Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

20 Janeiro 2025 | Renata Vomero

Antigo Espaço Augusta de Cinema ganha patrocínio da Petrobras e será Espaço Petrobras de Cinema

Nova fase do espaço será oficializada em 21 de janeiro em cerimônia especial

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Petrobras é a nova patrocinadora do Espaço Augusta de Cinema, um dos mais tradicionais cinemas de rua de São Paulo. Instalado há mais de três décadas na famosa Rua Augusta, região central da cidade, o complexo receberá o nome de Espaço Petrobras de Cinema. Oficialização será em 21 de janeiro, em cerimônia para convidados e imprensa.

Publicidade fechar X

O local, que há poucos meses perdeu o patrocínio do Itaú Unibanco, possui cinco salas de cinema, com capacidade total para 750 lugares, um café, bomboniere e livraria. Isso inclui também o Anexo, localizado do outro lado da rua e que recentemente teve seu espaço ameaçado de demolição.

Para a presidente da companhia, Magda Chambriard, essa iniciativa da Petrobras é muito significativa para a cidade de São Paulo e para a cultura nacional. “Patrocinar e dar nome a esse importante Espaço, considerado um ícone da cultura brasileira, é uma forma de celebrar e promover o cinema em nosso país. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando a pluralidade de manifestações culturais que fazem nosso país ser tão único”, afirmou.

O espaço foi inaugurado na década de 90 por um dos maiores nomes do setor de exibição do Brasil, Adhemar Oliveira, que seguirá como diretor de programação do cinema. “Contar com o patrocínio da Petrobras neste momento delicado de retorno do público às salas de cinema, após dois anos de pandemia, é fundamental para darmos continuidade ao projeto de exibição e de democratização das telas, que propomos desde o início da nossa trajetória”, comemorou Oliveira, que também comanda o Cine Sala, em São Paulo, Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, e Cinema Glauber Rocha, em Salvador.

Magda lembra que a Petrobras foi referência na indústria cinematográfica brasileira durante anos. A companhia patrocinou muitos filmes que se tornaram importantes na cinegrafia do país. “Carlota Joaquina” foi o primeiro longa patrocinado pela Petrobras, em 1995, e se tornou um marco na retomada do cinema nacional. “Queremos fortalecer cada vez mais o cinema brasileiro, por meio da produção e distribuição, e ainda patrocinando centros culturais e espaços para exibição de filmes", destacou Chambriard.

14 milhões de espectadores

Desde sua criação, o Espaço aposta na exibição de cinematografias independentes do mundo todo investindo na formação de público e da cinefilia paulistana. Ao longo de mais de 30 anos, foram contabilizados 14 milhões de espectadores, incluindo o público de pré-estreias e dos projetos Escola no Cinema e Clube do Professor. Hoje, o local é ponto de referência de cinéfilos e vitrine para o audiovisual brasileiro.

A programação do Espaço Petrobras de Cinema contará com filmes alternativos e comerciais, muito cinema nacional e internacional, festivais, pré-estreias e produções premiadas.

Compartilhe:

  • 0 medalha