08 Janeiro 2024 | Yuri Codogno
Com cinco prêmios, "Oppenheimer" é o grande vencedor do Globo de Ouro 2024
81ª edição da cerimônia foi bastante homogênea e premiou apenas sete filmes
Compartilhe:
Responsável por abrir a temporada de premiações em 2024, a 81ª cerimônia do Globo de Ouro ocorreu ontem (7) e premiou sete filmes, com destaque para Oppenheimer (Universal), que venceu em cinco categorias, incluindo Melhor Filme de Drama. As informações são dos portais BBC, Deadline, Variety e Hollywood Reporter.
Publicidade fechar X
Em sua edição de 2024, o Globo de Ouro foi transmitido pela CBS - novo lar do evento, após ter encerrado o contrato com a NBC que vigorava desde 1996 - e apresentado pelo humorista Jo Koy, escolhido apenas dez dias antes do evento. Antes, havia uma grande dificuldade para contratar alguém para o cargo.
Após a cerimônia passar por um forte boicote ano retrasado - graças a diversos problemas que vieram à tona, como votos em troca de presentes e a falta de mulheres e de pessoas não-brancas - e uma tentativa de reconstrução na edição do ano passado, o Globo de Ouro passou por uma reestruturação radical.
Além disso, o Globo de Ouro ampliou e diversificou o grupo de votantes para sua atual edição, de modo que 215 jornalistas internacionais se juntaram à equipe de 95 membros oficiais da associação responsáveis por definir os melhores filmes e séries para a premiação. Segundo a própria organização, a composição étnica ficou em brancos (42%), latinos (25%), asiáticos (14%), negros (10%) e pessoas das diferentes etnias do Oriente Médio (9%).
Em relação à premiação, Oppenheimer (Universal) venceu em cinco categorias, se consagrando o grande campeão da noite. Além de Melhor Filme de Drama, levou Melhor Ator em Drama (Cillian Murphy), Melhor Diretor (Christopher Nolan), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.) e Melhor Trilha Sonora.
Quem levou como Melhor Filme de Comédia ou Musical foi Pobres Criaturas (Disney), que também teve Emma Stone eleita Melhor Atriz. Também na categoria de atuação feminina, mas para drama, a vencedora foi Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores (Paramount), sendo a primeira atriz indígena a ser premiada no Globo de Ouro.
Seguido de Oppenheimer como filme com mais prêmios, são quatro longas que levaram em duas categorias: Pobres Criaturas, Os Rejeitados (Universal), Anatomia de uma Queda (Diamond Films) e Barbie (Warner). Com um prêmio, ficaram Assassinos da Lua das Flores e O Menino e a Garça (Sato Company).
Apesar de ter levado como Maior Bilheteria e Melhor Canção Original, Barbie desponta como a maior decepção da edição, visto que havia sido indicado em nove categorias - sendo favorito para algumas, como Melhor Roteiro e Melhor Filme de Comédia ou Musical.
Em relação às distribuidoras, uma pequena surpresa em relação ao último ano: nenhum filme vencedor foi distribuído originalmente (nem no Brasil e nem fora) pelas plataformas de streaming. Desta forma, a Universal (7) foi a maior vencedora, seguida por Disney (2), Diamond Films (2), Warner (2), Paramount (1) e Sato Company (1).
Com o baixo número de filmes vencedores, muitos longas indicados foram totalmente esquecidos e não levaram nenhum prêmio, sendo eles: Maestro, Vidas Passadas, Zona de Interesse, American Fiction, Segredos de um Escândalo, Air: A História por Trás do Logo, Rustin, Todos Nós Desconhecidos, Saltburn, Nyad, Priscilla, O Homem dos Sonhos, Wonka, Beau tem Medo, A Cor Púrpura, Que Horas Eu Te Pego?, Folhas de Outono, Io Capitano, A Sociedade da Neve, Elementos, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Super Mario Bros, Suzume, Wish e She Came to Me.
Nas séries, foram apenas cinco produções premiadas, com grande destaque para a derradeira temporada de Succession (HBO Max) e para a segunda parte de O Urso (Star+), que venceram ambos os prêmios de melhor série e levaram em todas as categorias de protagonistas na atuação.
Confira a lista completa dos filmes vencedores:
- - Melhor Filme de Drama: Oppenheimer (Universal)
- - Melhor Atriz em Filme de Drama: Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores (Paramount)
- - Melhor Ator em Filme de Drama: Cillian Murphy, por Oppenheimer
- - Melhor Filme de Comédia ou Musical: Pobres Criaturas (Disney)
- - Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical: Emma Stone, por Pobres Criaturas
- - Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical: Paul Giamatti, por Os Rejeitados
- - Melhor Animação: O Menino e a Garça (Sato Company)
- - Melhor Filme em Língua Estrangeira: Anatomia de uma Queda (Diamond Films)
- - Melhor Atriz Coadjuvante em Filme de Drama, Comédia ou Musical: Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados
- - Melhor Ator Coadjuvante em Filme de Drama, Comédia ou Musical: Robert Downey Jr., por Oppenheimer
- - Melhor Diretor: Christopher Nolan, por Oppenheimer
- - Melhor Roteiro: Justine Triet e Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda
- - Maior Bilheteria: Barbie (Warner)
- - Melhor Trilha Sonora Original: Ludwig Goransson, por Oppenheimer
- - Melhor Canção Original: “What Was I Made For?”, por Billie Eilish O’Connell e Finneas O’Connell, para Barbie
Compartilhe:
- 0 medalha