29 Julho 2019 | Fernanda Mendes
Governo nomeia novo Secretário do Audiovisual
Ricardo Rihan era sócio da produtora LightHouse
Compartilhe:
Ricardo Rihan, ex-sócio da produtora LightHouse, é o novo secretário do Audiovisual do governo de Jair Bolsonaro. A nomeação foi publicada hoje (29) no Diário Oficial da União.
Publicidade fechar X
Em entrevista à coluna de Sonia Racy, no jornal O Estado de S.Paulo, o mais novo secretário disse que deseja “ampliar a atração de investimentos privados para o setor, com o objetivo de alavancar a produção nacional e dinamizar a cadeia produtiva cinematográfica”.
A produtora da qual Rihan era sócio foi responsável por filmes como Real – O Plano por Trás da História (Downtown/Paris, 2017) e As Mães de Chico Xavier (Paris, 2011).
Em maio último o apresentador de TV carioca, Edilásio Barra, havia sido nomeado para o cargo, mas sua indicação foi revista pelo ministro da cidadania Osmar Terra, após críticas a seu currículo. Agora Edilásio é diretor do Departamento de Políticas Audiovisuais.
Crise
O anúncio do nome de Rihan ao cargo de secretário do Audiovisual vem em um momento de crise entre o governo e os produtores de filmes e séries que não receberam bem o anúncio de transferência da diretora da Ancine para Brasília e do Conselho Superior do Cinema para o Ministério da Casa Civil.
Por isso também na última quinta-feira (25) o secretário de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, se reuniu para um jantar com os produtores. A ideia, segundo a colunista Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo, foi tentar reverter a indisposição entre ambas as partes. Segundo o jornal, o produtor Rodrigo Teixeira, bastante premiado por seus trabalhos como Me Chame Pelo Seu Nome, estava presente no encontro e quis mostrar que a indústria do audiovisual brasileiro produz filmes e séries de todos os gêneros e que existe grande preocupação nos processos com o uso do dinheiro público.
Compartilhe:
- 0 medalha