06 Julho 2016 | Vanessa Vieira
Audiovisual é terceiro maior influenciador das receitas do setor cultural no México
Entidade divulga estudo que mostra impacto da cultura no PIB do país latino-americano
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No fim de junho último, a organização mexicana Instituto Nacional de Estadística y Geografía – INEGI (Instituto Nacional de Estatística e Geografia, em tradução livre) divulgou o estudo “Cuenta Satélite de La Cultura de México, 2014” (Conta Satélite da Cultura do México, em tradução livre) que tem 2008 como ano-base e revelou que o setor cultural é responsável por 2,8% do Produto Interno Bruto – PIB do país. A parcela referente ao mercado é equivalente a 450 bilhões de pesos mexicanos, cerca de US$ 23 bilhões ou R$ 79 bilhões, e é 0,1% maior do que em 2008.
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Dentro desse resultado financeiro, 15% da participação da cultura no PIB do México se refere à categoria Meios Audiovisuais que inclui setores como o cinema, atrás apenas da produção cultural dos lares e artesanatos e itens tradicionais.
Já entre os gastos do país em cultura, a categoria Meios Audiovisuais ficou com a segunda colocação, recebendo 22,6% dos gastos em bens e serviços. Todo o setor cultural somado gerou, em 2014, 1,2 milhão de postos de trabalho.
O cinema no México
O setor cinematográfico mexicano teve, em 2015, um total de 12 milhões de espectadores com população acima dos 120 milhões de cidadãos e sua bilheteria registrou crescimento de 17% em relação a 2014 – o país é considerado o maior mercado de cinema de língua espanhola. Ainda em 2015, estima-se que o cinema no território tenha perdido cerca de US$ 340 milhões para a pirataria.
Neste primeiro semestre de 2016 a venda de ingressos no México cresceu 11% e a renda chegou a mais de US$ 300 mil. Se as bilheterias do país continuarem a crescer dentro dessa margem, baterão o recorde de 2015. O filme com maior público do dos primeiros seis meses de 2016 foi Capitão América - Guerra Civil. [Atualizado em 07/07/2016, às 13h05]
O parque exibidor tem um universo com mais de 6 mil telas e é dominado por duas exibidoras: Cinépolis (3 mil salas) e Cinemex (2,5 mil salas), a última, inclusive, anunciou investimento maciço de US$ 500 milhões em maio deste ano.
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