Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cine-semana

04 Abril 2024 | Redação

Produções brasileiras dominam estreias na cine-semana

Com quatro filmes brasileiros, além da nova aposta de terror da Disney, cine-semana chega recheada de opções

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A principal aposta dos exibidores para a nova cine-semana é o novo filme de terror da Disney, produzido pela 20th Century Studios, A Primeira Profecia. Mas, quem domina as estreias da semana é o cinema nacional. Do total de oito lançamentos, quatro são filmes brasileiros, e o momento não poderia ser melhor. Depois de um período de baixa no pós-pandemia, produções nacionais navegam de vento em popa nas salas de cinema. Nesse cenário, Uma Família Feliz (Pandora Filmes), Domingo à Noite (O2 Play), A Matéria Noturna (Olhar Distribuição), e Licença Para Enlouquecer (Pipa Distribuidora) desembarcam nas telonas para consolidar ainda mais essa retomada.

Publicidade fechar X

Uma Família Feliz reúne Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini em um filme que mescla terror, drama e suspense. Na história Eva acabou de dar a luz ao seu terceiro filho e se depara com a angústia de uma depressão pós-parto em meio a uma vida burguesa supostamente perfeita. O ar tranquilo de sua família feliz acaba sendo invadido por acontecimentos estranhos quando suas filhas gêmeas aparecem machucadas. Eva é acusada e retaliada pela comunidade e, isolada e questionada por seu próprio marido, precisa superar sua fragilidade para provar sua inocência e reestruturar sua família.

Em uma entrevista exclusiva para o Portal Exibidor, o diretor Belmonte destacou que gosta de misturar gêneros em seus filmes e, que apesar do suspense predominar na nova produção, o terror se faz presente através de um terror psicológico "que acontece dentro da cabeça". Além disso, o diretor também falou que as expectativas estão altas para o lançamento, tendo em vista que o market share do cinema nacional subiu de menos de 5% no ano passado para mais de 30% em 2024.

"O público está finalmente voltando para o cinema nacional. Foi o que mais demorou depois da pandemia a recuperar, mas agora está voltando e as pessoas estão voltando para o cinema também, não só para o cinema nacional", disse.

Domingo à Noite também chega aos cinemas com um elenco de peso que conta com Marieta Severo, Zé Carlos Machado e Natália Lage. Na trama, Margot, uma mulher de 75 anos e uma das maiores atrizes do Brasil, é casada por mais de 50 anos com Antônio, um escritor premiado que sofre Mal de Alzheimer avançado. Enquanto luta para manter a independência do casal, ele descobre que também tem a doença e enfrenta grandes dificuldades internas para finalizar seu último filme. Diante da situação, ela precisará se reconectar com os filhos para manter a independência e poder morrer em paz.

O Portal Exibidor teve a oportunidade de assistir o filme em uma cabine de imprensa e também participar de uma entrevista coletiva com parte do elenco. Em uma produção que destaca a importância da memória - em todos os seus sentidos -, Marieta Severo falou sobre a abordagem do longa sobre a questão da identidade e construção de uma memória coletiva que reverbere em todas as pessoas.

"Eu tinha na mão a oportunidade de falar de uma coisa muito importante. Estou com 77 anos, então é claro que essa sombra de perder a memória começa a ficar muito presente e você começa a ver que sua vida é o que você viveu e te leva para o que você tem a viver. A memória é fundamental, não só pessoalmente, mas também a memória do país e o que ela nos ensina e nos faz não querer de novo uma ditadura. Eu tenho a memória dela [ditadura] e é importante conhecer essa memória. Falar disso é fundamental e muito importante. Esse roteiro também me deu um senso de que precisava falar disso e fazer isso", destacou a atriz.

A Matéria Noturna, por sua vez, é um drama que mostra a história de Jaiane, uma mulher negra de 30 anos que é motorista de aplicativo e canta em uma roda de samba. A protagonista acaba conhecendo Aissa, um marinheiro moçambicano que, devido a um problema técnico em seu navio, permanece no Brasil por alguns dias e, a partir daí, nasce uma paixão avassaladora. Mas, se essa paixão por si, pode não ser suficiente para pôr fim à deriva de ambos, ela pode ao menos devolver a eles a sensação de estarem vivos.

Encerrando a sequência de estreias de filmes nacionais, Licença Para Enlouquecer é uma comédia protagonizada por Mônica Carvalho, Danielle Winits, Michele Muniz e Henri Castelli acompanha a história de Sara, Lia e Leia, três melhores amigas que têm seus sonhos interrompidos quando uma grave pandemia é decretada e, a partir daí, a história se desenvolve envolta em romances e muitas gargalhadas para o público.

Atravessando as fronteiras, a principal aposta dos exibidores chega direto de Hollywood. A Primeira Profecia, que conta com a atriz brasileira Sonia Braga no elenco, traz uma história que se passa quando uma jovem americana é enviada a Roma para começar uma vida de serviço à igreja e se depara com uma escuridão que a faz questionar sua própria fé. No decorrer da trama, a jovem ainda acaba desvendando uma conspiração aterrorizante que deseja provocar o nascimento do mal encarnado. Prova das expectativas em torno do sucesso do filme é que a Disney pretende alcançar um público de até um milhão de espectadores no Brasil.

No dia 27 de março o Portal Exibidor assistiu o filme em uma cabine exclusiva para donos de cinema e programadores. A produção é um prequel de A Profecia, lançado em 1976, e que conta a história do anticristo encarnado em um menino chamado Damien. Na ocasião, com um modesto orçamento de US$ 2,8 milhões, o filme arrecadou US$ 60,9 milhões somente nos Estados Unidos. Essa nova história é sobre acontecimentos que levaram ao nascimento do garoto Damien.

Durante o evento de exibição, o gerente de distribuição da Disney no Brasil, Thiago Pelli, afirmou que foram realizadas ações que geraram mais de 266 milhões de impactos, entre ações digitais, publicidade put of home e também inserção em programas de grande audiência, como o Big Brother Brasil.

"Vamos fazer o filme acontecer, está em uma boa data, e temos certeza que o público vai reconhecer o filme. Nossa expectativa com A Primeira Profecia é que performe entre 700 mil e um milhão de admissions", destacou.

Baseado em uma incrível história real, Uma Prova de Coragem (Diamond) é um filme que vem performando bem na América do Norte e chega hoje aos cinemas brasileiros. A trama acompanha a jornada de superação de Michael Light, um corredor determinado a vencer o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. A competição na República Dominicana é sua última chance de conquistar o título de campeão do esporte de resistência mais difícil do mundo. Ao lado da sua equipe e de um cachorro de rua, Michael enfrenta centenas de quilômetros na selva, atravessando rios, montanhas e alguns dos cenários mais desafiadores do mundo. Será que ao final de sua jornada seu objetivo será atingido?

Até o Cair da Noite (Imovision) é um drama que acompanha a história de Robert, um investigador que finge ser namorado de Leni para ganhar a confiança de um traficante. A polícia espera que os laços do investigador com o criminoso os ajudem a se infiltrar na quadrilha, mas, enquanto essa parte do plano funciona relativamente bem, o relacionamento falso é difícil desde o início. Leni é uma mulher trans e Robert já foi apaixonado por ela antes da transição. Ironicamente, é Victor, o traficante de drogas, que fará Robert confrontar os dilemas de seus sentimentos. Um dos destaques da produção é Thea Ehre, uma atriz trans que já participou das premiadas séries The Island e O Cafetão (Prime Vídeo).

Por fim, Por Trás da Verdade (A2 Filmes) é um suspense estrelado por Hillary Swank, vencedora de dois Oscars. A trama conta a história de uma jornalista chamada Marissa Bennings, que, depois de ter um de seus filhos assassinado, decide se unir à namorada do rapaz para encontrar os responsáveis pelo crime. Aos poucos, elas vão encontrando pistas que ligam o jovem a um mundo de drogas, corrupção e segredos que colocarão as vidas delas também em risco.

Compartilhe:

  • 0 medalha