Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Top 10

01 Maio 2023 | Yuri Codogno

Cobertura de eventos, entrevistas, redes exibidoras e mais: veja nossas dez notícias mais lidas em abril

CinemaCon e Rio2C são destaque na programação do Portal Exibidor

Compartilhe:

(Foto: Tonks/Exibidor: Isadora Cavalcante)

O mês de abril foi bastante movimentado para o audiovisual mundial. No Brasil, por exemplo, tivemos a Rio2C, maior congresso da América Latina sobre economia criativa, e em Las Vegas aconteceu a CinemaCon, principal evento do mundo sobre o mercado cinematográfico. Isso sem considerar as importantes estreias nas telonas, como Air, Dungeons & Dragons, Beau tem Medo, A Morte do Demônio, além da sensação Super Mario Bros e das principais novidades do setor.

Publicidade fechar X

Entre coberturas de eventos, estreias das semanas, bilheterias, notícias, pautas pontuais e muito mais, o Portal Exibidor se fez presente ao noticiar o mundo cinematográfico como um todo, passando pela produção e principalmente pela distribuição e exibição. Confira nossas dez matérias mais lidas durante o mês de abril:

 

1) CINEMACON 2023 APRESENTA SUA PROGRAMAÇÃO COMPLETA; CONFIRA

A CinemaCon de 2023 teve uma importante diferença em relação às suas edições anteriores: o otimismo. E não é pra menos, visto que o atual ano está com as bilheterias 35% acima do mesmo período que 2022. O Portal Exibidor realizou uma cobertura completa do evento e você pode conferi-la inteira aqui. Mas antes também noticiamos a programação completa e detalhada, visando auxiliar os exibidores a planejarem sua visita ao local. 

 

2) VALORIZAÇÃO DO COLETIVO: OS CAMINHOS PARA O FUTURO DA EXPERIÊNCIA CINEMATOGRÁFICA

Durante a Rio2C, o audiovisual - e em especial o setor cinematográfico - esteve em alta. Um dos painéis, inclusive, destacou a experiência dentro das salas de cinema: “O Futuro do Cinema e como qualificar a experiência cinematográfica” contou com a moderação de Patricia Kamitsuji, veterana do setor de exibição e distribuição e especialista de mercado, e a participação de Camila Pacheco (diretora executiva de marketing da Sony América Latina), Iafa Britz (produtora e fundadora da Migdal Filmes), Monica Portella (diretora de Marketing e Vendas da Rede UCI Cinemas) e Paulo Samia (CEO do Uol, que recentemente entrou para o ramo de vendas de ingressos).

 

3) "A TELENOVELA CONTINUA SENDO O PRODUTO AUDIOVISUAL DE MAIOR ALCANCE NO PAÍS", DIZ THELMA GUEDES 

Thelma Guedes é um dos grandes nomes da dramaturgia e roteiro no Brasil. Autora da Rede Globo desde 1997, ela assinou uma série de bem-sucedidas e premiadas novelas da casa, tendo uma atuação próxima com diretores, produtores, executivos, e claro, o grande público. O Portal Exibidor conversou com a autora sobre a importância das telenovelas para o audiovisual nacional.

 

4) ANCINE INVESTIRÁ MAIS DE R$ 1 BILHÃO NO SETOR E ANUNCIA NOVAS AÇÕES PARA 2023

Depois de alguns anos com o investimento audiovisual diminuindo drasticamente, as medidas do novo Governo vigente deram um respiro ao setor. Em evento realizado no final de março, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou investimento robusto no audiovisual brasileiro: "O campo cultural é muito diverso, abrigando desde dinâmicas comunitárias até empreendimentos econômicos de alta complexidade como o setor audiovisual. E hoje aqui, com o Presidente Lula, nós anunciamos R$ 1 bilhão para o audiovisual brasileiro e suas produções".

 

5) REDE CINEMARK REVELA SUA NOVA IDENTIDADE VISUAL

Depois de algumas décadas, a Cinemark atualizou e modernizou sua identidade visual. Em declaração exclusiva ao Portal Exibidor, Marcelo Bertini, presidente da Cinemark no Brasil, disse: “Nosso foco é oferecer uma experiência cinematográfica completa, desde a compra dos ingressos até a exibição do filme na telona. Com o redesign, temos a expectativa de estabelecer ainda mais os diferenciais da Cinemark, uma vez que ele reflete essa experiência moderna, dinâmica, inovadora e imersiva que entregamos ao cliente”.

 

6) "SUPER MARIO BROS" SE CONSOLIDA COMO A MAIOR BILHETERIA GLOBAL DO ANO

Depois de algumas décadas, Mario e Luigi tiveram uma segunda chance nas telonas e não decepcionaram. Pelo contrário, porque até o momento é o filme de 2023 com maior bilheteria. Não será nenhuma surpresa, aliás, que o longa ultrapasse o US$ 1 bilhão global no próximo final de semana. E no Brasil “Super Mario” (Universal) também vai muito bem, com quase cinco milhões de espectadores no acumulado. 

 

7) BALANÇO RIO2C 2023: "O AUDIOVISUAL É A GRANDE LOCOMOTIVA DO SETOR CRIATIVO"

Consolidado na América Latina como o principal evento de economia criativa da região, o Rio2C aconteceu no complexo da Cidades das Artes (RJ) entre os dias 11 e 16 de abril e teve o tema soft power como seu norteador. O Portal Exibidor realizou a cobertura in loco e publicou diversas matérias sobre as apresentações e painéis - e você pode conferir todas no link deste tópico. Depois, aproveitamos o ensejo para conversar pela segunda vez com Rafael Lazarini, CEO do evento, sobre o balanço da Rio2C 2023.

 

8) ADAPTANDO SEU PROJETOR DE CINEMA? PENSE DUAS VEZES SOBRE COMO INVESTIR

Branded Content também faz muito sucesso no Portal Exibidor! Ricardo Laporta, responsável pela área de Cinema da Christie Brasil e Cone Sul, comentou os prós e os contras de atualizar equipamentos de cinema mais antigos e retrofits de laser como solução e deu sugestões de como investir melhor nos projetores.

 

9) "JOHN WICK 4" ULTRAPASSA 1 MILHÃO DE INGRESSOS NO BRASIL E "DUNGEONS & DRAGONS" LIDERA NO CENÁRIO GLOBAL

Antes de Mario reinar no mundo audiovisual, o topo estava com outro personagem. Enquanto “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” (Paramount) estreava no resto do mundo, “John Wick 4: Baba Yaga” (Paris Filmes) continuava sua fortíssima campanha no Brasil, ultrapassando o milhão de espectadores por aqui. Até o momento, o filme de Keanu Reeves é a quinta maior bilheteria global de 2023 e a terceira maior do ocidente.

 

10) MAMMA MIA!!! "SUPER MARIO BROS" QUEBRA RECORDE E ESMAGA CONCORRÊNCIA NO MUNDO INTEIRO

Conhece a expressão “saiu melhor que a encomenda”? Isso pode ser muito bem aplicado com a abertura de “Super Mario Bros”. Enquanto a Universal esperava que o filme estreasse com cerca de US$ 225 milhões globais, os encanadores foram lá e fizeram mais do que US$ 377 milhões, se tornando a maior abertura de uma animação da história.

Compartilhe:

  • 1 medalha