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19 Janeiro 2024 | Yuri Codogno

"Príncipe Lu e a Lenda do Dragão": novo filme de Luccas Neto tem potencial para agradar pais e filhos

Com campanha que dura mais de um mês, longa estreia no dia 25 de janeiro

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(Foto: Divulgação)

Com 41 milhões de inscritos, Luccas Neto é o quinto maior youtuber brasileiro, além dos outros 12 milhões que possui em seus outros canais. São seis milhões de seguidores no Instagram, 16 milhões no TikTok e 14 milhões de downloads em seus aplicativos próprios, que possuem 800 mil usuários ativos mensais. Soma-se a essas credenciais também o protagonismo no cinema, agora em Príncipe Lu e a Lenda do Dragão (H2O Films), seu próximo filme que entra em cartaz no dia 25 de janeiro.

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Os números falam por si só e credenciam o filme a ser um sucesso absoluto, mas a H2O Films vai além e está fazendo uma grandiosa campanha para o lançamento, demonstrando alta confiança nessa história e também na recuperação do cinema brasileiro. No início de janeiro, o Portal Exibidor conversou com Sandro Rodrigues, CEO da H2O Films, que comentou mais sobre a campanha de lançamento.

“O Luccas Neto realmente é uma marca hoje, é uma franquia brasileira. A gente tem isso hoje no Brasil e ele é essa potência, a nossa esperança em nosso trabalho árduo”, comentou Sandro sobre o astro do filme.

Além dos números apresentados, a campanha do filme - até o fim de dezembro - havia obtido 65 milhões de impressões online nas redes do grupo Meta, Google e TikTok e 11 milhões de impactos nas mídias out of home. Isso tudo com um destaque importante: apenas 10% da campanha foi realizada em dezembro. 

Neste mês, a H2O realizou quatro pré-estreias - duas em São Paulo e duas no Rio de Janeiro - com a presença de Luccas Neto, que juntas alcançaram, entre pagantes e convidados, mais de cinco mil pessoas. “90% da campanha é agora em janeiro. [As pré-estreias] com a presença do Luccas tirando foto com as crianças cria repercussão, todo mundo posta, o fã olha, vê o Luccas envolvido com o filme. A gente quer criar uma onda gigante e entregar um número muito satisfatório para o cinema esse ano”, explicou Sandro.

Entretanto, algo de dezembro que ainda vale destacar é que 297 lojas da Ri Happy tiveram suas fachadas adesivadas com Príncipe Lu e a Lenda do Dragão. O impacto é ainda maior se considerarmos que o principal movimento da loja de brinquedo é no natal, quando crianças e suas famílias costumam frequentar o espaço. 

Sobre as famílias, Sandro destaca que, apesar de reconhecer que as crianças são o público-alvo, o filme tem um grande diferencial por ter sido produzido para ser apreciado por toda a família: “Os pais vão gostar de assistir junto com os filhos. Essa é a nossa ideia, tanto que a nossa frase de campanha é ‘um filme para toda a família’. Por mais que o target principal seja a criança, o pai e a mãe vão estar lá em função da criança. Queremos fazer com que os pais que estejam junto com o nosso target principal, assim como aconteceu com várias propriedades infantis, curtam estar ali junto com o filho, curtindo aquele momento ali junto dentro do cinema”.

E tem elementos para isso, visto que a produção conta com importantes nomes que tendem a agradar um público mais velho - especialmente se considerarmos que, como o Sandro ressaltou, estão no cinema em função dos filhos. Então o elenco conta o retorno de Renato Aragão, o eterno Didi, às telonas, assim como Maurício Mattar e Zezé Motta.

Na direção, Leandro Neri traz a experiência de quem possui outros trabalhos importantes nos cinema, mas também em novelas. Leandro assina o roteiro ao lado de Paulo Halm, que possui vasta experiência em diferentes estilos audiovisuais. Com esses nomes, fica evidente a busca da produção pelo equilíbrio, de modo que pais e filhos saiam das salas de cinema aprovando e indicando o filme para outras famílias. 

A meta de ingressos vendidos, por sua vez, está dentro da realidade das produções nacionais, com o objetivo de alcançar o milhão de público total. Após alguns anos sem conseguir alcançar esse número, Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris) obteve esse feito na semana passada, demonstrando o bom momento que vive o cinema nacional. Aliás, Os Aventureiros - A Origem (Warner), o último filme de Luccas Neto, foi a segunda maior bilheteria nacional de 2023, com aproximados 400 mil ingressos vendidos em um momento muito maior de desconfiança contra os filmes nacionais. 

Em relação a outros lançamentos da distribuidora, a H2O Films já se prepara para lançar um segundo longa do Luccas Neto no segundo semestre deste ano - e mais dois em 2025. A ideia, porém, é continuar com lançamentos independentes, focando em histórias e propriedades diferentes a cada estreia. Medida interessante, visto que o ano passado mostrou que as pessoas estão preferindo histórias originais do que assistir sagas ou franquias. 

“[O lançamento] será do universo do Luccas Neto, não é do Príncipe Lu. Então a gente vem com uma nova história no próximo filme. O Luccas tem várias propriedades dentro do mundo Luccas. Então a ideia é explorar essas propriedades nos cinemas. Quem vai definir a história é o próprio Luccas junto com a produtora Take4. Nós tivemos uma reunião com eles, a ideia é que seja uma outra propriedade”, explicou Sandro. 

Ainda para 2024, a H20 irá lançar Aumenta Que é Rock’N Roll e Dois é Demais em Orlando, respectivamente em fevereiro e março. Para o segundo semestre, além da nova produção de Luccas Neto, a distribuidora conta com O Auto da Compadecida 2, sendo possivelmente a estreia nacional mais aguardada do ano. Outros dois filmes ainda podem estrear em 2024, porém sem mais detalhes até o momento.

Confira a entrevista na íntegra, realizada no dia 5 de janeiro:

E o fenômeno que é o Luccas Neto, hein? 

É inacreditável, é impressionante. Ele realmente é uma marca hoje, é uma franquia brasileira. Temos isso hoje no Brasil e ele é essa potência, a nossa esperança e o nosso trabalho árduo e duro aqui mostrando para os exibidores. Os exibidores gostaram muito do que viram ontem (4 de janeiro) e tanto aqui em São Paulo, quanto no Rio, é mostrar a força dele e do filme. O filme está com uma produção muito incrível.

A nossa expectativa é entregar um resultado maior do que foi Os Aventureiros - A Origem (Warner). Estamos com essa produção incrível, tem um valor de produção enorme, então temos essa esperança.

Qual foi o maior desafio para a campanha de Príncipe Lu e a Lenda do Dragão?

No Príncipe Lu, como o Luccas Neto faz em todas as propriedades dele, ele está muito envolvido na campanha. Então estamos com uma campanha muito forte desde a época do set. Então os fãs já estão sabendo que o filme existe. Criamos algumas estratégias diferenciadas, então fizemos um lançamento muito grande dentro do set, colocamos alguns pilares - que entendo que dá muito valor. Primeiro esse valor todo de produção. A gente passou um pouco disso nos materiais, a produção trouxe alguns talentos que deram muito peso ali, principalmente com a imprensa. Destaque total no Renato Aragão, o Didi. Deu uma repercussão enorme do Didi estar junto com o Luccas Neto. Além dele, tem Maurício Mattar e Zezé Motta.

Então tem um elenco de peso no filme que engrandece muito. Além de todo esse fenômeno do Luccas, acho que soma muito. O diretor [Leandro Neri] é um diretor de renome, que já escreveu várias novelas para a Globo, tem o roteirista que trabalhou junto com o Luccas, que é o Paulo Halm, também vem aí de um mundo Globo. Então tem uma estrutura no filme muito forte em relação a produção, em relação a qualidade e na campanha criamos criou uma estratégia que era, desde o set, o fã ficar sabendo do filme. Queríamos despertar o desejo das pessoas ficarem aguardando o filme que vai estar chegando. Então a gente se diferenciou muito dos outros conteúdos, dando a dimensão do que é o Príncipe Lu e fazendo com que as pessoas fiquem aguardando.

É um filme de fã. Então um filme de fã é você avisar e você incentivar. Aguçar a vontade de despertar o interesse para ver ali na data que vamos posicionar… e é um filme que vem para as férias, né? Então queremos deixar ele muito pronto para chegar agora nas férias como um filme bem aquecido. Além de fazer toda a campanha ali no set, a assessoria de imprensa foi muito forte. Foi muito importante. Fizemos uma campanha muito pesada no online, no final de dezembro. O Luccas estreou na TV aberta no SBT. Ele estreou no dia 25 de dezembro e fizemos duas chamadas no programa do Luccas dentro do SBT. Já fizemos um investimento muito forte no online falando sobre o filme, então começamos com a campanha em dezembro mesmo com o filme estreando em 25 de janeiro. Fora isso, já está com o trailer desde o dia 20 de dezembro em todos os cinemas, visando pegar as estreias de Patos e Wish.

Interessante que o filme vai estrear no final das férias, com bastante chance de ter uma boa sustentação no boca a boca por causa do início das aulas.

É isso mesmo. O Luccas já tem o fã dele, então a ideia é entregar um filme com alta qualidade para o fã assistir mais vezes.

Só que criamos um diferencial nessa questão da qualidade do filme, porque os pais vão gostar de assistir junto com os filhos. Essa é a nossa ideia, tanto que a nossa frase de campanha é “um filme para toda a família”. Porque colocamos que é para os pais curtirem junto com os filhos. Por mais que o target principal seja a criança, o pai e a mãe vão estar lá em função da criança. A gente não tá aqui querendo tirar o nosso foco, não queremos pegar o público mais velho. Queremos fazer com que os pais que estejam junto com o nosso target principal, assim como aconteceu com várias propriedades infantis, curtam estar ali junto com o filho, curtindo aquele momento ali junto dentro do cinema, entendeu?

Estão trabalhando com alguma meta de ingressos vendidos?

Estamos investindo para fazer com que o filme barre ali a casa de um milhão de ingressos. Essa é a nossa expectativa. O cinema brasileiro tá aí buscando isso, né*? Acho que hoje tem vários filmes que vão brigar para chegar nessa casa de 1 milhão de ingressos. Acho que o Príncipe Lu, de verdade, é um filme que pode estar falando de estar chegando em 1 milhão de ingressos. É essa a nossa expectativa. Estamos investindo para isso.

*Entrevista realizada antes de Minha Irmã e Eu superar o milhão de ingressos vendidos.

E olhando todo o material da campanha e a concorrência no final do mês, realmente dá para acreditar…

É esta é a nossa expectativa. Íamos estrear até um pouco antes, mas nossa estratégia foi ficar no 25 de janeiro para afastar um pouco de Patos e Wish, então a gente está três semanas depois. E teoricamente, para o nosso target, que é uma criança menor, por mais que o Turma da Mônica Jovem, que sai uma semana antes, acho que ele pega um público mais adolescente. Tanto que é Turma da Mônica “Jovem”, então é um outro target que não é o nosso ingresso. O nosso ingresso é para criança menor. Então naquela data do 25 de janeiro, pegando fevereiro, pegando todo o carnaval… entendemos que é o único projeto nesse target mesmo.

E pelo o que entendi, terá mais um filme do Luccas Neto, certo?

Sim, a nossa estratégia é ter dois filmes por ano do Luccas Neto. Esse é o conceito, então além do Príncipe Lu, temos um novo filme no segundo semestre do Luccas Neto. Ainda vamos definir a data, mas será nesse segundo semestre, já está no nosso planejamento e o planejamento é ter mais dois filmes no ano que vem. A ideia é ser mais uma grande franquia, se Deus quiser, para o cinema brasileiro.

A franquia seria o universo do Luccas Neto ou de O Príncipe Lu?

Será do universo do Luccas Neto, não é do Príncipe Lu, é uma franquia do mundo Luccas Neto. Então a gente vem com uma nova história no próximo filme. O Luccas tem várias propriedades dentro do mundo Luccas. Então a ideia é explorar essas propriedades nos cinemas, como já foi Os Aventureiros, agora tá chegando o Príncipe Lu e o próximo será um novo que ainda não está definido. Quem vai definir isso é o próprio Luccas junto com a produtora Take4.  Tivemos uma reunião com eles, a ideia é que seja uma outra propriedade.

Interessante, porque se a gente olhar no ano passado, quem se diferenciou no mercado foram propriedades novas, não foram franquias, não foram sequências.

É isso mesmo e também oxigena, né? A gente não fica na mesma tecla, algumas propriedades acabam cansando. Por mais que seja um mundo do Luccas Neto, é uma nova história, é uma nova situação, um novo personagem, um novo enredo. Então muda tudo. Por mais que seja o mesmo Luccas, que isso é muito bom, porque a gente já vem com um projeto com uma comunidade de fãs. Hoje, a grande dificuldade é sempre conseguir despertar perante ao público para ter a vontade de ir ao cinema assistir ao filme, então o Luccas consegue fazer isso porque ele tem essa comunidade, mas ao mesmo tempo vamos oxigenar, vai trazer uma nova história para essa comunidade.

E em relação aos outros filmes da H2O, o que mais tem para 2024?

Por enquanto, temos o Aumenta Que é Rock N’ Roll [em fevereiro], depois tem depois Dois É Demais em Orlando [em março], com o Eduardo Sterblitch…  o filme já está pronto, está finalizando, e vamos lançar na Semana Santa. O Aumenta Que é Rock vamos lançar em fevereiro, na segunda quinzena de fevereiro, vamos fechar a nova data. 

Temos mais um filme do Luccas Neto, no segundo semestre, que entra agora em produção. Vamos ter mais dois filmes que estão finalizando, então só estamos dependendo da produtora, se finaliza. E aí no segundo semestre, em dezembro, temos O Auto da Compadecida 2

Gostaria de acrescentar mais alguma informação?

Acho que temos uma uma franquia muito forte, para mim um dos nomes mais fortes da atualidade. Então a ideia é trazer toda essa potência pro cinema, o cinema brasileiro precisa ter potências como essas. Acho que o Luccas está neste lugar e a gente vai estar entregando um filme realmente que tem qualidade, tem produção, está preocupado não só com target principal, que a criança, mas com a família como um todo. E o segundo ponto que é muito importante é que, de fato, estamos fazendo um grande investimento nessa campanha pro filme.

Agora em dezembro fizemos uma campanha. O maior movimento da Ri Happy é em dezembro… conseguimos fechar uma parceria com eles. A gente adesivou 297 lojas da Ri Happy, sendo que a grande maioria do público que vai pra Ri Happy é no Natal, então estávamos no Natal já com todas as vitrines adesivadas. 

Vamos criar algumas estratégias… 90% da campanha é agora em janeiro. Então já está muito quente, vamos colocar ele mais quente ainda. Vamos fazer duas pré-estreias em São Paulo e duas pré-estreias no Rio de Janeiro, com a presença do Luccas, tirando foto com as crianças. Isso cria repercussão, todo mundo posta, o fã olha, vê o Luccas envolvido com o filme. Então a gente vem realmente muito grande. A gente quer criar uma onda gigante e entregar um número muito satisfatório para o cinema esse ano.

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