Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

11 Janeiro 2024 | Renata Vomero

Telecine redefine modelo de aquisição de títulos para atender novas demandas do mercado

Empresa amplia oportunidades de parcerias com grandes estúdios e distribuidoras independentes

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

O Telecine desponta como um dos principais players brasileiros voltados à exibição doméstica de filmes desde sua criação há mais de 30 anos. Atualmente, com foco no digital, mas mantendo os canais na TV Paga, o serviço se consolida como uma importante janela de cinema.

Publicidade fechar X

Entre esses anos, algumas parcerias foram estabelecidas com grandes majors de Hollywood, garantindo uma espécie de exclusividade do Telecine para os títulos da empresa, caso, por exemplo, da Paramount e Universal.

Agora, em 2024, com base em mudanças de mercado e comportamento do público, o Telecine passará a fazer suas negociações filme a filme – não mais com “pacotes” como fazia com algumas distribuidoras –  e ampliando as parcerias outras majors e distribuidoras independentes, bem como mantendo sua presença nos principais festivais no mundo para garantir aquisições diretas para sua plataforma.

“Com o mercado em constante transformação, assim como os hábitos dos consumidores, o Telecine agora negocia compras de títulos com todas as empresas do mercado, sejam estas grandes ou pequenas, majors como Warner, Universal ou produtoras e distribuidores independentes. Esse cenário faz parte dos movimentos que vêm ocorrendo no negócio audiovisual, em que diferentes plataformas e players trabalham juntos para melhor atender ao consumidor”, contou Sóvero Pereira, CEO do Telecine, em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor.

A expectativa é que o catálogo ganhe em maior variedade e diversificação de títulos, passando por filmes de acervo, lançamentos e títulos exclusivos. E tudo isso feito pela própria equipe da empresa, garantindo uma curadoria humana, que acaba sendo muito mais assertiva, tendo em vista também as contínuas pesquisas realizadas pelo Telecine para entender o comportamento do público, que muda constantemente. Inclusive, um dos últimos insights vindos destas pesquisas é que 73% do público prefere reassistir a um filme do qual já tenha familiaridade.

“Vivemos em uma era de excessos, com muitas opções de lançamentos e plataformas de streaming. Isso gera ansiedade no momento da escolha do que assistir, o que muitas vezes nos paralisa. Muitas vezes gastamos mais tempo procurando do que realmente assistindo a um filme. Precisamos ficar atentos quanto a esse movimento e valorizar os títulos que confortam o consumidor, mesmo que não seja o último lançamento da semana”, contou o executivo.

Tendo isso em vista, com as novas aquisições para o catálogo, somando aos filmes já presentes na programação, chegam ao público as cinelists, já pensadas para facilitar a escolha na hora de assistir a um filme.

Outra facilitação é a presença do serviço em diversos apps de streaming, como globoplay e Prime Video e também as parcerias com operadoras de TV e internet, garantindo maior capilaridade da plataforma. Mas para isso, vale, de fato, o que vem no catálogo.

Para este ano, a empresa destaca os lançamentos de Velozes e Furiosos 10, Super Mario Bros. - O Filme, Os Mercenários 4, Vidas Passadas, Asteroid City, Drácula: A Última Viagem de Demeter, Nosso Sonho, Meu Nome é Gal, Mussum, O Films, Ruby Marinho: Monstro Adolescente, Ó Pai, Ó 2, entre outras novidades que devem chegar ao longo do ano.

Confira a entrevista com o executivo:

Como serão as negociações para aquisição de filmes para o Telecine em 2024?

Com o mercado em constante transformação, assim como os hábitos dos consumidores, o Telecine agora negocia compras de títulos com todas as empresas do mercado, sejam estas grandes ou pequenas, majors como Warner, Universal ou produtoras e distribuidores independentes. Esse cenário faz parte dos movimentos que vêm ocorrendo no negócio audiovisual, em que diferentes plataformas e players trabalham juntos para melhor atender ao consumidor.

O que muda com relação ao modelo antes empregado?

A forma como o conteúdo é entregue ao consumidor continua a mesma. O nosso maior compromisso permanece o de oferecer um serviço 100% filmes, com um catálogo variado e a nossa curadoria humana e especializada, que é o nosso diferencial. Para isso, estamos atentos às oportunidades comerciais com os grandes estúdios e também presentes nos principais festivais internacionais, como Berlim, Cannes e Veneza, selecionando o que há de melhor para o nosso assinante.

Como isso deve impactar o catálogo do Telecine para este ano?

O objetivo é sempre manter nosso produto diversificado e em constante renovação, oferecendo a maior variedade de filmes, sejam exclusivos ou não, sejam lançamentos ou acervo. Nosso modelo de negócio sempre priorizou a curadoria especializada e o entendimento do gosto do brasileiro. Essa capacidade de fazer a recomendação correta permanece, principalmente em um contexto de mudança dos hábitos dos consumidores, seja por meio dos nossos canais segmentados ou pelas nossas cinelists nas mais variadas plataformas (Globoplay, Prime   Video e plataformas on demand das operadoras de TV por assinatura). No Telecine, o assinante sempre encontra o filme ideal para qualquer momento.

Para esse ano, tem muita coisa boa vindo por aí: seguimos apostando em títulos de grande sucesso, como franquias renomadas, preciosidades do mercado independente, destaques do Cinema Nacional, e filmes que agradam a toda família. Somado a isso, uma pesquisa recente encomendada pelo Telecine aponta que 73% das pessoas gostam de rever obras que já conhecem, e é claro que, os grandes títulos já conhecidos pelo público também terão destaque em nosso acervo ao lado dos lançamentos.

Vivemos em uma era de excessos, com muitas opções de lançamentos e plataformas de streaming. Isso gera ansiedade no momento da escolha do que assistir, o que muitas vezes nos paralisa. Muitas vezes gastamos mais tempo procurando do que realmente assistindo a um filme. Precisamos ficar atentos quanto a esse movimento e valorizar os títulos que confortam o consumidor, mesmo que não seja o último lançamento da semana. No catálogo do Telecine, as sugestões de filmes são organizadas em cinelists temáticas cuidadosamente pensadas para ajudar o assinante a encontrar o que mais combina com seu momento.  O Telecine está também envolvido na organização dos filmes nos catálogos das plataformas parceiras de forma a ajudar o assinante a navegar de forma mais assertiva pelos conteúdos disponíveis. Mesmo no mundo linear, o Telecine é pioneiro na segmentação de canais e na criação de maratonas temáticas que facilitam a vida do consumidor.

Falando em catálogo, quais são os filmes em destaque que chegam ao Telecine neste semestre?

Neste primeiro semestre, o catálogo recebe títulos aguardados como 'Velozes e Furiosos 10', que chega no dia 1º de fevereiro, 'Super Mario Bros. O Filme', no dia 8 de março, e 'Os Mercenários 4', ainda com data a confirmar. A lista traz ainda títulos diferenciados como ‘Vidas Passadas’, filme de Celine Song e uma das grandes apostas para o Oscar deste ano; ‘Asteroid City’, novo filme de Wes Anderson; e 'Drácula: A Última Viagem de Demeter', nova adaptação do livro de Bram Stoker. Agora em janeiro tivemos a chegada de ‘Nosso Sonho’, no dia 2, e teremos também ‘Meu Nome É Gal’, com estreia no dia 11 de janeiro. Em fevereiro, além de Velozes, teremos 'Mussum, O Filmis', a partir do dia 8, 'Ruby Marinho: Monstro Adolescente', no dia 15, e ‘Ó Paí, Ó 2’, no dia 28. Faremos a divulgação dos próximos títulos à medida que forem confirmados no acervo.

 

 

Compartilhe:

  • 0 medalha