Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

10 Abril 2023 | Renata Vomero

Globo de Ouro amplia e diversifica grupo de votantes para próxima edição da premiação

215 membros internacionais se juntarão ao corpo de 95 profissionais da imprensa estrangeira de Hollywood

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) anunciou a ampliação do corpo de votantes para a próxima edição do Globo de Ouro, que deve acontecer em 7 de janeiro de 2024. Fora os 95 membros oficiais da associação, 215 jornalistas internacionais integrarão a equipe responsável por definir os melhores filmes e séries deste ano. As informaçõs são da Variety e do The Hollywood Reporter.

Publicidade fechar X

A movimentação vem ao encontro das recentes críticas que a associação recebeu pela falta de diversidade entre seus membros principais, sem contar as denúncias de garantia de votos em trocas de presentes e viagens.

A partir disso, a última edição já contou com mudanças neste sentido, com uma repaginação entre os membros principais da HFPA e a inclusão de mais de 100 jornalistas internacionais na equipe, destes, 87 estarão de volta para a 81ª edição e mais 218 se somarão. Chegando então no número total de 310 votantes.

Este valor adicional conta com representantes de 76 países, incluindo eleitores internacionais de lugares como Costa Rica, Camarões, Cuba, Guatemala, Malásia, Tanzânia, entre outros. A amostragem étnica atual é de 25% de latinos, 14% asiáticos, 10% negros, 9% do Oriente Médio (chegando a 58% do total) e 42% brancos. Somam-se a eles 17% dos jornalistas que se identificam como parte da comunidade LGBTQIA+.  Segundo a associação, a última edição contou com 52% de diversidade étnica.

A seleção foi feita com base em material enviado por tais jornalistas contendo matérias e reportagens publicadas na imprensa oficial de seus respectivos países. A definição de quem integraria esse corpo de eleitores foi tomada por um grupo formado por jornalistas independentes e profissionais do setor de entretenimento.

“Excedemos nossa meta de alcançar 300 eleitores para o 81º Globo de Ouro graças a um extenso esforço de recrutamento global. Estamos entusiasmados com a conquista sem precedentes na construção de um órgão de votação verdadeiramente global, em que  58% se identificam como etnicamente diversos”, disse Helen Hoehne, presidente do HFPA.

Para conquistar tal diversidade, a organização do Globo de Ouro passou por um processo de consultoria que sugeriu a criação de um comitê pela diversidade, que apresentaria uma série de propostas para a melhoria da premiação e, claro, para reabilitar a reputação do prêmio.

Compartilhe:

  • 0 medalha