Paulo, voltada para pets, crianças e adultos, que contará com prêmios para os participantes. Antes da exibição do filme, a Universal também apresentou um curta-metragem do filme Os Caras Malvados 2, animação que chega aos cinemas no meio do ano, e destacou parcerias com a editora Companhia das Letrinhas, responsável pelo livro homônimo, e com influenciadores como o youtuber Mussoumano, que faz muito sucesso com o público infantil.
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