19 Novembro 2015 | Fábio Gomes
Expocine reforça status de principal convenção latino-americana voltada à exibição
Evento recebeu participantes de diferentes países ao longo de seus três dias
Compartilhe:
A segunda edição da Expocine se mostrou um sucesso ainda maior do que a primeira. Foram mais de 1.700 inscritos somente no primeiro dia e o mercado pode conhecer todas as novidades em relação ao futuro da exibição não apenas no Brasil, mas em toda América Latina.
“Exibidores de todo o Brasil vieram para São Paulo afim de prestigiar a Expocine e acredito que saíram satisfeitos com o que viram, uma vez que puderam fechar negócios e entender os aparelhos e soluções que estarão presentes nas salas de cinema nos próximos anos”, afirma Marcelo J. L. Lima, CEO da Tonks e criador do evento.
Expositores tiveram um contato franco com seus clientes e puderam conversar de perto e conhecer pessoas interessadas em suas soluções de todo o Brasil. “Para nós é uma grande satisfação participar do segundo ano consecutivo da Expocine, não somente como expositor, mas também como patrocinador. O evento, para nós, traz muita responsabilidade para divulgar aquilo que estamos fazendo e ter a certeza de que o Brasil pode contar com uma grande empresa de tecnologia”, afirma Ricardo Ferrari, da Barco.
Assim como no ano passado, a convenção contou com pessoas de diversos países como Canadá, Chile, EUA, Equador e Uruguai, além de diferentes países latino-americanos que puderam conhecer os principais aparelhos que irão garantir o futuro da exibição.
Uma das grandes novidades da convenção foi a exibição exclusiva de três filmes que tomarão as salas de cinema nos próximos meses. Primeiro, no dia 17, a Europa Filmes apresentou o longa Amor em Sampa, dos diretores Carlos Alberto Riccelli e Kim Ricelli.
No dia seguinte, a Imagem Filmes apresentou Bem Casados, sob a direção de Aluizio Abranches e protagonizado por Alexandre Borges. Fechando o evento, a PlayArte apresentou O Presente, longa de Joel Edgerton com Jason Bateman e Rebecca Hall.
“Este ano procuramos inovar em todos os sentidos e mostrar aos exibidores os filmes que tomarão suas salas em breve foi uma das novidades que implantamos. A ideia é permitir que o mercado conheça ainda melhor as principais apostas das distribuidoras”, diz Mauri Pallos, diretor da Expocine.
Além dos screenings, as principais distribuidoras presentes no País fizeram uma apresentação com todas as suas novidades. Com o auditório lotado, Paramount, Warner, Fox, Diamond, Disney, Sony e Universal mostraram o que os exibidores poderão esperar no futuro.
“Eu acho que esse é um evento importante para nossa indústria, onde você reúne os mais diversos lados do negócio, uma vez que temos exibidores e distribuidores juntos”, afirma Bettina Boklis, diretora de Marketing da Cinemark. “Precisávamos ter esse momento nosso. A gente se encontra duas vezes no ano para ver os lançamentos, mas nunca para discutir”, completa.
Palestras para o mercado
Todas as manhãs contaram com palestras especiais sobre os principais assuntos em pauta no mercado de exibição nacional e latino-americano. O primeiro dia, oferecido pela IMAX, falou sobre formatos especiais, bilheteria e salas premium.
O segundo dia foi patrocinado pela MasterImage e falou sobre o a importância do público Geek, como a internet pode auxiliar a indústria e a relação do cinema com a cidade.
Fechando o encontro, a MPA apresentou palestras que discutiram sobre os paradigmas do cinema nacional, a distribuição do amanhã e as políticas públicas para o audiovisual no Brasil.
Com isso, os participantes puderam entender os desafios que virão pela frente em anos vindouros e como lidar com cada uma dessas situações no futuro próximo.
Workshops e apresentações especiais
Não bastando, a Expocine ainda contou com uma apresentação especial da Dolby em parceria com a Christie. Junto à Centauro, à Severtson e à Santa Clara Poltronas, as empresas montaram uma suíte para demonstrar sistemas como o som imersivo Dolby Atmos, as soluções de acessibilidade da Dolby, o servidor Dolby IMS2000 e as soluções de alto-falantes e projeção da Christie.
“A Expocine é uma feira, mas é muito mais do que uma feira no sentido de exposição de materiais e equipamentos. Ela tem o sentido de feiras como a CinemaCon, a ShowEast ou a CineAsia que são grandes centrais de encontros onde distribuidores mostram materiais e se veem os materiais que estão surgindo. Ela é fundamental para atualização, principalmente aos exibidores nacionais que não têm acesso a esses eventos”, afirma Luiz Gonzaga de Luca, presidente da Cinépolis Brasil.
Além disso, a Quanta DGT apresentou um workshop especial com praticamente todas as novidades para uma sala de cinema e contou com a participação de empresas como a a AAM, Quanta Post, MasterImage, Barco, KLIPSHCH, MDI/Strong e Santa Clara Poltronas.
“A convenção se tornou um dos eventos mais importantes da exibição nacional. É o momento em que a gente se aproxima dos parceiros, dos clientes atuais e conhece futuros clientes. É importante também, pois percebemos quais são as necessidades do setor e essa percepção serve de insumo para desenvolvermos novas politicas”, diz Fernanda Farah, do BNDES.
A Expocine fechou seu segundo ano reafirmando seu papel como o principal evento da América Latina voltado ao mercado de exibição e em 2016 garante voltar com ainda mais novidades para toda a indústria cinematográfica. "Foi outro ano de sucesso e esperamos superar o que fizemos agora na terceira edição", finaliza Marcelo J. L. Lima.
Confira a cobertura completa:
- Primeiro dia da Expocine
- Segundo dia da Expocine
- Terceiro dia da Expocine
Compartilhe: