Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Patrimônio

17 Abril 2025 | Renata Vomero

Anexo do Espaço Augusta de Cinema ganha proteção como Área de Preservação Cultural

Enquadramento no APC foi definido pelo Conpresp nesta segunda-feira (14)

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (14), o Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) definiu o enquadramento do Anexo do Espaço Augusta de Cinema - Atual Espaço Petrobrás de Cinema - como Área de Preservação Cultural (APC), isso inclui o também o Café Fellini, que fica no mesmo espaço.  As informações são do G1, Folha de S. Paulo e Estadão.

Publicidade fechar X

Com a determinação, o espaço agora fica protegido de qualquer ameaça imobiliária para que se torne algum outro tipo de empreendimento. No entanto, como destacou a coluna de Mônica Bergamo, a proteção não proíbe a demolição do prédio, desde que seja para o mesmo uso atual - cinema e café. Essa é a mesma proteção da qual se enquadra, há dez anos, o Reag Belas Artes. Trata-se, portanto, de uma espécie de “tombamento por uso” e não arquitetônico.

A decisão é uma grande vitória para o espaço, que vem sendo ameaçado de demolição em um imbróglio que se estende há dois anos. Em 2023, foi feito o pedido de proteção como APC, no entanto, o próprio Conpresp chegou a autorizar a demolição do espaço para um empreendimento imobiliário, voltando atrás após pressão da sociedade civil. 

Em janeiro deste ano, o espaço ganhou patrocínio da Petrobras, após perder o apoio oferecido pelo Itaú Unibanco. Contando os dois prédios, são cinco salas que somam mais de 700 lugares, incluindo também bombonière, café e livraria. O Espaço Petrobras de Cinema é um dos cinemas mais tradicionais de São Paulo, em operação desde os anos 1990 sob o comando do exibidor Adhemar Oliveira. 

Compartilhe:

  • 1 medalha