Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Audiovisual

07 Julho 2023 | Gabryella Garcia

Vitrine Lab promove encontro para discutir oportunidades internacionais para filmes brasileiros

Laboratório trará experiências reais de filmes brasileiros que participaram do Festival de Cannes no mês de maio

Compartilhe:

Divulgação (Foto: )

A quarta edição do Vitrine Lab se encerra na próxima semana, mas ainda dá tempo de se inscrever em um encontro que vai discutir os caminhos possíveis das produções brasileiras no circuito internacional. Esse é o tema do Vitrine Lab Explica, que vai encerrar essa edição do evento e é possível se inscrever para o encontro até o final do domingo (9) neste formulário. A discussão sobre essas oportunidades internacionais vai acontecer no dia 10 de julho às 10h. O Vitrine Lab é um curso livre sobre distribuição audiovisual promovido pela Vitrine Filmes e este encontro será online e aberto ao público, mediante cadastro prévio.

Publicidade fechar X

No encerramento do evento, Silvia Cruz, sócia fundadora da Vitrine Filmes, e as produtoras Clarissa Guarilha e Rafaella Costa vão conversar sobre a trajetória de seus filmes, que foram selecionados para o Festival de Cannes, que aconteceu no mês de maio.

Rafaella e Clarissa são produtoras de Levante (Vitrine Filmes), dirigido por Lillah Halla, e que levou o Prêmio Internacional da Crítica (FIPRESCI) de melhor longa de estreia em mostras paralelas em Cannes. A produção, inclusive, foi o primeiro longa-metragem de Lillah, e as produtoras Rafaella e Clarissa vão falar sobre o processo de levar o filme de uma diretora estreante para participar de Cannes. Já Silvia Cruz irá falar sobre a experiência com Retratos Fantasmas (Vitrines Filmes), terceiro filme de Kleber Mendonça Filho a integrar a seleção oficial de Cannes.

A quarta edição do Vitrine Lab, que está chegando ao seu final, aconteceu durante os meses de junho e julho e contou com 12 encontros, ao vivo e online, com especialistas nas diversas etapas da distribuição audiovisual. Os profissionais compartilharam um pouco de sua experiência e percepções do cenário audiovisual nacional e internacional. Essa edição do projeto foi contemplada no edital de Apoio Formação em Arte e Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural. Desta forma, foi possível conceder 25 bolsas de estudo que priorizaram a seleção de pessoas pertencentes a minorias sociais, como negros, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência. Mães residentes nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos também foram considerados grupos prioritários para a seleção. Além disso, o Projeto Paradiso, organização filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro, também concedeu cinco bolsas adicionais.

Também vale destacar que em 2021 o Vitrine Lab recebeu o prêmio de Distribuição Inovadora, outorgado pelo Göteborg Film Fund e, por conta disso, foi possível criar e implementar o módulo prático, que, nesta edição, permitirá que até três participantes do módulo teórico do curso sejam selecionados para uma imersão de três meses junto às equipes de marketing e programação da Vitrine Filmes. Durante a imersão, que começa após o encerramento das aulas, os selecionados vão participar do processo de lançamento de um título da distribuidora. Felipe Lopes, Diretor Geral da Vitrine Filmes, inclusive comentou sobre a oportunidade em entrevista exclusiva a Exibidor no mês de maio.

"O Vitrine Lab chega à quarta edição confirmando a necessidade de pensarmos formação e capacitação como etapas fundamentais da cadeia do audiovisual. Após aperfeiçoarmos o módulo teórico, com aulas que vão desde políticas públicas e princípios do mercado até assessoria de imprensa e marketing digital, ampliaremos o módulo prático com a seleção de alunos para uma imersão remunerada dentro da Vitrine por três meses", disse.

Também nesta quarta edição, um aluno do Vitrine Lab será selecionado para participar da edição deste ano do São Paulo Industry Academy, programa ligado ao Festival de Locarno que forma jovens profissionais que atuam nas áreas de distribuição, vendas, marketing cinematográfico, exibição e programação. O aluno selecionado para o Industry Academy também passará a integrar a Rede Paradiso de Talentos.

Compartilhe:

  • 0 medalha