Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Vale a pena ver de novo

02 Agosto 2024 | Redação

Após publicação das diretrizes da Cota de Tela, filmes nacionais de sucesso recente voltam para as telonas

Pelo menos 11 sucessos brasileiros, incluindo "Minha Irmã e Eu", maior bilheteria nacional desde 2020, foram relançados nas telonas nesta semana

Compartilhe:

(Foto: Ellen Soares)

Após a publicação da Instrução Normativa (IN) nº 170 com as diretrizes para o cumprimento da Cota de Tela no último dia 25 de julho, e sem a estreia de grandes blockbusters nas próximas semanas, o cinema nacional ganhou espaço nos cinemas com reexibições de produções brasileiras que fizeram sucesso em 2023 e 2024. Entre os filmes que voltarão para as telonas estão Meu Sangue Ferve Por Você (Manequim), Bandida - A Número Um (Downtown/Paris), Nosso Sonho (Manequim), e Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris), o filme nacional com maior público desde de Minha Mãe é Uma Peça 3 (Downtown/Paris), na virada de 2019 para 2020.

Publicidade fechar X

As diretrizes estabelecidas pela Ancine que obrigam os cinemas a cumprirem uma porcentagem mínima de exibições de filmes nacionais por complexo, com base no número de salas da rede exibidora, inclusive, chegam em um bom momento. No Dia do Cinema Nacional, por exemplo, o Portal Exibidor apontou que as vendas de ingressos para produções brasileiras estavam 1.100% maiores do que nos seis primeiros meses de 2023. Além disso, neste ano, os filmes nacionais fecharam o primeiro semestre com 13% de market share. Para efeito de comparação, o público destinado a essas produções representou apenas 1% do market share de 2023.

Embora o momento seja propício e a Instrução Normativa incentive a exibição dos filmes brasileiros, as produtoras e distribuidoras não confirmam de que a volta desses sucessos para as telonas seja uma resposta à Ancine. De qualquer forma, a Paris Filmes, por exemplo, terá Bandida - A Número Um reexibido em pelos 30 salas de cinemas do país, Minha Irmã e Eu em ao menos uma, e Morando com o Crush em cinco. O filme protagonizado por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck, aliás, conseguiu um público total de 2,28 milhões de espectadores. Além dessas produções, Tô de Graça também voltará para as telonas.

Jorge Assumpção, diretor de distribuição da Paris, destacou que a ausência de grandes blockbusters é uma excelente oportunidade para a volta desses sucessos para as salas escuras. "A Paris Filmes se destaca pelas grandes produções nacionais e entendemos que muitas vezes os filmes acabam por perder espaço na programação por conta dos blockbusters internacionais. Vimos, neste momento, uma oportunidade de janela para reexibirmos longas que tiveram boca a boca positivo e repercutiram na imprensa e redes sociais entre os seus respectivos públicos", disse.

Maria Bomani, que é a protagonista de Bandida, filme dirigido por João Wainer, comemorou a volta da produção para as telonas e também fez um apelo para que o público prestigie os filmes nacionais. "Estou muito feliz por ‘Bandida’ ocupar os cinemas novamente. É um filme que foi feito para essa experiência, e é um hábito que fomos perdendo conforme a tecnologia foi se aprimorando e tomando novos espaços. Espero que muita gente vá às salas apoiar o cinema nacional. Não só em ‘Bandida’, como em outros projetos que têm saído", destacou.

Quem também vai aproveitar a janela para colocar sucessos recentes nos cinemas é a Manequim Filmes. Meu Sangue Ferve Por Você, cinebiografia do cantor Sidney Magal que conta sua história de amor com sua esposa, Magali, também voltou para as telonas de mais de 20 cidades do Brasil ontem (1). Além disso, Nosso Sonho, que vendeu mais de 506 mil ingressos no ano passado, será exibido em sessões especiais em Recife e também em Paraty e Petrópolis, no Rio de Janeiro. Retratos Fantasmas (Vitrine Filmes), que foi o representante brasileiro na disputa por uma vaga no Oscar no ano passado, também terá uma sessão especial em Recife.

De Repente, Miss! (Elo Studios), que também fez sua estreia em 2024 e proporcionou algo incomum no mercado cinematográfico brasileiro, um "lançamento duplo" da atriz Giulia Benite e do diretor Hsu Chien, que viram a abertura de Morando Com o Crush no mesmo dia, também retorna para as telonas nesta semana.

Outro filme não tão recente, mas que também volta para as telonas como forma de divulgar e impulsionar sua sequência, é Estômago, lançado em 2008. A Paris Filmes promoveu o relançamento da cópia remasterizada em 4k do filme ontem (1) para preparar o público para a estreia de Estômago 2 - O Poderoso Chef no dia 29 de agosto. No ano de sua estreia, inclusive, Estômago arrebatou mais de 39 prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Além do relançamento dos filmes apurados pelo Portal Exibidor, Avassaladoras 2.0 (Disney) e Mallandro, o Errado Que Deu Certo (Downtown/Paris) são outros dois títulos nacionais que estiveram em cartaz anteriormente e estão de volta às telonas de acordo com portal Tela Viva.

Compartilhe:

  • 5 medalha