Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mercado

11 Agosto 2023 | Renata Vomero

Sony e Warner reúnem exibidores para apresentar detalhes de "Gran Turismo" e "Besouro Azul"

Evento foi realizado nesta quinta-feira (10), com a Sony comandando as atividades pela manhã e a Warner no período da tarde.

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Esta última quinta-feira (10) foi bastante produtiva para os exibidores, que se reuniram no Cinesystem Morumbi Town para conferir, pela manhã, os detalhes da campanha e filme Gran Turismo: De jogador a corredor, da Sony. Já durante a tarde, os profissionais foram apresentados ao universo de Besouro Azul, da Warner, também com campanha apresentada.

Publicidade fechar X

A começar pela Sony, que abriu os trabalhos, com Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony Pictures América Latina, comandando a apresentação. A executiva fez um recap da produção baseada em uma história real, que chegará aos cinemas em 24 de agosto.

O longa conta a história de Jann Mardenborough, um jogador de Gran Turismo que teve a oportunidade de participar do GT Academy, um programa da Nissan com objetivo de transformar os melhores jogadores do simulador em corredores de verdade.

Jann não só participou do programa, como se tornou um dos maiores corredores da categoria, tendo uma história de superação e conquistas para contar. E é essa a narrativa em que o filme se baseia, ampliando o público desse projeto.

“Esse é um filme só para quem gosta do jogo? Não, é uma história real de superação. Estamos posicionando a campanha para quem gosta do jogo, mas também para os fãs de ação, de corridas, dramas, histórias reais e impossíveis. É uma história de riscos, de chegar lá. É para todo mundo”, contou a executiva.

O próprio elenco, que conta com grandes nomes, como Orlando Bloom, David Harbour, Djimon Hounsou e o próprio protagonista, Archie Madkwe, já evidenciam o potencial comercial do longa. Isso, sem nem mencionar, o consagrado diretor de ação Neill Blomkamp.

A campanha, inclusive, conta com materiais pré-gravados dos atores, que agora estão paralisados por conta da greve. Outro ponto forte que está sendo trabalhado no filme é o valor de produção, com locações reais, como as principais pistas de Dubai, Alemanha e França, garantindo uma imersão mais realista ao universo das corridas.

“O valor de produção deste filme realmente é algo a ser destacado. Os visuais e o som das corridas são algo que torna o filme fundamental para ser visto no cinema, porque potencializa toda essa experiência”, destacou Camila.

Para quem é fã do jogo, lançado em 1997, é importante destacar que a PlayStation acompanhou de perto a produção, sendo o maior envolvimento com um filme de sua propriedade até o momento. A marca também está sendo bastante colaborativa na campanha, garantindo uma boa base de usuários e inserções no console. Esta é a franquia mais vendida até hoje de um produto exclusivo do console da empresa.  Aliás, o Brasil é o nono mercado global do game.  

 

Tendo isto em vista, parte da campanha também está sendo pensada para essa parcela do público, com destaque para uma ação realizada com influenciadores no próprio Autódromo de Interlagos, em que um grupo deles pode acelerar nas famosas curvas do circuito. A ação teve um impacto de 16 milhões.

Um destaque da estratégia é o Screening Program, com parceiros de mídia no Brasil todo, garantindo ações promocionais para sessões especiais, com o intuito de alcançar um forte público e ganhar tração no boca a boca, já que a Sony aposta na qualidade do filme em si.

Outra trend iniciada pela distribuidora visa estimular o público a publicar seu dia a dia com o mote “somos todos corredores”, mostrando a correria que enfrentamos em nossa rotina diária. Outra iniciativa foi realizada com motoristas de aplicativos e transporte público, que devem contar suas histórias.

Em termos de iniciativas offline, se destaca um pitstop real que será feito na Avenida Paulista, em um ponto de ônibus, em que carros de corrida pararão a avenida para passarem pela famosa manutenção. Cinco shoppings do Brasil contarão com uma experiência imersiva do filme, para além da tematização completa desses espaços, a Sony também oferecerá a oportunidade do público jogar no simulador.

A distribuidora também fez uma parceria com a Uber, com inserções no aplicativo quando o usuário for contratar uma corrida. Somando todas as mídias, estima-se um impacto de 178 milhões.

Algumas das marcas parcerias dessa divulgação toda são Nissan, Carrefour, Michelin, Asus, além dos próprios canais da Sony. Todos eles com ações e inserções especiais do filme.

Para os cinemas, haverá materiais disponíveis tanto de adesivagem de pisos, quanto para telas e outros displays. Pensando no dias dos pais, a Sony fará sessões antecipadas do filme a partir de 19 de agosto.

 

Warner e Besouro Azul

Na segunda parte do evento, a Warner apresentou os detalhes da campanha de Besouro Azul, além de exibir o filme aos convidados. O longa, que estreia em 17 de agosto, inaugura uma nova fase da DC Films e tem como um dos pontos altos a boa representatividade latina em tela, com destaque para a estreia de Bruna  Marquezine em Hollywood.

E não é pequeno o papel da atriz no filme, garante Denise Novais, diretora de Marketing da distribuidora e responsável pela apresentação. “Adorei o filme, além de tudo tem a Bruna Marquezine, que está incrível e com grande participação, até maior do que o protagonista, ela está perfeita e maravilhosa”, destacou.

E esse está sendo um ponto central na campanha do filme, que está dando destaque para a atriz nos materiais de divulgação, tanto OOH, quanto em televisão e mídias digitais. Infelizmente, parte da estratégia para o reforço do filme no Brasil foi afetada pela greve dos atores de Hollywood, impedindo que o elenco cumprisse uma extensa agenda aqui no Brasil.

“Contudo a Bruna tem muitos amigos no Brasil e todos eles estão ajudando muito na divulgação, esse sábado a Anitta debutou o pôster, a Priscilla Alcântara postou foto em cartaz no cinema, e a Fernanda Paes Leme falou em nome da Bruna em um evento de fãs, eles estão ajudando muito”, destacou a executiva.

Com tudo isso, fica evidente o quanto o Brasil está sendo um mercado-chave para o filme, com um tracking bastante expressivo no cenário global, representando 28% de awareness sobre o longa. E mais, acompanhando de perto das conversas sobre o título nas redes, a imensa maioria, aqui no Brasil, é falando sobre a participação da Bruna.

“O que nós estamos vendo nas redes sociais é de que é tudo sobre a Bruna, é da DC, de heróis, mas para os brasileiros é um filme da Bruna Marquezine”, declarou Denise, dando a dica para os exibidores focarem nela nas postagens.

Para ajudar neste processo, a Warner preparou vídeos e materiais com maior destaque para a atriz ou até exclusivos só com ela, reforçando sempre o tamanho de sua participação no filme – inclusive na dublagem em português – , até maior do que a de Xolo Maridueña, protagonista.

Dito isto, a observação do time de marketing da Warner é de que os materiais estão funcionando muito bem com o público jovem, embora este seja um filme que tem um apelo bastante atrativo para as famílias, especialmente na América Latina, por representar tão bem nossas particularidades, o que deve gerar forte identificação aqui na região.

Um ponto importante também é o fato deste ser um personagem totalmente novo nos cinemas e que inaugura uma nova fase da DC Films, agora liderada por James Gunn e Peter Safran. Esta é, portanto, uma ótima oportunidade para trabalhar uma nova geração para este universo nos cinemas.

“Estamos com campanha forte nas ruas, também na TV e no digital, com foco grande na Bruna. Estamos inaugurando uma nova era da DC, com um personagem que traz um frescor, latinidade, essa aproximação de ser ‘gente como a gente’, tenho certeza que o brasileiro vai se identificar”, concluiu a diretora de marketing da distribuidora.

Compartilhe:

  • 2 medalha