20 Maio 2016 | Vanessa Vieira
IMAX, Google e Volfoni anunciam novidades sobre realidade virtual
Tecnologia também recebeu comentário negativo do diretor Steven Spielberg no Festival de Cannes
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Tema presente em eventos como o FMX, a CinemaCon 2016, o Digital Hollywood e a Semana ABC 2016, a realidade virtual (da sigla VR em inglês) tem confirmado o envolvimento de empresas como IMAX, Google e Volfoni na criação de novidades para esse tipo de tecnologia, incluindo instalações da IMAX de experiências VR em cinemas.
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Realidade virtual no cinema
No caso da Google e da IMAX, as companhias anunciaram uma parceria para desenvolverem uma câmera de alta resolução de realidade virtual para cinema. Isso pode acontecer por meio da união da expertise em filmagem em alta resolução da IMAX e das últimas novidades da Google para realidade virtual, que inclui uma plataforma de criação de vídeos 3D em 360º chamada Jump – realizada em parceria com a GoPro.
“IMAX é conhecida pela cinematografia e som imersivos. Estamos animados por ter a empresa contribuindo com suas décadas de experiência em câmeras e conteúdo na plataforma Jump”, comenta Clay Bavor, vice-presidente em realidade virtual da Google, em comunicado oficial. Richard Gelfond, CEO da IMAX, afirma que a nova parceria levará o formato premium de exibição cinematográfica para a próxima fronteira das experiências imersivas. A novidade foi anunciada durante a Google I/O, conferência anual organizada pela companhia e que neste ano é realizada entre 18 e 20 de maio. O evento pode ser acompanhado via internet.
Além disso, a líder em buscas na internet também anunciou nesta quinta-feira (19) que lançará óculos e joystick para o uso da plataforma VR Daydream, que chegará aos usuários de smartphones na próxima atualização do sistema operacional Android. Outra marca da Google que terá conteúdo com essa tecnologia é o YouTube, o canal de vídeos terá sua versão VR que estará disponível em qualquer aparelho compatível.
Já a IMAX, segundo o portal do The Wall Street Journal, tem planos para realizar experiências com realidade virtual em pelo menos seis cinemas ainda em 2016. Embora as locações não tenham sido confirmadas, é suposto que Los Angeles, nos EUA, seja a primeira cidade a receber a novidade que está em desenvolvimento por meio da parceria da IMAX com a sueca Starbreeze AB, que ajudará a criar o conteúdo e fornecerá os óculos StarVR. “Acreditamos que a realidade virtual é uma grande promessa e também uma progressão natural para a IMAX dada à nossa consolidação mundial como marca, nosso conhecimento em tecnologia para entretenimento imersivo e nosso forte relacionamento com cineastas, estúdios e exibidores”, explica Richard Gelfond.
Laboratório para desenvolver VR
A Volfoni anunciou também nesta quinta-feira (19) que seus equipamentos foram escolhidos para o mais recente laboratório da Altec, fornecedora de equipamentos para setores como o de telecomunicações. O Virtual Reality Laboratory – VR-Lab (Laboratório de Realidade Virtual, em tradução livre) está localizado na Itália e tem foco em cenas e simulações 3D com a tecnologia por meio de projeção, bem como em uma versão mais simplificada para uso móvel e instalável em praticamente qualquer ambiente de salas de reunião até exposições.
Opinião da indústria
Embora a VR esteja desencadeando inovações e apostas, nem todos estão tão otimistas com a tecnologia. Um exemplo é a opinião de Steven Spielberg, que chamou a novidade de “mídia perigosa” durante o Festival de Cannes 2016, evento francês que termina no próximo domingo (22). O cineasta acredita que o formato terá um “profundo impacto” na cinematografia, especialmente em relação à experiência do espectador, porque não seria apenas uma extensão do cinema, mas sim uma linguagem totalmente nova. Para ele, o “perigo” estará na liberdade total do espectador de olhar para onde quiser nas cenas em vez de seguir a direção já estabelecida para a história, com o risco de se perder da linha narrativa.
A edição deste ano do festival conta com um pavilhão inteiro dedicado apenas à realidade virtual.
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