Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mais lidas do mês

02 Setembro 2024 | Redação

Bilheterias, campanhas de distribuidoras e cinema nacional são grandes destaques do Portal Exibidor em agosto

Período contou com alguns recordes batidos nos cinemas e atenção dos leitores para o cinema nacional, com a estreia de "Motel Destino"

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Agosto chegou ao fim e os conteúdos que chamaram a atenção dos leitores do Portal Exibidor neste mês foram bem variados. Depois de o fenômeno Divertida Mente 2 (Disney) ser o assunto dominante do mês de julho, o cinema nacional, campanhas de marketing de distribuidoras e as clássicas análises de bilheteria garantiram seu espaço na preferência de nossos leitores. Além disso, a iniciativa de uma produtora nacional inaugurar uma distribuidora voltada para o cinema independente também merece atenção.

Publicidade fechar X

Como já é de praxe no Portal Exibidor, as análises de bilheteria tiveram bastante destaque e marcaram presença em três dos 10 textos mais acessados no último mês. Ainda no embalo dos bons números de julho, Deadpool & Wolverine (Disney) continuou a manter bons resultados e conquistou, inclusive, alguns recordes no Guinness. Além disso, É Assim Que Acaba (Sony) surpreendeu ao abrir na liderança nos cinemas brasileiros e, de acordo com os números divulgados pela Comscore hoje (2), manteve-se na dianteira pelo quarto final de semana consecutivo desde sua estreia.

Campanhas de marketing apresentadas pelas distribuidoras aos exibidores também chamaram a atenção. Enquanto a Disney empolgou exibidores apresentando Alien: Romulus e o nacional Passagrana, a Paris Filmes detalhou o trabalho feito com  Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo, uma de suas grandes apostas para 2024, e a Warner revelou algumas ações de marketing inéditas para a promoção de Beetlejuice 2.

O cinema nacional também mostrou sua força com uma entrevista exclusiva com o diretor Karim Aïnouz e o elenco de Motel Destino (Pandora Filmes), que chegou aos cinemas no dia 22 de agosto após ser ovacionado em sua première mundial em Cannes e também após abrir a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Além disso, a produtora Filmes de Plástico, deu o pontapé inicial na distribuidora Malute, que é voltada para o cinema nacional independente.

Por fim, mas não menos importante, os cinemas de rua também tiveram seu merecido espaço no Portal Exibidor. O Cine Guarani, em Curitiba, foi reaberto no dia 9 de agosto com a missão de resgatar a tradição dos cinemas de rua da capital paranaense e, em sua reinauguração, contou com uma sessão especial do grande fenômeno do ano, a animação Divertida Mente 2.

Confira as dez notícias mais lidas do mês de agosto:

1 - "DEADPOOL & WOLVERINE" LIDERA COM FOLGA EM TODOS OS CENÁRIOS E QUEBRA RECORDES, INCLUSIVE NO GUINNESS

O cinema mundial está marcado por períodos de dominância nas últimas semanas e, após Divertida Mente 2 (Disney) não encontrar concorrentes por cerca de um mês, foi a vez de Deadpool & Wolverine (Disney) desfrutar de seu reinado. Liderando em todos os cenários e quebrando uma série de recordes, o filme da Marvel, inclusive, ajudou a Disney a superar os US$ 3 bilhões em bilheteria no ano de 2024.

2 - "ALIEN: ROMULUS" ESTREIA COM BONS NÚMEROS PELO MUNDO, MAS "É ASSIM QUE ACABA" MANTÉM LIDERANÇA NO BRASIL

Nem mesmo a aguardada estreia de Alien: Romulus (Disney) foi capaz de tirar É Assim Que Acaba (Sony) da liderança dos cinemas brasileiros. Com mais de 500 mil ingressos vendidos, o filme da Sony manteve a liderança pelo segundo final de semana consecutivo e hoje já está entre as maiores bilheterias do ano no Brasil. Alien: Romulus, por sua vez, abriu na liderança nos demais cenários, incluindo um surpreendente primeiro lugar na China.

3 - DISNEY APRESENTA CAMPANHAS DE "PASSAGRANA" E "ALIEN: ROMULUS" E EMPOLGA EXIBIDORES EM SÃO PAULO

Em um momento em que a Disney quebra diversos recordes de bilheteria com Divertida Mente 2 e Deadpool & Wolverine, a distribuidora promoveu uma cabine de exibidores no dia 8, em São Paulo, para apresentar as campanhas de marketing de dois de seus próximos lançamentos: Alien: Romulus, que estreou em 15 de agosto, e o nacional Passagrana, que entra em cartaz em 19 de setembro. A expectativa da Disney é vender 1,2 milhão e 200 mil ingressos respectivamente nos cinemas brasileiros.

4 - CINE GUARANI É REABERTO EM CURITIBA PARA REFORÇAR A TRADIÇÃO DO CINEMA DE RUA NA CIDADE

Após passar por um processo de reforma e modernização, o Cine Guarani foi reaberto no dia 9 de agosto, em Curitiba, e entrou para o circuito de cinemas públicos da cidade. Resgatando a tradição dos cinemas de rua na capital paranaense, o Cine Guarani se torna a quarta sala de cinema administrada pelo Cine Passeio, ao lado das salas Luz, Ritz e do Teatro da Vila. A sessão de reinauguração, inclusive, contou com uma sessão especial do filme Divertida Mente 2 (Disney) para crianças da rede municipal de ensino.

5 - PRODUTORA FILMES DE PLÁSTICO INAUGURA A DISTRIBUIDORA MALUTE, VOLTADA PARA O CINEMA NACIONAL INDEPENDENTE

Celebrada por produzir cinema autoral, com longas premiados e de forte comunicação com o público, a produtora Filmes de Plástico deu mais um passo em sua trajetória com a criação da distribuidora Malute, que chega ao mercado brasileiro em setembro com a estreia de O Dia Que Te Conheci, premiado longa de André Novais Oliveira.

6 - WARNER REVELA AÇÕES INÉDITAS NA CAMPANHA DE "BEETLEJUICE 2" E TEM EXPECTATIVA DE BOM PÚBLICO NOS CINEMAS

Apostando em um grande sucesso que volta aos cinemas depois de 36 anos, a Warner preparou uma campanha de marketing bastante elaborada para a estreia de Os Fantasmas Ainda Se Divertem, que chega aos cinemas no dia 5 de setembro. Em uma cabine de exibidores realizada no dia 22 em São Paulo, a distribuidora detalhou a estratégia de marketing para a sequência de Beetlejuice e também apresentou algumas ações inéditas, que incluem parceria com o time do Botafogo e um quadro no programa Esporte Espetacular, da Globo.

7 - SEGUNDA MAIOR APOSTA DA PARIS FILMES NESTE ANO, “BORDERLANDS” É APRESENTADO AOS EXIBIDORES

Dando sequência ao bom momento das adaptações dos games em filmes e séries, Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo (Paris Filmes) entrou em cartaz no dia 8 de agosto. O Portal Exibidor compareceu em evento realizado pela distribuidora, assistiu ao longa e trouxe detalhes sobre a campanha de lançamento do filme.

8 - "É ASSIM QUE ACABA" ESTREIA LÍDER NO BRASIL, ENQUANTO "D&W" ULTRAPASSA US$ 1 BILHÃO GLOBAL

Depois de sete semanas com um filme da Disney ocupando o primeiro lugar como o mais visto no Brasil, foi a vez de outra distribuidora ir para o posto mais alto no pódio. Com mais de 850 mil ingressos vendidos no final de semana de estreia, É Assim Que Acaba (Sony) abriu na liderança, seguido de perto por Deadpool & Wolverine (Disney), que liderou nos outros cenários e ultrapassou US$ 1 bilhão global. 

9 - "DIVERTIDA MENTE 2" É O DESTAQUE DE JULHO, MAS NOTÍCIAS DO MERCADO E ENTREVISTAS TAMBÉM CHAMARAM A ATENÇÃO NO PORTAL EXIBIDOR

Top dez dentro do top dez: nossa última matéria dos textos mais lidos entrou no ranking de agosto. Nele, Divertida Mente 2 (Disney) foi o grande destaque, visto que no mês de julho o filme se tornou a maior bilheteria da Pixar, a maior bilheteria de uma animação, e também a maior bilheteria da história dos cinemas brasileiros. Essas marcas foram algumas das notícias que mais chamaram a atenção dos leitores do Portal Exibidor e, além disso, matérias sobre o mercado, classificação indicativa, e premiações e eventos da agenda audiovisual brasileira também foram destaque no levantamento passado.

10 - KARIM AÏNOUZ COMEMORA ESTREIA DE "MOTEL DESTINO" APÓS PASSAGEM POR CANNES: "ESTAMOS NO PANTEÃO DOS FILMES MAIS IMPORTANTES DO MUNDO"

Motel Destino (Pandora Filmes), do diretor Karim Aïnouz, chegou aos cinemas no dia 22, após ser ovacionado em sua première mundial em Cannes e também após abrir a 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Uma das apostas do cinema nacional para o ano de 2024, o filme potente e com cores fortes e vibrantes é uma prova da força e qualidade das produções brasileiras na visão de Aïnouz. A passagem do longa por Cannes, inclusive, comprova a tese do diretor. O Portal Exibidor conversou com o cineasta.

Compartilhe:

  • 0 medalha