15 Fevereiro 2024 | Redação
Filme indicado ao Oscar é a grande estreia em semana recheada de opções
Após cinco indicações ao Oscar, "Zona de Interesse" chega aos cinemas brasileiros em semana com variedade de gêneros
Compartilhe:
Faltando menos de um mês para a maior premiação do cinema mundial, um filme que recebeu múltiplas indicações finalmente chega aos cinemas brasileiros. Zona de Interesse (Diamond) recebeu cinco indicações e é a maior aposta da semana. Ainda assim, há outras cinco estreias que contemplam os mais variados gostos, com ação, aventura, animação, drama e também uma produção nacional.
Publicidade fechar X
Zona de Interesse recebeu indicações para Melhor Filme, Melhor Direção (Jonathan Glazer), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Som. O filme que já arrecadou mais de US$ 10 milhões na bilheteria global é um drama que retrata uma família nazista vivendo nas proximidades de Auschwitz. No filme, Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, que é interpretada por Sandra Hüller, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz por seu trabalho em Anatomia de Uma Queda (Diamond), desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com um jardim ao lado do campo de concentração, e é a partir desse cenário que toda a trama se desenvolve.
Bob Marley: One Love (Paramount) também chega às telonas cercado de expectativas em uma produção que, diferente de outras cinebiografias musicais, mostra apenas três anos da trajetória da maior lenda do reggae, de 1976 a 1978. O filme retrata o período em que a Jamaica estava passando por uma espécie de guerra civil, a maior desde que o país conquistou sua independência em 1962.
O Portal Exibidor, inclusive, assistiu ao filme em 5 de fevereiro e participou de uma coletiva de imprensa que contou com Ziggy Marley, produtor e filho de Bob Marley. Ele destacou que a produção não trata apenas de seu pai, mas de sua mensagem para o mundo. "Acho que a mensagem que levamos é uma das maiores coisas que aprecio. Não é um projeto do nosso ego. realmente há um propósito por trás disso. A mensagem é de quem um único amor é a coisa mais importante que vocês podem espalhar ao mundo e este filme está fazendo isso de forma diferente. Então esta é uma das mensagens de Bob Marley para o mundo", disse.
Madame Teia (Sony), por sua vez, chega aos cinemas em um momento em que os filmes de heróis geram dúvidas para os exibidores sobre seu desempenho. Estrelado por Dakota Johnson, o filme conta a história solo da origem de uma das heroínas mais enigmáticas da Marvel. Cassandra Webb é uma paramédica de Manhattan que possui muitas habilidades e, ao ser forçada a confrontar revelações sobre seu passado, forja uma relação com três jovens destinados a futuros poderosos. Mas, para isso, eles precisam sobreviver ao presente ameaçador.
Até o Cair da Noite (Imovision) é um drama alemão que mostra a história do investigador Robert, que, para ganhar a confiança de um traficante, finge ser o namorado de Leni. A polícia espera que seus laços com o criminoso os ajudem a se infiltrar na quadrilha, mas, enquanto essa parte do plano funciona relativamente bem, o relacionamento falso é difícil desde o início. Leni é uma mulher trans e Robert já foi apaixonado por ela antes da transição. No desenrolar da trama, é o traficante que fará Robert confrontar os dilemas de seus sentimentos.
Mesmo após o período de férias escolares, as crianças também terão opções entre as estreias. Masha e o Urso: Diversão em Dobro (Paris Filmes) é uma animação que acontece entre a cidade e a floresta. Masha é muito travessa e sempre está envolvida em aventuras hilárias, inclusive durante um casamento. O filme também passa por um emocionante conto de fadas de Natal, quando Masha e seus amigos se juntam aos magos Doze Meses para salvar as férias e torná-las inesquecíveis.
Por fim, Horizonte (A2 Filmes) é a estreia nacional que tenta manter o excelente desempenho dos filmes brasileiros no começo do ano. O filme aborda de forma delicada a questão do amor na terceira idade e todas as reflexões que cercam essa fase de nossas vidas. A produção, que foi premiada em diversos festivais por onde passou, incluindo Brasil e exterior, conta a história de Rui e Jandira, que se conhecem após se mudarem para uma "vila de idosos". Mesmo com reticência por parte de Jandira, eles começam uma amizade. A solidão os leva a cumplicidades únicas até que se veem apaixonados e prestes a viverem a primeira história de amor de suas vidas.
O Portal Exibidor conversou com o diretor Rafael Calomeni, que destacou a mensagem que pretende passar ao público com a obra. "Na terceira idade temos sempre o sentimento de finitude. Nesse filme quero dizer que não há finitude em não desistir, em não parar, em ter fé na vida mesmo com uma idade mais avançada. É um filme de otimismo, força e atitude. Quando reagimos assim, o universo nos presenteia", disse.
Compartilhe:
- 0 medalha