12 Setembro 2023 | Redação Exibidor
"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, será o representante brasileiro na disputa por vaga no Oscar
Documentário que revela parte da história do desaparecimento dos cinemas de rua de Recife foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais
Compartilhe:
A espera finalmente acabou e, uma semana após revelar os seis filmes brasileiros pré-selecionados a concorrer ao Oscar, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta terça-feira (12) que Retratos Fantasmas (Vitrine Filmes) irá representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na cerimônia que acontecerá no dia 10 de março de 2024. Os indicados de cada categoria da 96ª edição do Oscar serão anunciados no dia 23 de janeiro.
Publicidade fechar X
O documentário dirigido por Kleber Mendonça Filho disputou a vaga com outros 28 longas-metragens inscritos e habilitados e, nas última semana, passou para o segundo turno ao lado de Estranho Caminho, de Guto Parente; Noites Alienígenas (Vitrine Filmes), de Sergio de Carvalho; Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha (Manequim Filmes), de Eduardo Albergaria; Pedágio (Paris Filmes), de Carolina Markowicz, e Urubus (O2 Play), de Claudio Borreli.
Ilda Santiago, presidente da Comissão de Seleção, destacou a diversidade dos títulos que concorreram. "Foi uma decisão democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido", disse.
Apesar de nunca ter concorrido ao Oscar, Kleber Mendonça Filho já foi indicado à Palma de Ouro, em Cannes, com Aquarius (Vitrine Filmes) em 2016, e com Bacurau (Vitrine Filmes) em 2019. No Festival de Cannes, inclusive, Bacurau conquistou o Prêmio do Júri. No entanto, este é o seu segundo filme a ser escolhido para uma possível vaga brasileira na premiação, o primeiro foi O Som ao Redor (Vitrine Filmes), de 2013.
Retratos Fantasmas é um documentário que fala da vida e obra do diretor, além de mostrar que as grandes salas clássicas de cinemas de rua no centro de Recife do século 20 praticamente desapareceram, e essa área da cidade se tornou uma espécie de sítio arqueológico que revela aspectos da vida em sociedade que foram perdidos.
A produção passou por uma curadoria de arquivos que Kleber já possuía em sua casa, mas o diretor também buscou documentos que estavam disponíveis na Cinemateca Brasileira, no Centro Técnico Audiovisual e de muitos materiais que originalmente eram retratos ou vídeos familiares, de famílias conhecidas e também desconhecidas de Kleber. O diretor falou com exclusividade ao Portal Exibidor sobre a produção e destacou que Retratos Fantasmas "é um filme que fala sobre o próprio ato de ir ao cinema e a história do ato de ir ao cinema".
Ainda durante a entrevista, que pode ser conferida na íntegra aqui, o cineasta revelou que não havia contado aos amigos que estava produzindo um documentário e também trouxe alguns detalhes sobre o filme. "Queria que ele tivesse o tom de uma contação de história, de uma série de observações, mas que ele tivesse o clima de uma ficção na construção do som, no tom da narração e que tivesse, inclusive, momentos de fantasia e de ficção. É como se a primeira preocupação não fosse ser factual, mas de observar coisas que por acaso são factuais".
O filme estreou nos cinemas nacionais no dia 24 de agosto e, no último final de semana, chegou a 45 mil espectadores no total, número muito relevante, especialmente se considerarmos que documentários não costumam alçar voos tão altos como esse nas telonas. Além disso, a estreia comercial da produção também já está garantida nos Estados Unidos, o que possibilita que o longa possa concorrer ao Oscar de Melhor Documentário, além de Melhor Filme Internacional.
O filme conta com a distribuidora americana Grasshopper para promover o lançamento nos Estados Unidos e, baseada na repercussão internacional do longa, que estreou na Seleção Oficial do Festival de Cannes e foi selecionado para mais de 30 festivais internacionais, a distribuidora contratou a Cinetic Marketing, empresa líder na temporada de premiações e campanhas para o Oscar dos últimos anos. Na cerimônia de 2023 da Academia, a Cinetic teve 18 vitórias para filmes que divulgou, incluindo as principais categorias, além de Filme Internacional, Animação e Documentário.
Entre os filmes divulgados pela Cinetic para campanhas de Oscar estão: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond Films), Parasita (Alpha Filmes), Drive My Car (O2 Play), A Grande Beleza (Europa Filmes), Druk: Mais uma Rodada (Vitrine Filmes) e Moonlight (Diamond Films). Nos últimos três anos, três documentários foram indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional: Flee – Nenhum Lugar para Chamar de Lar, de Jonas Poher Rasmussen; Honeyland, de Tamara Kotvska e Ljubomir Stefanov; e Collective, de Alexander Nanau.
Nos Estados Unidos, Retratos Fantasmas vai estrear nos cinemas após o Festival de Cinema de Nova York (NYFF), onde faz parte da prestigiosa seleção Main Slate, seleção principal do festival. Antes, o filme está sendo exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) - que acontece até 17 de setembro-, tradicional evento que traz as apostas de filmes para a temporada de prêmios, onde participa na categoria Wavelengths, que reúne "filmes que expandem nossas noções sobre cinema".
Compartilhe:
- 0 medalha