Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mais lidas do mês

02 Fevereiro 2024 | Renata Vomero

Um novo ano: balanços, apostas, Oscar e sucesso do cinema nacional são os destaques do Portal Exibidor

Janeiro foi marcado por análises do mercado, entrevistas, bons resultados e otimismo para o futuro

Compartilhe:

(Foto: Exibidor)

Todo início de ano normalmente é marcado por um marasmo na indústria, mas 2024 começou provando que quer ser um ano diferente. Com uma série de análises, entrevistas, bons lançamentos, não faltaram pautas para alimentar o mercado neste começo de ano. 

Publicidade fechar X

Entre alguns dos destaques que chamaram a atenção dos leitores no mês de janeiro, estiveram as apostas das distribuidoras para os próximos meses, incluindo, aí campanhas de marketing, indicados ao Oscar e os anúncios dos line-ups, fortes mesmo diante das dificuldades com as greves de 2023. 

No entanto, mesmo de olho no mercado internacional, é o Brasil que brilhou em janeiro, e estamos falando de cinema nacional, que foi responsável por um market share de 30% em vendas de ingresso no mês, sendo responsável por um aumento de mais de 2000% para os filmes nacionais em janeiro comparando com o mesmo período do ano passado

Diante disso, embora alguns desafios ainda se apliquem para o setor, agora a indústria brasileira começa a ver o cenário com maior otimismo, acreditando na recuperação interna com maior intensidade e celeridade. 

Esse é o panorama que melhor foi desenhado pelo Portal Exibidor neste mês e que chamou a atenção dos nossos leitores. 

Confira as dez notícias mais lidas de janeiro:

"Príncipe Lu e a Lenda do Dragão": Novo Filme de Luccas Neto tem potencial para agradar pais e filhos

Com 41 milhões de inscritos, Luccas Neto é o quinto maior youtuber brasileiro. Soma-se a isso 20 milhões de seguidores no Instagram e TikTok e 14 milhões de downloads em seus aplicativos próprios. Príncipe Lu e a Lenda do Dragão (H2O Films) estreou em 25 de janeiro e conta com ninguém menos do que Luccas Neto como protagonista. Conversamos com Sandro Rodrigues, CEO da H2O Films, sobre a campanha de lançamento.

Distribuidoras revelam suas apostas para 2024 e acreditam em crescimento do público nos cinemas

O ano de 2023 ficou marcado por uma forte retomada do audiovisual e das salas de cinema após a pandemia de Covid-19 e, apesar de ainda não chegar aos mesmos patamares de antes, o saldo foi positivo. Diante do cenário de retomada, a expectativa das distribuidoras é que, em 2024, a tendência de crescimento seja mantida. O Portal Exibidor falou com algumas das principais distribuidoras que atuam no Brasil sobre suas apostas.

"Wonka" e "Aquaman" lideram bilheterias, mas filmes brasileiros também se destacam

O ano é novo, mas os principais destaques das bilheterias já são velhos conhecidos do público. Aquaman 2: O Reino Perdido (Warner) e Wonka (Warner) lideraram no Brasil e América do Norte. No cenário global, o destaque foi o chinês Shining For One Thing, mas no Brasil Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris) e Mamonas Assassinas - O Filme (Imagem Filmes) fizeram bonito em suas aberturas

"Minha Irmã e Eu" se aproxima de ser o primeiro filme nacional a ultrapassar 1 milhão de espectadores desde a pandemia

A transição entre 2023 e 2024 tem dado bons motivos para a indústria cinematográfica nacional se animar. Muito disso é pela excelente campanha que Minha Irmã e Eu (Paris Filmes) tem feito desde sua estreia comercial, em 28 de dezembro. Com mais de 750 mil ingressos vendidos, o filme rapidamente chegou perto da marca de um milhão de espectadores, batida logo após a publicação desta matéria. Conversamos com Marcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes.

Retrospectiva 2023: Os principais acontecimentos do ano no mercado cinematográfico

O ano de 2024 começou, mas muito do que veremos nos próximos 12 meses será reflexo de um 2023 bastante complexo. Da alta expectativa de uma forte retomada, a realidade se apresentou um pouco diferente, com greves, surpresas positivas e negativas nas bilheterias, entre outras questões. Desta forma, há muito para destacar sobre o mercado cinematográfico no ano passado.

Disney apresenta "Nosso Lar 2" aos exibidores; Expectativa é vender 2 milhões de ingressos

Em 2010, Nosso Lar entrou em cartaz e em pouco tempo alcançou 4 milhões de ingressos vendidos no país, fechando o ano entre os dez filmes com mais público naquela ocasião. Quase 15 anos depois, Nosso Lar 2: Os Mensageiros (Disney) voltou às telonas com a promessa de fazer novamente uma ótima bilheteria. O Portal Exibidor foi convidado a comparecer na cabine para donos e programadores de cinema e teve a oportunidade de assistir ao filme.

Entre indicados e já premiados, temporada aquece termômetro para o Oscar e aponta favoritos

O Oscar 2024 irá acontecer apenas no dia 10 de março, mas o início da temporada de premiações já dá fortes indícios do que poderá acontecer no Teatro Dolby, em Los Angeles. Os prêmios do Globo de Ouro e do Critic Choice Awards são considerados dois dos principais termômetros para o Oscar e, nesse sentido, Oppenheimer (Universal) desponta como um dos principais favoritos na maior premiação do cinema mundial. Enquanto isso, Barbie vem liderando com folga o número de indicações - foram nove no Globo de Ouro e 18 no Critics Choice Awards - , o filme de Christopher Nolan é aquele que vem conseguindo o maior número de vitórias. Além disso, as indicações do PGA Awards, prêmio organizado pelo sindicato dos produtores dos Estados Unidos, SAG Awards, organizado pelo sindicato dos atores de Hollywood, e DGA Awards, organizado pelo sindicato dos diretores, também apontam a dupla Barbieheimer como dominantes na temporada de premiações.

Telecine redefine modelo de aquisição de títulos para atender novas demandas do mercado

Agora, em 2024, com base em mudanças de mercado e comportamento do público, o Telecine passará a fazer suas negociações filme a filme – não mais com “pacotes” como fazia com algumas distribuidoras parceiras –  e ampliando as parcerias outras majors e distribuidoras independentes, bem como mantendo sua presença nos principais festivais no mundo para garantir aquisições diretas para sua plataforma. O foco é na diversificação de títulos no catálogo para melhor atender ao público. Entrevistamos Sóvero Pereira, CEO do Telecine, sobre o tema.

Bilheterias apresentam diferentes cenários pelo mundo, mas "Beekeeper" lidera globalmente

Depois de ultrapassar um milhão de espectadores, Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris) segue com uma ótima sustentação, mas quem lidera as bilheterias brasileiras há mais de um mês é Aquaman 2: O Reino Perdido (Warner). Os cenários têm divergido bastante no mundo, e Beekeeper (Diamond) foi quem liderou globalmente, enquanto Meninas Malvadas (Paramount) foi o destaque nos EUA.

Disney anuncia primeira edição da D23 no Brasil; Antes, experiência acontecerá nos Estados Unidos

Disney trará pela primeira vez ao Brasil a experiência da D23, principal evento para os fãs das produções da empresa. Ainda sem data exata definida, a edição nacional acontecerá em novembro. Antes, porém, a D23 acontecerá em Anaheim, nos Estados Unidos, cidade que é sede do evento desde que foi fundado. Através da D23, a Disney apresenta desde 2009 o que tem de melhor do universo Disney, com novidades e diversas ativações para os fãs. Dona de alguns dos principais estúdios cinematográficos do mundo, como Marvel, Pixar, Star Wars, Searchlight, além das próprias produções originais da Disney, a empresa aproveita o momento para anunciar filmes, séries, convidar seus principais talentos, entre outras novidades. 

Compartilhe:

  • 0 medalha