16 Fevereiro 2016 | Verônica Domingues
Cinépolis e Cinemex lideram o mercado de exibição mexicano
As duas empresas administram 5.578 salas de cinema
Compartilhe:
A indústria cinematográfica mexicana passou por algumas mudanças em 2015. Enquanto a rede Cinépolis ampliava sua participação na Europa, na Ásia e na América Latina - tornando-se a segunda maior exibidora do mundo em termos de vendas de ingressos -, a Cinemex comprou a Cinemark, criando um duopólio na região. Juntas, as empresas detêm 92,8% do parque exibidor.
Publicidade fechar X
Para José Leonardo Martí, presidente da Câmara Nacional da Indústria Cinematográfica (Canacine), a atuação das duas exibidoras aprimorou a qualidade do serviço oferecido ao público. “Percebemos que existe uma grande competência por parte dessas duas empresas, e nossa filosofia é oferecer o melhor ao consumidor. Isso é percebido por meio das projeções com o melhor som do mundo, das imagens, dos serviços, dos conceitos e dos alimentos”, defende.
Ao todo, o México dispõe de 6.011 salas de cinema e consegue vender o ingresso mais barato da América Latina – e o sexto mais barato do mundo. Em 2015, o consumidor aproveitou muito essa vantagem: foram 296 milhões de bilhetes vendidos, 15% a mais que em 2014. A estreia de longas como Vingadores: Era de Ultron e Minions contribuiu para esses números. Nesse cenário, o país ocupa o quarto lugar em venda de tickets ao redor do mundo.
A atuação da Cinépolis, especialmente, despertou a atenção. Durante o 46º Fórum Econômico Mundial, em Davos, Alejandro Ramírez, diretor geral da companhia, afirmou que houve crescimento tanto em número de salas quanto em termos de arrecadação. A rede comprou a maior cadeia exibidora do Chile, Hoyts, a terceira maior da Índia, Fun, e a segunda maior da Espanha, Yelmo. Dessa maneira, encerrou 2015 com 704 salas e mais, liderando o parque exibidor do México, do Chile, do Panamá, da Costa Rica, da Guatemala, e de El Salvador. Ao todo, foram 268 milhões de ingressos vendidos ao redor do mundo.
Sob o ponto de vista de número de salas, a Cinépolis ainda é a quarta maior a nível global. Entretanto, a única exibidora que vendeu mais ingressos foi a Cinemark.
Compartilhe:
- 0 medalha