Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Educação

05 Maio 2023 | Yuri Codogno

Vitrine Lab abre inscrições para sua 4ª edição

Curso livre, com foco na formação em distribuição audiovisual, terá encontros online durante os meses de junho e julho

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A quarta edição do Vitrine Lab, curso livre de capacitação em distribuição cinematográfica realizado pela Vitrine Filmes, está com inscrições abertas. Serão 12 aulas modulares realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h. As aulas do curso online, que acontecem entre 12 de junho a 7 de julho, também serão gravadas e os alunos matriculados terão acesso ao conteúdo por 48 horas, a partir do dia seguinte à aula.

Publicidade fechar X

A formação é voltada tanto para pessoas que buscam uma carreira executiva no audiovisual, com ou sem experiência em distribuição, como também para profissionais que estejam buscando conhecimentos específicos em áreas correlatas à sua atuação principal, como produtores, diretores, e até mesmo roteiristas. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla até 31 de maio e os preços podem ser consultados no site de vendas ou no do próprio Vitrine Lab.

Com o objetivo de democratizar o acesso, o Vitrine Lab também está disponibilizando 30 bolsas de estudo priorizando a seleção de pessoas pertencentes a minorias sociais, como negros, indígenas, trans e pessoas com deficiência; mães e residentes nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste e com renda igual ou inferior a 2 salários mínimos também são grupos prioritários para a seleção. As inscrições para bolsistas estão abertas desde 24 de abril, pelo site da Vitrine Filmes, e vão até hoje. A divulgação do resultado da seleção ocorrerá até 26 de maio de 2023. 

No total, serão 24 horas de conteúdo exclusivo com discussões que abrangem todas as etapas do trabalho de distribuição de filmes no Brasil, passando por temas como políticas públicas, estratégias de distribuição de impacto, marketing digital e comunicação, além dos aspectos contratuais, modelo de negócios e prestação de contas.

“Acreditamos que um bom diálogo entre produtores e distribuidores é fundamental para o estabelecimento de parcerias criativas que rendam bons frutos a longo prazo. Por conta disso, também temos um enorme interesse em trazer para mais perto toda a cadeia produtiva do audiovisual, em especial pessoas cujo escopo de trabalho transita entre funções executivas e criativas, como diretores e produtores”, comentou Tânia Pinta, gerente de negócios da Vitrine Filmes.

Para a realização desta edição, o Vitrine Lab também conta com outras duas instituições parceiras. Uma delas é o Projeto Paradiso, organização filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro, que vai oferecer cinco bolsas de estudos integrais, além de ajuda de custo de R$ 500 para as pessoas bolsistas selecionadas que tiverem uma frequência mínima de 80% nas aulas ao vivo.

Já a plataforma de streaming Cardume Curtas está oferecendo uma assinatura semestral gratuita para as 30 pessoas bolsistas selecionadas. Além disso, todos os membros do Plano Coral, clube de benefícios da Cardume, terão 15% de desconto nas inscrições do Vitrine Lab.

Para a atual edição do Vitrine Lab, a proposta do módulo prático continua válida, com a possibilidade de uma imersão de três meses às pessoas selecionadas. Todos os participantes terão a oportunidade de se candidatar ao módulo prático e as vagas são para atividades realizadas em regime híbrido ou remoto, portanto, podem ser preenchidas por pessoas de todo o Brasil. A carga horária prevista é de 30 horas semanais.

Desde sua primeira edição, em 2021, o Vitrine Lab já contribuiu para a formação de mais de 200 profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho em diferentes elos da cadeia audiovisual.

 

PROGRAMAÇÃO

7/6 - MasterClass de abertura - “Distribuição de Curtas Metragens no Brasil” no canal do Youtube do Projeto Paradiso com presença de Luciana Damasceno e Daniel Jabber, Cardume Curtas.

12/6 - Políticas Públicas do Audiovisual, com Lia Bahia

14/6 - Princípios do Mercado Cinematográfico, com Felipe Lopes

16/6 - Estratégias de Distribuição de Impacto, com Anna Andrade

19/6 - Processos de Desenvolvimento, Produção e Lançamento: a relação entre distribuidores e produtores, com Letícia Friedrich

21/6 - Aspectos Contratuais, Modelos de Negócio e Viabilidade Econômica na Distribuição, com Tânia Pinta e Amanda Kadobayashi

23/6 - Controladoria e Prestação de Contas, com Rafaela Silva

26/6 - Desenho de Circuito e Parque Exibidor Brasileiro, com Elaine Vegnaduzzi

28/6 - Planejamento de Marketing 1: elaboração de campanha, com Elzie Barbosa

30/6 - Planejamento de Marketing 2: Digital, com Heitor Leal Machado

3/7 - Design no Cinema: identidade visual e elaboração de peças gráficas, com Maiara Sipoli

5/7 - Pós Produção e Montagem: do delivery ao trailer, com Marina Kosa e Eduardo Vasconcelos

7/7 - Assessoria de Imprensa, com Cláudia Belém

Compartilhe:

  • 1 medalha