Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cine-semana

24 Agosto 2023 | Redação Exibidor

"Gran Turismo" e "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, são as grandes estreias da semana

Em semana agitada com oito diferentes longas entrando em cartaz, há três opções para prestigiar o cinema nacional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Em uma semana bastante movimentada e com grandes estreias, inclusive para o cinema brasileiro, filmes de aventura, ação, terror, suspense, thriller e documentários são opções para curtir nas telonas. Gran Turismo - De Jogador a Corredor (Sony) e Retratos Fantasmas (Vitrine Filmes) são os grandes destaques de um total de oito longas que entram em cartaz.

Publicidade fechar X

Gran Turismo já arrecadou US$ 22,609 milhões após sua estreia na América do Norte e agora chega a vez do Brasil. O longa, que conta com grandes nomes como Orlando Bloom, David Harbour, Djimon Hounsou e Archie Madkwe no elenco conta a história de Jann Mardenborough, um jogador de Gran Turismo que teve a oportunidade de participar do GT Academy, um programa da Nissan com objetivo de transformar os melhores jogadores do simulador em corredores de verdade. Jann não só participou do programa, como se tornou um dos maiores corredores da categoria, tendo uma história de superação e conquistas para contar.

O Portal Exibidor, inclusive, participou do evento que apresentou detalhes do filme e Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony Pictures América Latina destacou que a produção não foi feita apenas para quem gosta do jogo de video-game. "Esse é um filme só para quem gosta do jogo? Não, é uma história real de superação. Estamos posicionando a campanha para quem gosta do jogo, mas também para os fãs de ação, de corridas, dramas, histórias reais e impossíveis. É uma história de riscos, de chegar lá. É para todo mundo", disse na ocasião.

Retratos Fantasmas, por sua vez, é a grande aposta nacional da semana. O documentário marca a volta do cineasta Kleber Mendonça Filho para as telas de cinema após os sucessos O Som ao Redor (2013), Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Retratos Fantasmas mostra como os clássicos palácios do cinema do século 20 no centro de Recife praticamente desapareceram e essa área da cidade se tornou uma espécie de sítio arqueológico que revela aspectos da vida em sociedade que foram perdidos.

A produção passou por uma curadoria de arquivos que Kleber já possuía em sua casa, mas o diretor também buscou documentos que estavam disponíveis na Cinemateca Brasileira, no Centro Técnico Audiovisual e de muitos materiais que originalmente eram retratos ou vídeos familiares, de famílias conhecidas e também desconhecidas de Kleber. Ele falou com exclusividade ao Portal Exibidor sobre a produção e destacou que Retratos Fantasmas "é um filme que fala sobre o próprio ato de ir ao cinema e a história do ato de ir ao cinema". A conversa completa, você pode conferir aqui!

Antes da estreia, em sessões de pré-estreia no Brasil e em Portugal, o documentário foi um sucesso e esgotou todos os ingressos. No último final de semana o filme esteve em 50 cinemas de 25 cidades e também foi o título de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado.

Drácula: A Última Viagem do Demeter (Universal) é uma nova opção de terror uma semana depois da estreia do australiano Fale Comigo (Diamond Films). Em sua primeira semana de exibição no mercado internacional, Drácula fez US$ 12,394 milhões em bilheterias e a trama é baseada em um único capítulo arrepiante do romance clássico de Bram Stoker. O filme conta a terrível história do navio mercante Deméter, que foi fretado para transportar cargas particulares - cinquenta caixotes de madeira sem identificação - de Carpathia a Londres. Durante o percurso, estranhos eventos acontecem à tripulação enquanto tentam sobreviver à viagem oceânica, perseguidos todas as noites por uma presença impiedosa a bordo do navio. Quando o Deméter finalmente chega à costa da Inglaterra, ocorre um naufrágio que não deixa vestígios da tripulação.

Voltando ao cinema nacional, há outras duas estreias. Os Dragões (Lança Filmes) é uma aventura que mostra uma pequena cidade localizada no topo de uma montanha, onde um grupo de adolescentes integra uma turma de teatro que prepara uma peça baseada nos contos de realismo fantástico do jornalista mineiro Murilo Rubião. No entanto, as histórias passam a invadir a cidade e transformar os jovens em criaturas com poderes inusitados e é a partir daí que a trama se desenvolve. Vidas Descartáveis (Bretz Filmes), por sua vez, é um documentário que retrata a realidade do trabalho escravo no Brasil. A obra se debruça, sobretudo, sobre a questão da escravidão moderna em áreas rurais e a exploração de mão de obra imigrante na indústria têxtil de São Paulo.

Muti - Crime e Poder (A2 Filmes) é um suspense policial estrelado por Morgan Freeman e Cole Hauser em que a trama se desenvolve a partir da história do detetive Boyd, que, incapaz de lidar com a morte de sua filha acaba embarcando em uma caça a um serial killer que mata de acordo com um ritual tribal brutal chamado Muti. No desenrolar da história Boyd procura a ajuda de um antropólogo que esconde um segredo terrível e a linha entre a sanidade e a loucura acaba diminuindo à medida que o detetive se aprofunda no mundo do assassino e entende a cultura por trás do ritual.

Ainda um pouco na linha da ação, A Chamada (Paris Filmes) é uma refilmagem do longa espanhol El Desconocido e retrata um dia na vida de um executivo de banco que ao sair de casa para levar os filhos na escola descobre uma bomba embaixo do assento de seu carro e entra em uma corrida frenética que envolve muita ação e suspense.

Por fim, também há opção para os amantes do cinema mais alternativo. Sem Deixar Rastros (Imovision) é um thriller polonês que se passa no próprio país no ano de 1983 e conta uma história baseada em fatos reais. À época, o país é abalado pelo caso de um estudante do ensino médio que é espancado até a morte pela polícia e o filme conta a história da única testemunha do crime que, do dia para a noite, acabou se tornando inimigo número um do regime opressor polônes. Utilizando serviço secreto, milícia, mídia e tribunais, o regime persegue a testemunha que acaba decidindo lutar por justiça e testemunhas contra a polícia.

Compartilhe:

  • 0 medalha