Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Negócios

16 Maio 2016 | Vanessa Vieira

Segunda maior exibidora mexicana investe US$ 500 milhões em expansão

Empresa planeja abrir novas salas no México e entrar nos Estados Unidos

Compartilhe:

Unidade da Cinemex em Mirasierra Saltillo, México (Foto: Vanguardia)

A Cinemex, segunda maior exibidora do México que foi fundada em 1995, divulgou que fará investimento de US$ 500 milhões em movimento de expansão que prevê 25 novos cinemas no país latino-americano somente em 2016 e já tem pelo menos quatro projetos nos Estados Unidos confirmados.

Publicidade fechar X

José Leonardo Martí, diretor geral da Cinemex, falou em entrevista ao portal Forbes sobre os planos de expansão da exibidora no México e nos EUA, onde outros oito contratos para novos complexos estão em fase final de negociação. O primeiro cinema da Cinemex no país da América do Norte inaugurará em setembro deste ano no City Center, uma área financeira da cidade de Miami, na Flórida. O complexo só terá salas Platino, a marca de salas da exibidora com poltronas VIP reclináveis.

Os novos cinemas nos EUA ficarão com US$ 400 milhões do total investido, enquanto o México ficará com US$ 100 milhões.

Somente em 2015, a Cinemex vendeu 102,6 milhões de ingressos no país latino-americano e, segundo Martí, a empresa, que resulta da fusão de cinco exibidoras menores, é uma das companhias de exibição cinematográfica com maior rentabilidade do mundo e a sexta maior do globo.

No México, a exibidora, que já tem 34% do mercado, tem diversificado a escolha de cidades para instalar novos complexos. Agora a empresa passou a abrir cinemas em cidades médias, com menos de 200 mil habitantes, e até mesmo em pequenos municípios com menos de 100 mil habitantes – tudo por meio de estudos para dimensionar corretamente os complexos e, assim, poder também ter um preço de ingresso adequado à localização. A empresa líder no país ainda é a Cinépolis, com mais de 60% do mercado mexicano.

Para o diretor geral da Cinemex, o plano da exibidora é crescer o máximo possível de maneira sustentável, sendo que novas aquisições não estão descartadas já que a empresa considera o crescimento orgânico um tanto demorado. As aquisições são pensadas principalmente para a entrada da companhia nos EUA.

Quando questionado sobre a constante evolução do cinema e do setor de exibição, Martí comenta que os cinemas precisam sempre inovar agora que a tecnologia se tornou uma parte muito importante na hora de competir com serviços como Netflix. “Temos que continuar oferecendo aos nossos clientes algo que seja melhor do que podem ter em suas casas”, defende. Para o executivo, as exibidoras têm que inovar não só em tecnologia, mas também em serviço e comodidade.

Atualmente, 100% dos cinemas da Cinemex são digitalizados, 12 salas da companhia contam com tecnologia 4D, cerca de 9% dos ingressos são vendidos online e boa parte do conteúdo exibido é recebido por meio de satélites, embora as negociações com os estúdios continuem já que alguns ainda teriam preocupações com a segurança dessa forma de envio. A exibidora também recebe conteúdos diferenciados como partidas da NFL, dos EUA, além de ópera, luta livre e ballet.

A Cinemex hoje conta com mais de 270 complexos e 2,3 mil salas no México e, recentemente, abriu seu sexto cinema na cidade de Querétaro. A unidade tem cinco salas, sendo que, dessas, duas têm exibição em 3D. [Atualizado em 18/05/2016, às 9h55]

Compartilhe:

  • 0 medalha