Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mais lidas do mês

01 Julho 2024 | Redação

"Divertida Mente 2", cobertura do Show de Inverno e entrevistas exclusivas marcaram o mês de junho no Portal Exibidor

Período contou com recordes de bilheteria e grandes eventos do mercado audiovisual brasileiro

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Parece difícil acreditar, mas já estamos no segundo semestre de 2024! Isso quer dizer que o mês de junho chegou ao fim e, como já esperado pelos leitores do Portal Exibidor, trazemos as notícias que mais chamaram a atenção dos nossos leitores no último mês. Entre as matérias, se destacam recordes de bilheteria, promoções que buscam aproximar público e exibidores e, principalmente, novidades do mercado trazidas em grandes eventos do audiovisual brasileiro, além das percepções de grandes nomes do mercado.



Para começar a nossa conversa, vale destacar que o grande destaque de junho foi Divertida Mente 2 (Disney). Após fazer sua abertura no Brasil no último dia 20, o filme acumulou uma série de marcas importantes: 2ª maior abertura da história dos cinemas brasileiros; maior bilheteria global de 2024; maior bilheteria de uma animação em seu segundo final de semana na América do Norte; 7º filme na história a faturar pelo menos US$ 100 milhões em seu segundo final de semana na América do Norte, também na terra do Tio Sam, a maior abertura desde Barbie (Warner), entre outros.

O mês também chamou a atenção de nossos leitores pela nossa cobertura in loco da 15ª edição do Show de Inverno, em Campos do Jordão, além do anúncio de uma nova tendência de mercado anunciada em primeira mão ao Portal Exibidor: Barco e Santa Clara fecharam uma parceria para o aluguel de projetores!

Por fim, despertarem a curiosidade de nossos leitores uma entrevista exclusiva com Glaucia Camargos, um dos grandes nomes que atuam na produção cinematográfica do Brasil, e um bate-papo com Sueli Tanaca, profissional com uma experiência de mais de 20 anos de mercado e 400 filmes lançados que assumiu o cargo de Diretora Comercial na O2 Play.

Confira as dez notícias mais lidas do mês de junho:

1 - "Divertida Mente 2" se torna a segunda maior abertura da história do Brasil e alcança maior bilheteria global de 2024

A ansiedade estava alta, o tédio passou longe das salas de cinema do Brasil, muitas produções certamente ficaram com inveja e Divertida Mente 2 (Disney) não teve vergonha nenhuma ao chegar dominando as salas escuras de todo o país. A nova animação da Pixar cumpriu - e até superou - as expectativas e, com uma estreia explosiva, se tornou a segunda maior abertura da história dos cinemas brasileiros ao levar 4,5 milhões de espectadores para a frente das telonas, ficando atrás apenas de Vingadores: Ultimato (2019), que vendeu 5,5 milhões de ingressos na época.

2 - Nova promoção da rede UCI oferece ingressos por R$ 12 de segunda a quinta-feira

Buscando estreitar cada vez mais a relação com seu público, a rede UCI reduziu o preço dos ingressos das salas convencionais para apenas R$ 12 entre 3 e 19 de junho. A UCI Mega Promo, como foi nomeada, também contou com combo de uma pipoca média mais dois refrigerantes de 500 ml por R$ 30.

3 - "Bad Boys" faz abertura explosiva e lidera bilheterias em todos os cenários

Um clássico é um clássico e Bad Boys: Até O Fim (Sony) mostrou toda a sua força em seu final de semana de estreia. Sem encontrar concorrentes a altura, o filme protagonizado por Will Smith e Martin Lawrence fez bonito em sua abertura e liderou, com certa folga, as bilheterias em todos os cenários. Em sua volta às telonas após o polêmico tapa em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar, Will Smith conseguiu levar seu novo filme para um primeiro final de semana com renda global acima de US$ 100 milhões.

4 - Show de Inverno encerra sua 15ª edição com otimismo e diversidade de conteúdos

No dia 6 de junho, foi encerrada a 15ª edição do Show de Inverno, que contou com mais de 15 players do mercado brasileiro mostrando seus conteúdos para os mais de 500 visitantes do evento. O último dia foi marcado pela diversidade de conteúdos e players, o público teve acesso às apostas que devem movimentar os cinemas nos próximos meses e alavancar a indústria, passando por filmes nacionais populares e independentes, bem como para internacionais cults, de fora do eixo de Hollywood e, claro, os blockbusters.

5 - "Divertida Mente 2" abre líder, alcança importantes marcas e se torna a maior estreia global do ano

Enquanto no Brasil a ansiedade seguia alta pelo lançamento de Divertida Mente 2 (Disney), que entrou em cartaz no dia 20 de junho, a animação abriu em diversos países e obteve números impressionantes, superando as expectativas do mercado. No cenário global, o filme fez quase US$ 300 milhões, mesmo sem estrear em diversos importantes territórios.

6 - Primeiro dia do Show de Inverno traz números da indústria, cinema nacional e a tela grande como protagonistas

No dia 5 de junho, foi dada a largada para a 15ª edição do Show de Inverno e o primeiro dia foi marcado pela tradicional apresentação dos números da indústria, para entendermos o panorama atual do mercado. Os indicativos, inclusive, mostraram a importância do cinema nacional neste ano, que também ficou evidente nas apresentações dos players nacionais, focados em sustentar bons públicos para os brasileiros durante o ano e elevar o market share nacional. Claro que as majors não ficaram de lado e trouxeram line-ups variados, que vão de franquias até originais para satisfazer o apetite dos mais diversificados públicos e garantir ainda melhores números para o ano que vem.

7 - Barco e Santa Clara fecham parceria para aluguel de projetores

Dois grandes players do mercado cinematográfico brasileiro, Barco e Santa Clara Poltronas fecharam uma parceria para um novo programa de aluguel de projetores para os cinemas do Brasil, com a primeira empresa sendo responsável pelo fornecimento do equipamento, enquanto a segunda é responsável pelo financiamento, instalação e manutenção. Economicamente falando, o aluguel se torna uma opção muito mais viável para exibidores e, sendo assim, as empresas enxergaram uma ótima oportunidade de mercado para preencher uma "lacuna".

8 - Glaucia Camargos defende melhores políticas de estado para indústria audiovisual: "Cinema se faz em longo prazo"

Um dos grandes nomes que atuam na produção cinematográfica do Brasil, Glaucia Camargos é uma das responsáveis por ter levado importantes filmes às telonas e também para as telinhas nas últimas décadas. E nesse momento de uma nova retomada do audiovisual brasileiro, a produtora conversou com o Portal Exibidor e passou seu parecer sobre a atualidade e futuro do setor.

9 - "Deadpool e Wolverine" consegue lançamento simultâneo aos EUA na China

No dia 16 de junho, a Disney e Marvel confirmaram o lançamento de Deadpool & Wolverine na China. Não só o longa ganhou data para estrear no país, como chegará aos cinemas da região junto à estreia nos EUA em outros mercados internacionais, no caso, no dia 26 de julho.

10 - Veterana da indústria, Sueli Tanaca assume direção comercial da O2 Play

Conhecida e querida na indústria, Sueli Tanaca oficializou durante o Show de Inverno deste ano a sua nova posição na O2 Play. Ela agora assume o cargo de Diretora Comercial na distribuidora, sendo responsável por fomentar os lançamentos nos cinemas e ampliar a capilaridade da empresa.

Compartilhe:

  • 0 medalha