Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cine-semana

05 Dezembro 2024 | Redação

Remake de "O Conde de Monte Cristo" e animação de "O Senhor dos Anéis" são destaques em semana com 13 lançamentos

Quatro produções nacionais também fazem suas estreias nas salas escuras

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Dezembro chega cheio de novidades para os cinéfilos de plantão e o primeiro final de semana do último mês do ano terá nada mais e nada menos do que 13 lançamentos. Além de quatro estreias de filmes nacionais, as produções que atraem maior expectativa são O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Warner), uma animação em formato de anime que se passa 183 anos antes dos eventos da famosa trilogia, e O Conde de Monte Cristo (Paris Filmes), um remake do clássico que chegou a figurar na lista dos pré-selecionados para representar a França no Oscar 2025.

Publicidade fechar X

O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim chega aos cinemas para dar sequência à franquia que foi um absoluto fenômeno de bilheteria no início dos anos 2000, mas agora em forma de animação e comandada pelo aclamado diretor de anime Kenji Kamiyama.

A nova trama conta o destino da Casa de Helm Martelo de Pedra, o lendário Rei de Rohan. Um ataque repentino de Wulf, um astuto e implacável senhor Dunlending que busca vingança pela morte de seu pai, força Helm e seu povo a fazer uma ousada última resistência na antiga fortaleza do Hornburg — uma poderosa fortaleza que mais tarde será conhecida como a Fortaleza de Helm. Encontrando-se em uma situação cada vez mais desesperadora, Hera, a filha de Helm, deve reunir a vontade para liderar a resistência contra um inimigo mortal determinado a sua completa destruição.

O Conde de Monte Cristo, por sua vez, já pôde ser assistido entre os dias 7 e 20 de novembro durante o Festival Varilux de Cinema Francês e na nova adaptação do clássico romance de Alexandre Dumas, o jovem Edmond Dantès é vítima de uma conspiração e acaba sendo preso no dia de seu casamento por um crime que não cometeu. Após quatorze anos de detenção no castelo de If, ele consegue escapar. Depois de se tornar imensamente rico, retorna sob a identidade do conde de Monte Cristo para se vingar dos três homens que o traíram.

Sting - Aranha Assassina (Diamond) é um terror que chega aos cinemas amparado pelo bom desempenho recente dos filmes do gênero e, na história, Charlotte, de 12 anos, encontra uma pequena aranha em seu prédio e decide criá-la como animal de estimação. O que começa como uma simples aventura se transforma em pesadelo quando a aranha cresce em um ritmo monstruoso e desenvolve um apetite insaciável por carne humana. Os animais de estimação do prédio e os moradores começam a desaparecer. Em pouco tempo, a família de Charlotte e seus excêntricos vizinhos percebem que estão presos e sendo caçados por um aracnídeo gigante e voraz.

A última produção hollywoodiana a entrar em cartaz esta semana, além das duas já citadas, é Calígula: O Corte Final. A produção chega aos cinemas 43 anos após o lançamento do épico histórico de 1979 e, no novo filme, o produtor e restaurador Thomas Negovan reuniu cenas inéditas que foram filmadas em 1976.

Assombrado pelo assassinato de sua família, o jovem e desconfiado Calígula (Malcolm McDowell) toma o trono do decadente Império Romano ao eliminar seu avô adotivo (Peter O Toole), mergulhando em um ciclo de corrupção, violência e insanidade. A nova montagem é um tratado sobre os efeitos devastadores do poder e restaura, com fidelidade, as intensas performances de McDowell e de Helen Mirren, que vive a sedutora Cesônia, acompanhadas por cenários exuberantes criados pelo vencedor de dois Oscars, Danilo Donati.

Passando pelo Japão antes de chegar à Europa, a Sony lança a animação Solo Leveling: Segundo Despertar, em uma trama que acompanha a jornada do guerreiro Jin-woo, um jovem caçador que, após sobreviver a uma masmorra dupla, descobre habilidades extraordinárias.

Além de O Conde de Monte Cristo, a Europa também nos brinda com outras três produções. O drama alemão Dying - A Última Sinfonia (Imovision) mostra a história de Lissy, uma mulher que cuida silenciosamente de seu marido doente, Gerd, enquanto lida com sua própria doença terminal. Enquanto o filho de Lissy, Tom, é um maestro que lida com a responsabilidade de ser uma espécie de "pai substituto", sua irmã Ellen é uma mulher que se envolve com um homem casado, enquanto ambos compartilham o vício pelo álcool. Quando a morte finalmente chega, os membros da família se reúnem mais uma vez, confrontando o passado e o presente.

A Rússia, por sua vez, apresenta Chapeuzinho Vermelho - Herança de Família (Cinecolor) em uma história em que, para salvar sua cidade dos lobos, Chapeuzinho Vermelho precisa desvendar o mistério do desaparecimento de seu pai, Wolfboy, enfrentando seus medos de encontrar seu destino. Já o Reino Unido traz o drama O Intruso (Imovision) e a história que passa em Londres mostra um refugiado que aparece nu dentro de uma mala na margem do rio Tâmisa. O enigmático visitante se apresenta a uma família burguesa de classe alta, onde é convidado a morar como funcionário. Ele passa a seduzir cada membro da família em uma série de encontros sexuais explícitos, virando o mundo deles de cabeça para baixo, permitindo que se redefinam de maneiras radicais.

Antes de chegar ao Brasil, uma parada no Uruguai com o documentário Os Sonhos de Pepe (Pandora Filmes). A produção mostra a preocupação do ex-presidente e ex-senador do Uruguai, José Alberto "Pepe" Mujica Cordano, em relação ao colapso climático que acomete o planeta e também sua resistência a um modelo depredador de desenvolvimento e consumo.

Finalmente chegando às produções nacionais, Inexplicável (Clube Filmes/Cinecolor) chega com expectativas de complementar o excelente momento que o cinema brasileiro vive. Em entrevista recente ao Portal Exibidor, o protagonista Eriberto Leão afirmou que a produção é "mais do que um filme de fé" e "foge do clichê religioso". A história é baseada no livro "O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação", de Phelipe Caldas, e mostra a luta de Gabriel Paredes, um garoto apaixonado por futebol e que aos 8 anos foi diagnosticado com uma doença gravíssima. Diante da situação, os pais do menino, Yanna (Letícia Spiller) e Marcus (Eriberto Leão), precisam encontrar forças e ter muita fé para encarar as complicações da doença.

Salão de Baile: This is Ballroom (Retrato Filmes) é um documentário que mergulha no universo efervescente da cena fluminense do ballroom, movimento protagonizado por pessoas pretas e LGBTQIAPN+. O filme mostra uma comunidade de jovens em busca do resgate dessa cultura e, em entrevista aos Portal Exibidor, as diretoras Juro e Vitã afirmaram que o documentário reforça o senso de coletividade presente nesta cultura e também resgata a autoestima dessas pessoas através da celebração.

As últimas estreias são Mais (Kolbe Arte), um documentário que entrelaça as músicas compostas por Ziza Fernandes em seu primeiro álbum com momentos marcantes de sua história, e Porto de Origem (Cinemark), outro documentário que mostra acontecimentos acerca da história do Porto de Salvador.

Compartilhe:

  • 0 medalha