07 Julho 2017 | Fernanda Mendes
Cinema é segunda atividade cultural mais procurada por usuários do Vale-Cultura
Desde a criação do projeto, o segmento tem participação de 23% dos gastos dos inscritos
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A participação de consumo em cinema vem crescendo de maneira lenta entre os inscritos para o Vale-Cultura, benefício de R$ 50,00 mensais concedido aos trabalhadores para ser utilizado em compras de produtos ou serviços culturais.
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Criado em 2012, o projeto do governo ganhou bastante adesão por parte dos exibidores, que inclusive até desenvolveram campanhas de divulgação, no entanto, dentre os trabalhadores houve pouca procura do cartão.
Agora, em 2017, após cinco anos de execução do Vale-Cultura, já foram mais de 520 mil beneficiados e R$ 401,6 milhões de consumo em programas e produtos culturais.
Segundo dados concedidos pelo Ministério da Cultura, dentre os segmentos mais procurados, em primeiro lugar está a literatura (livros, jornais e revistas) com 65% do consumo total e, na segunda posição, o cinema, com 23%.
A atividade de cinema vem crescendo cada vez mais entre o consumo dos inscritos. Porém, literatura vem tendo uma baixa gradativa. Em 2014, livros, revistas e jornais eram responsáveis por 74% do consumo, já em 2015, este número foi para 66%.
Assistir filmes começou com interesse de 17% no ano de 2014, passando para 21% no ano retrasado.
Outra novidade do Vale-Cultura é o término do incentivo fiscal concedido às empresas que são tributadas com base no lucro real. No entanto, o benefício pode ser prorrogado e deve ser publicado em breve.
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