01 Maio 2024 | Redação
CinemaCon, lançamentos, gênero e campanhas de marketing movimentam o mês de abril
As dez mais lidas do mês de abril no Portal Exibidor
Compartilhe:
O mês de abril foi bastante movimentado e deu o que falar. O Portal Exibidor noticiou alguns dos mais importantes acontecimentos do período, alimentando o mercado com as novidades e tendências do momento.
Publicidade fechar X
A começar pela CinemaCon, que contou com a maior delegação brasileira no evento em anos, e que trouxe grandes novidades tecnológicas e acalmou o coração dos profissionais da indústria, angustiados após das greves de Hollywood. Essa movimentação também se refletiu na quantidade de eventos para exibidores e campanhas apresentadas durante o mês.
Godzilla e Kong e Guerra Civil, definitivamente foram as estreias que mais levaram público aos cinemas no mês e dominaram as conversas sobre cinema, que também contou com boa análise do Portal Exibidor sobre a presença das mulheres diretoras nos sucessos do cinema nacional.
Confira as mais lidas de abril:
CinemaCon 2024 apresenta sua programação completa; confira
Faltando menos de uma semana para o início da maior convenção do mercado de cinema do mundo, a programação completa da CinemaCon 2024 para seus quatro dias de evento já estava definida. Entre 8 e 11 de abril, os profissionais da indústria do mundo todo estiveram reunidos em Las Vegas para conferir painéis, debates e até grandes lançamentos que entrarão no circuito comercial nos próximos meses.
No início do mês entrou em cartaz "Uma Família Feliz", longa nacional que traz Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini em uma mescla de suspense com drama e terror. O Portal Exibidor conversou com o diretor José Eduardo Belmonte e com os produtores Juliana Funaro ( e René Sampaio, da Barry Company, que falaram sobre o lançamento e também sobre o futuro da empresa.
“Guerra Civil" entrou em cartaz no Brasil e as expectativas do público criaram uma forte hype em torno de seu lançamento. A Diamond Films Brasil, entretanto, entende que é possível potencializar - e muito - o alcance dessa produção, investindo em novas técnicas de mídia digital. O Portal Exibidor esteve na cabine para donos de cinema e programadores que apresentou o filme e sua detalhada campanha.
A CinemaCon abriu sua programação com uma agenda voltada para discutir o mercado internacional, chamado de International Day. A discussão, que reuniu executivos da área de exibição e também executivos dos estúdios, girou em torno de estratégias para reaproximar o público das salas escuras, atendendo suas novas demandas.
Líder outra vez, novo “Godzilla e Kong” mantém seu império de arrecadação em todos os cenários
Quando se trata do topo da cadeia alimentar, fica difícil disputar com Godzilla e King Kong. E, pelo menos por enquanto, também está complicado para os concorrentes deles nos cinemas, visto que "Godzilla e Kong: O Novo Império" (Warner) se manteve como o filme mais visto do final de semana em todas as bilheterias. No ranking global, "O Menino e a Garça" (Sato Company) também voltou a se destacar após incrível arrecadação na China.
Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? Para os exibidores de todo o mundo trouxe uma estreia explosiva do filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" (Warner). Liderando em todos os cenários possíveis, o filme alcançou uma série de feitos notáveis em seu final de semana de estreia. No Brasil, a produção fez a maior abertura do ano, mas o cinema nacional também se destacou ao colocar três filmes entre os mais assistidos.
Pouca coisa se alterou em relação às bilheterias na última semana. "Godzilla e Kong: O Novo Império" (Warner) manteve seu reinado nas bilheterias global e do Brasil, já a abertura de "Guerra Civil" (Diamond) ficou no topo na América do Norte. Vale destacar que a Warner se tornou o primeiro estúdio a superar US$ 1 bilhão em bilheterias internacionais no ano de 2024 graças, sobretudo, a "Godzilla e Kong" e "Duna: Parte Dois".
Apesar de estarem conquistando cada vez mais espaço dentro da indústria cinematográfica, um levantamento feito pelo Portal Exibidor mostra que as mulheres ainda são sub-representadas. Analisando os 20 filmes nacionais de maior público e renda em cada um dos anos, de 2019 a 2023, apenas 20,9% de quem dirigiu os filmes eram mulheres. Confira a análise e entrevistas com Barbara Sturm, Susana Garcia, Juliana Funaro e Veronica Debom.
H2O Films apresenta novas profissionais do time e detalhes de “Aumenta Que É Rock’n’Roll”
Em meados de abril foi realizado evento da H2O Films para apresentar os detalhes de seu próximo lançamento, o filme "Aumenta Que É Rock'n'Roll", que estreia em 25 de abril nos cinemas. Também foram anunciadas grandes novidades, como novos nomes do time da distribuidora.
Estrelado pelo nosso Wagner Moura, que protagoniza a história ao lado das brilhantes Kirsten Dunst e Cailee Spaeny, "Guerra Civil" (Diamond Films) entrou em cartaz entregando tudo o que esperávamos. Com 262 mil ingressos vendidos, o filme se tornou a maior estreia de uma produção original da A24 no Brasil, além de ser o maior lançamento da Diamond Films desde o final de 2022. O Brasil, por sua vez, teve público total inferior de 1 milhão de espectadores.
Compartilhe:
- 0 medalha