Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamento

15 Fevereiro 2024 | Renata Vomero

"Horizonte" aborda com delicadeza o amor na terceira idade: "não há finitude em não desistir"

Filme dirigido por Rafael Calomeni fez trajetória de destaque nos festivais em 2023 e estreia hoje (15) no circuito

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Chega hoje (15) aos cinemas o filme Horizonte (A2 Filmes), estreia na direção do ator Rafael Calomeni. O longa aborda de forma delicada o amor na terceira idade e todas as reflexões que cercam essa fase de nossas vidas.

Publicidade fechar X

Premiado em diversos festivais por onde passou, incluindo no Brasil e no exterior, a produção conta a história de Rui e Jandira, que se conhecem após se mudarem para uma “vila de idosos”. Mesmo com reticência por parte de Jandira, eles começam uma amizade. A solidão os leva a cumplicidades únicas até que se veem apaixonados. Para eles, aquilo tudo é novo, pois é a primeira história de amor de suas vidas.

“Na terceira idade temos sempre o sentimento de finitude. Nesse filme quero dizer que não há finitude em não desistir, em não parar, em ter fé na vida mesmo com uma idade mais avançada . É um filme de otimismo, força e atitude. Quando reagimos assim, o universo nos presenteia”, contou Rafael Calomeni ao Portal Exibidor.

O diretor trabalha neste projeto desde 2017, quando recebeu o roteiro dirigido por Dostoiewski Champangnatte. Programado para iniciar as filmagens em 2019, o filme foi paralisado por conta da pandemia e retomou as filmagens em 2021. Em 2023, passou por diversos festivais pelos quais foi premiado e honrado e agora se prepara para chegar aos cinemas.  Por conta dessa trajetória, é um projeto pelo qual o diretor guarda grande carinho.

“De forma técnica, gosto de tudo, trilha sonora, fotografia, os personagens bem definidos , sou fã (risos). Pela ficção, é uma abordagem honesta sobre o assunto: motivacional, romântico e com muita reflexão. Isso até o final do longa”, contou.

O filme é estrelado por Estrelado por Suely Franco, Raymundo de Souza, Alexandra Richter, Ana Rosa, Pérola Faria e grande elenco.

Com um tema atual e necessário, ótimo elenco e bem-sucedida passagem pelo circuito de festivais, permanece o desejo de que o filme encontre seu espaço no circuito comercial, em especial neste bom momento do cinema nacional.

“Entendo que os cinemas precisam manter a saúde financeira e creem que isso vem somente com grande lançamentos internacionais. O cinema brasileiro hoje traz muitos filmes de alta qualidade e muitas abordagens em que  o publico brasileiro nem reconhece . Mas, agora com a chegada das cotas novamente , vamos poder mostrar de forma contundente ao público que temos ótimas produções e crer que os cinemas vão reconhecer e ajudar divulgando mais e apoiando mais. Vamos trabalhar!”, destacou Calomeni.

O filme chegará aos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Ponta Grossa, Porto Alegre, Palmas, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte.

Compartilhe:

  • 0 medalha