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31 Janeiro 2024 | Yuri Codogno

Janeiro de 2024 registra aumento de 2200% nas vendas de ingressos para filmes nacionais

"Minha Irmã e Eu" é quem mais se destaca, seguido por "Nosso Lar 2" e "Mamonas Assassinas"

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(Foto: Divulgação)

O mês de janeiro está se encerrando, mas deixa uma boa impressão para a indústria cinematográfica brasileira. Mesmo com a prevista queda de ingressos em relação a janeiro do ano anterior, os exibidores podem comemorar aquilo que pode ser considerado um ótimo resultado para o setor. Isso porque, em uma comparação com janeiro de 2023, as vendas de ingressos para filmes nacionais registraram um impressionante crescimento de quase 2200%.

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As informações foram consultadas hoje (31) no Observatório do Cinema Brasileiro e do Audiovisual (OCA) da Ancine e, para os dados de 2023, estão contabilizados os dias entre 5 de janeiro a 1 de fevereiro. Entretanto, as medidas de 2024 valem do dia 4 até o último dia 24, data da última atualização no site. Então, para uma comparação mais justa, vamos somar a bilheteria total do último fim de semana (Comscore) aos números do OCA, obtendo valores muito aproximados da totalidade - e possivelmente um pouco abaixo da realidade.

Janeiro de 2023 vendeu 9,15 milhões de ingressos, para uma renda total de R$ 185,6 milhões. Até este momento, 2024 teve 8,56 milhões (6,94 milhões do OCA + 1,62 milhão da bilheteria do último fim de semana) de ingressos vendidos, para uma arrecadação de R$ 172,7 milhões (R$ 137 milhões + R$ 35,7 milhões). Desta forma, percebe-se uma ligeira queda de 6,4% do público total e de 6,9% da renda.

As quedas, devido às paralisações de Hollywood do ano passado, eram esperadas, especialmente se lembrarmos que em janeiro de 2023 o filme que estava em cartaz era Avatar 2: O Caminho da Água, que terminou sua campanha como a terceira maior arrecadação global de todos os tempos. No atual momento, porém, poucos blockbusters estão conseguindo estrear neste início de ano como consequência das greves, acentuando ainda mais a situação.

Entretanto, a diminuição do público e renda foi bastante atenuada por causa da força do cinema nacional. Se em janeiro de 2023 o market share foi de apenas 1,2%, com somente 114,2 mil ingressos destinados aos filmes brasileiros, em 2024 as coisas estão diferentes. Até o momento, são 2,62 milhões (1,86 milhão do OCA + 768,3 mil do último final de semana) de ingressos vendidos para o cinema nacional, em um impressionante market share de 30,6%.

Em comparação, o cinema nacional de janeiro de 2024 está 2198% mais forte do que o mesmo período do ano passado. Os filmes brasileiros com mais ingressos vendidos até o momento neste ano foram: MInha Irmã e Eu (Downtown/Paris), Nosso Lar 2: Os Mensageiros (Disney), Mamonas Assassinas (Imagem Filmes), Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo (Imagem Filmes) e Príncipe Lu e a Lenda do Dragão (H2O Films), com respectivos públicos aproximados de 1,33 milhão, 546 mil, 505 mil, 125 mil e 100 mil. 

O fato do cinema nacional estar em janeiro de 2024 com um market share para filmes nacionais quase 30% maior do que o mesmo período do ano passado também serve como justificativa para outro parâmetro: em média, o ingresso está 33 centavos mais barato este ano. Como no ano passado o grande destaque em janeiro foi Avatar 2, com seus ingressos mais caros por causa das exibições em salas premium, a média do ticket ficou em R$ 20,12; esse ano, com os filmes nacionais se destacando, o preço médio do ingresso está em R$ 19,79, visto que são produções que geralmente não são escolhidas para as sessões mais caras. 

Considerando nacionais e gringos, os filmes mais vistos em 2024 até o momento são:

  • - Aquaman 2: O Reino Perdido (Warner): 1,69 milhão;
  • - Wish: O Poder dos Desejos (Disney): 1,50 milhão;
  • - Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris): 1,33 milhão;
  • - Patos (Universal): 963 mil;
  • - Nosso Lar 2: Os Mensageiros (Disney): 550 mil;
  • - Mamonas Assassinas (Imagem): 505 mil;
  • - Meninas Malvadas (Paramount): 396 mil;
  • - Wonka (Warner): 292 mil;
  • - Beekeeper - Rede de Vingança (Diamond Films): 241 mil;
  • - Mergulho Noturno (Universal): 170 mil;
  • - Todos Menos Você (Sony): 155 mil.

Kinoplex

Entre as redes exibidoras, o Kinoplex registrou um crescimento de 11% de público na primeira quinzena de 2024, se comparado ao mesmo período em 2023. A indústria nacional como um todo, entretanto, recuou 8% nos 15 primeiros dias do ano - valor muito próximo à queda de 6,4% que janeiro teve. 

‘’Após os inúmeros desafios impostos pela pandemia, é com muito orgulho que finalmente estamos nos aproximando dos patamares de 2019, ano excelente para a indústria. Esse trabalho se confunde com o do Rio de Janeiro, nossa principal praça, uma vez que nós alavancamos a capital com nosso resultado e vice-versa. Os números refletem a certeza do Kinoplex de que o cinema é uma experiência inigualável, além do nosso compromisso em proporcionar momentos inesquecíveis às pessoas através da magia que só a sala escura oferece’’, disse Patricia Cotta, Head de Marketing do Kinoplex.

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