21 Dezembro 2022 | Yuri Codogno
Balanço 2022: Cinemas registram aumento de 68,3% de público em relação ao ano passado no Brasil
Segundo dados do OCA, 87,9 milhões de ingressos foram vendidos este ano
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Faltando dez dias para encerrarmos o ano, o Portal Exibidor preparou um levantamento com alguns dos principais números que os cinemas do Brasil e do mundo registraram em 2022. E as notícias são boas por aqui: os exibidores tiveram 87,9 milhões de público, aumentando em 68,3% os 52,2 milhões de 2021. E com Avatar: O Caminho da Água (Disney) ainda em cartaz, a tendência é que os números fiquem melhores.
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Todos os dados nacionais apresentados nesta matéria foram retirados do site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual - OCA, enquanto os números internacionais são oriundos do portal Box Office Mojo, especializado em bilheterias. Em ambos os casos, a data de consulta foi hoje (21).
Em um ano marcado por poucos blockbusters - muito mais do que em 2020 e 2021, porém muito menos do que o período pré-pandêmico - e também pelo início da retomada do audiovisual, tanto na política nacional quanto na produção mundial, foram exibidos 737 títulos nas salas escuras, sendo que 341 foram lançamentos inéditos, com ao menos mais sete estreias planejadas até o fim do ano. A arrecadação total, por sua vez, é de R$ 1,669 bilhão, que, dividido pelo público, deixa o valor médio do ticket em R$ 18,55.
Importante ressaltar que, nos 737 títulos totais, o OCA contabiliza reexibições (inclusive as de apenas uma sessão), festivais, shows, transmissões ao vivo, entre outras exibições nas telonas.
Apesar dos bons números, a negativa fica para o cinema brasileiro. Entre todos os títulos exibidos, 278 foram nacionais, mas apenas 94 foram produções inéditas. Com isso, a arrecadação ficou em R$ 70,94 milhões, representando apenas 4,24% do faturamento anual. Já o público para o cinema nacional ficou em quatro milhões, representando 4,55% do total. Mesmo assim, houve uma pequena melhora em comparação ao ano passado, que teve apenas 1,9% do público destinado ao cinema brasileiro.
2022 também ficará marcado como o ano em que, ao menos no Brasil, o gênero de terror se manteve em alta durante meses. Diversos títulos foram lançados, com alguns resultados expressivos, como Órfã 2: A Origem (Diamond/Galeria), Sorria (Paramount) e Não! Não Olhe! (Universal). Como contamos antes, foram 7,5 milhões de ingressos destinados ao gênero, representando, até agora, 8,5% de todos os bilhetes comercializados, números considerados importantes, tendo em vista que terror costuma ser filme de nicho.
Aliás, outros filmes também conseguiram feitos interessantes no Brasil, como o caso dos animes One Piece Filme Red (Diamond/Galeria), Dragon Ball Super: Super-Herói (Sony) e Jujutsu Kaisen 0 (Sony), que levaram, respectivamente, 354 mil, 331 mil e 261 mil pessoas aos cinemas. Uncharted: Fora do Mapa (Sony), inspirado no videogame homônimo, é outro que se saiu muito bem, com 1,4 milhões de público.
Outro longa que chamou a atenção, porém mais pela hype do que pela bilheteria, foi Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Diamond/Galeria). Um dos grandes favoritos às premiações de 2023, inclusive o Oscar, ficou reconhecido por sua originalidade.
E falando em Oscar, boa parte dos filmes que disputaram a edição 2022 não fizeram muito sucesso no Brasil, mesmo sendo lançados por aqui após o anúncio da seleção oficial. Parte pelo início da retomada dos cinemas, parte pela questão financeira (favorecendo que o público dê ainda mais prioridade aos blockbusters), fato é que nenhum conseguiu grandes números. Exemplos são: Spencer (Diamond/Galeria), O Beco do Pesadelo (Disney), Licorice Pizza (Universal), Belfast (Universal), A Pior Pessoa do Mundo (Diamond/Galeria), Drive My Car (O2 Play/MUBI) e Mães Paralelas (O2 Play). Spencer foi quem mais atraiu público (105 mil) e mais nenhum outro superou os cem mil. Juntos, esses filmes fizeram 389.846 espectadores. Em tempo, importantes produções da premiação de 2022 estrearam nas telonas no ano anterior, como No Ritmo do Coração, Ataque dos Cães e Amor, Sublime Amor, e depois ficaram disponíveis apenas nos streamings.
Entretanto, não foi apenas o cinema de arte que decepcionou em 2022. Algumas grandes produções, sejam blockbusters ou filmes com altas expectativas, tiveram bilheterias bem abaixo do esperado. Começando pelo cinema nacional, Papai é Pop (Diamond/Galeria) se provou um excelente filme, mas teve apenas 50 mil espectadores nos cinemas.
De estrangeiros, o grande flop global veio com Lightyear (Disney) que, curiosamente, não foi mal no Brasil: 1,2 milhão de espectadores. Mas no resto do mundo não teve a mesma campanha, especialmente pelo tamanho do personagem: foi apenas o 15º filme mais rentável na América do Norte e o 18º no mundo. Outros dois filmes que ultrapassaram o milhão de espectadores nacionais foram Morbius (Sony) e A Mulher Rei (Sony), mas enquanto o primeiro foi um desastre na crítica especializada e do público, o segundo deixou a sensação de que o filme poderia ter ido mais longe, talvez por alguma estratégia equivocada da distribuidora.
Além disso, outros longas geraram uma hype maior do que os resultados, casos de A Cidade Perdida (Paramount), Mundo Estranho (Disney), Morte no Nilo (Disney), O Homem do Norte (Universal) e Amsterdam (Disney). Nenhum chegou a meio milhão de ingressos vendidos.
Por fim, antes de irmos para as maiores bilheterias de 2022, outros dados interessantes são relacionados à média de público por sala. Contabilizando apenas lançamentos de 2022 que tiveram pelo menos 200 sessões, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney) liderou: foram 182.356 sessões, com uma média de 46 ingressos vendidos por exibição.
Mas se abrirmos um pouco mais o leque de opções, quem liderou (ainda contabilizando um mínimo de 200 sessões) foi o show da banda coreana BTS: BTS Permission To Dance On Stage: Seouil: Live Viewing, que teve 263 sessões, com uma média de 164 por exibição, algo que pode servir como exemplo aos exibidores que visam buscar alternativas para aumentarem suas receitas. Além disso, a reexibição de Harry Potter e a Câmara Secreta (Warner), com 2.211 sessões, foi bem, com uma média de 79 espectadores por sala.
Maiores bilheterias em 2022
Brasil:
Apesar dos poucos blockbusters, não é nenhuma surpresa que os dez filmes mais vistos este ano nos cinemas nacionais sejam as grandes produções. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura liderou com 8,3 milhões de espectadores, seguido de Minions 2: A Origem de Gru (Universal), com 6,8 milhões, e Thor: Amor e Trovão (Disney), com 6,3 milhões de tickets vendidos.
Na sequência, outros dois filmes de herói: Batman (Warner) e Pantera Negra 2: Wakanda para Sempre (Disney), que levaram respectivamente 5,8 milhões e 5,3 milhões de pessoas às salas escuras. Este último ainda está em cartaz, com possibilidade de ampliar um pouco seus números.
Top Gun: Maverick (Paramount), a maior bilheteria mundial do ano, ficou em 6º lugar no Brasil, fazendo “apenas” 5 milhões de espectadores. Adão Negro (Warner), ainda em cartaz, teve 4,2 milhões de público, um pouco a frente de Jurassic World: Domínio (Universal), com 3,9 milhões.
Quem também chamou muita atenção foi Sonic 2 - O Filme (Paramount), que teve 3,1 milhões de espectadores, à frente de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore (Warner), com 2,5 milhões de espectadores.
Vale também uma menção honrosa a Homem Aranha: Sem Volta para Casa (Sony). Lançado no finalzinho do ano passado, o filme levou 3,7 milhões de pessoas aos cinemas no início de 2022 e, posteriormente, com seu relançamento que teve cerca de 15 minutos de cenas extras, mais 478 mil pessoas foram assistir ao longa nas telonas.
Avatar: O Caminho da Água também merece destaque: até o momento, 1,96 milhão assistiram ao filme que, se tivesse estreado mais cedo, estaria presente no ranking.
Já o cinema nacional sofreu um pouco mais com as bilheterias, como dissemos anteriormente. Nenhum filme chegou nem perto do top 10 dos mais assistidos, sendo que o que mais se aproximou foi Turma da Mônica: Lições (Paris/Downtown), que, lançado no penúltimo dia de 2021, teve 544 mil de público. Tô Ryca! 2 (Paris/Downtown) também conseguiu ultrapassar a barreira do meio milhão, com 518 mil espectadores.
O infantil Detetives do Prédio Azul 3 - Uma Aventura no Fim do Mundo (Paris/Downtown) vendeu 424 mil ingressos, um pouco na frente da sensação Medida Provisória (Elo Studios), com 408 mil tickets comercializados, mas que teve um hype ainda maior. Eduardo & Mônica (Paris/Downtown) ficou em 5º, com 389 mil espectadores.
Completam o ranking: Predestinado: Arigó e o Espírito de Dr. Fritz (Imagem) (264 mil espectadores), Juntos e Enrolados (Imagem) (246 mil), Nada é por Acaso (Imagem) (142 mil), O Palestrante (Paris/Downtown) (126 mil) e Pluft: O Fantasminha (Paris/Downtown) (121 mil).
Uma menção honrosa ao independente e nosso representante na disputa do Oscar 2023: Marte Um (Embaúba Filmes) obteve 76 mil espectadores, número que pode crescer - e muito -, caso o filme seja eleito como um dos cinco a disputar a categoria Melhor Filme Internacional.
América do Norte
Nos Estados Unidos e Canadá, a grande surpresa foi Top Gun: Maverick, que se tornou a 5ª maior bilheteria local de todos os tempos. Nenhum outro lançamento de 2022 chegou perto disso. Mas a segunda maior arrecadação do ano, Pantera Negra: Wakanda para Sempre, está na 31º posição histórica e ainda tem chance de subir bastante no ranking, visto que apenas US$ 15 milhões separam a produção da Marvel do 26º colocado, Toy Story 4, que tem US$ 434 milhões.
No geral, sete lançamentos de 2022 entraram no ranking das 200 maiores bilheterias da América do Norte. Confira o top 10 do ano:
- Top Gun: Maverick: US$ 718,3 milhões
- Pantera Negra: Wakanda para Sempre: US$ 419,7 milhões
- Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: US$ 411,3 milhões
- Jurassic World: Domínio: US$ 376 milhões
- Minions 2: A Origem de Gru: US$ 369,5 milhões
- Batman: US$ 369,3 milhões
- Thor: Amor e Trovão: US$ 343,2 milhões
- Sonic 2 - O Filme: US$ 190,8 milhões
- Adão Negro: US$ 167,7 milhões
- Elvis (Warner): US$ 151 milhões
Novamente menção honrosa a Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que fez US$ 231 milhões este ano, e também a Avatar: O Caminho da Água, que apenas há alguns dias em cartaz, já arrecadou US$ 150,3 milhões.
O ranking completo você pode conferir aqui.
Global
No mundo inteiro, Top Gun: Maverick também foi o filme que mais arrecadou no ano, ocupando o posto do 11º longa com maior bilheteria da história. O segundo lugar do ano, Jurassic World: Domínio, ficou bem abaixo, na 51ª posição. No total, oito estreias de 2022 entraram no top 200 de maiores arrecadações.
Confira as maiores bilheterias de 2022:
- Top Gun: Maverick: US$ 1,488 bilhão
- Jurassic World: Domínio: US$ 1,001 bilhão
- Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: US$ 955,7 milhões
- Minions 2: A Origem de Gru: US$ 939,4 milhões
- Pantera Negra: Wakanda para Sempre: US$ 787,9 milhões
- Batman: US$ 770,8 milhões
- Thor: Amor e Trovão: US$ 760,9 milhões
- Water Gate Bridge (China): US$ 626,5 milhões, sendo que apenas US$ 117 mil foram na América do Norte
- Avatar: O Caminho da Água: US$ 497,1 milhões
- Moon Man (China): US$ 460,2 milhões, sem lançamento doméstico
Importante ressaltar que, tanto na bilheteria global quanto doméstica, Avatar 2 tem potencial para pegar pódio ou até mesmo liderar as bilheterias do ano até o fim de sua exibição.
Confira o ranking completo aqui.
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