14 Agosto 2024 | Yuri Codogno
Produtora Filmes de Plástico inaugura a distribuidora Malute, voltada para o cinema nacional independente
Estreia será com "O Dia Que Te Conheci", que entra em cartaz em setembro
Compartilhe:
Celebrada por produzir cinema autoral, com longas premiados e de forte comunicação com o público, a produtora Filmes de Plástico dá mais um passo em sua trajetória com a criação da distribuidora Malute, que chega ao mercado brasileiro em setembro com a estreia de O Dia Que Te Conheci, premiado longa de André Novais Oliveira.
Publicidade fechar X
A produtora, que comemorou 15 anos em abril, foi fundada em Contagem (MG). Hoje sediada na capital mineira, é formada pelos cineastas André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. Além de produzir curtas e longas desses diretores, a empresa também assina produção de obras de outros cineastas, sempre com a missão de levar um cinema diversificado e humanista ao público.
A Malute, cujo nome vem do apelido de Dona Zezé (Maria José de Novaes Oliveira) - mãe do cineasta André Novais Oliveira e do ator Renato Novaes e atriz de vários filmes da produtora -, tem como missão trabalhar de forma especializada em produções nacionais. Não apenas os longas da Filmes de Plástico terão espaço, mas outras produções que merecem ganhar maior visibilidade e chegar ao público, promovendo, acima de tudo, a possibilidade de assistir aos filmes da maneira como foram pensados: no cinema.
“A criação da Malute veio da percepção de que filmes nacionais independentes acabam circulando por festivais, fazem sucesso nesse circuito, ganham prêmios, mas isso não é garantia de que cheguem ao público em geral. Por isso a distribuidora vem para trabalhar na diminuição desse gargalo, levando filmes nacionais a um público maior, lançando-os nas salas de cinemas”, disse Thiago Macêdo, sócio da Filmes de Plástico e da Malute.
O Dia Que Te Conheci, primeiro lançamento da distribuidora, chega aos cinemas em 26 de setembro. Na trama, acompanha um dia na vida de Zeca (Renato Novaes), um homem que atravessa a cidade para trabalhar numa biblioteca de uma escola. Mas seus constantes atrasos colocam seu emprego em risco. Nesse mesmo dia, ele também conhece Luísa (Grace Passô), funcionária da escola.
Exibido no Brasil e no exterior, o longa foi premiado no Entrevues Belfort 2023, na França, e em Mar del Plata IFF, na Argentina. No Brasil, ganhou o Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo; Melhor Ator (Renato Novaes), Melhor Atriz (Grace Passô), Melhor Roteiro e prêmio Zózimo Bulbul de Melhor Longa Metragem no Festival de Brasília de 2023; também levou o prêmio de Melhor Atriz e o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio; e ficou com o Prêmio do Júri Popular no Festival de Gostoso/RN.
Compartilhe:
- 2 medalha